Dicas para fazer boas fotos do seu cachorro

Às vezes é mais complicado do que parece, e é provável que ele não pare quieto. De qualquer maneira, não se deve forçar a situação, e sim aguardar os momentos em que o cão está mais tranquilo.

Talvez você já tenha ensinado a seu animal alguns “truques” para que ele busque uma bola ou lhe dê a pata, mas não consegue fazer com que ele fique quieto para uma selfie ou para postar o que ele está fazendo nas redes sociais. Por isso, neste texto, vamos lhe contar como você pode tirar boas fotos do seu cachorro. Não perca!

Dicas para tirar boas fotos do seu cachorro

Amamos nossos animais e queremos tirar fotos deles a cada instante: quando vão ao parque, quando fazem “um novo amigo” ou quando nos acompanham nas férias. Mas nem sempre as imagens ficam como esperávamos. Ah, se elas fossem tão artísticas quanto as que aparecem no Pinterest!

Parece que nosso melhor amigo se empenha em arruinar nossa sessão fotográfica: não fica quieto, apoia o nariz na câmera ou no celular, não faz “a graça” quando queremos, etc. Para evitar todos esses problemas típicos (mesmo sempre levando em conta que se trata de um animal), vamos lhe dar alguns conselhos. Você pode fazer boas fotos do seu cachorro se:

  1. Der algum prêmio para ele

Um biscoito, uma bola, um brinquedo… Com certeza você sabe do que seu animal gosta mais. É excelente para que ele preste atenção na câmera e até que fique parado em frente a ela. Se você tem um ajudante, essa pode ser a pessoa que mostra o objeto em questão.

  1. Fazer barulhos específicos

O objetivo é que seu animal preste atenção em você, e por isso há alguns donos que optam por fazer alguns barulhos que não chegam a incomodá-lo, mas mudam seu foco. Por exemplo, bater em algum objeto, mexer em um brinquedo que tenha música, etc.

como fotografar cães: selfie com cachorro

  1. Buscar a melhor perspectiva

Um dos erros mais comuns no momento de tirar fotos dos animais é fotografar em ângulos humanos, ou seja, de pé. Os cães veem o mundo de outra maneira, um pouco mais abaixo.

Para que suas imagens fiquem mais profissionais, e você não exija que seu cão “te olhe”, você deve sentar-se no chão e aproximar-se dele em sua perspectiva. Faça o teste!

  1. Usar luz natural

Outro dos truques para fazer boas fotos do seu cachorro tem a ver com a iluminação. Sem aprender muito sobre fotografia, é tão simples como ir ao parque ou ao jardim ao invés de ficar em casa. Ou, se optar por fotos em casa, abra bem as cortinas e espere que o dia esteja ensolarado. É melhor fazer isso de manhã ou no começo da tarde.

Recomendamos não utilizar o flash da câmera, já que ele faz mal aos olhos e vai incomodar muito o cão. Na próxima vez em que você quiser tirar uma foto, talvez ele se lembre do momento em que a luz quase lhe deixou cego. Além disso, o flash faz com que os olhos saiam vermelhos na foto!

  1. Escolher a decoração

Você pode usar um cobertor que contraste com o pelo de seu animal, deixa-lo subir no sofá, deixar uma parede branca de fundo, esperar que ele chegue perto de algumas flores… A ideia é que o fundo seja sólido para que a foto fique mais profissional.

  1. Levar em conta seus gostos

Com certeza você sabe o que agrada seu cão e o que ele odeia. Aproveite sua personalidade ou seus hábitos para fazer fotos melhores. Por exemplo, se ele gosta de água (como acontece com os Golden Retriever) ou de dormir o dia todo (como os São Bernardo), as fotos mais autênticas serão quando eles estiverem jogados na cama ou na piscina.

Espere o momento ideal para fazer a foto. Quando chega alguém muito querido em casa, enquanto ele espera que você sirva a comida, durante o passeio matutino, quando você dá banho nele ou enquanto ele está brincando com sua bola favorita.

fotografar seu animal

  1. Não forçar a situação

Lembre-se de que o animal não entende por que tem que ficar parado ou fazer algum movimento quando você está com algo na mão na frente dele. Ele não sabe que é uma câmera ou uma selfie! Por isso, sempre é melhor pegá-lo desprevenido, e não obrigá-lo a posar, ou esperar que ele durma ou esteja tranquilo, olhando pela janela.

Você também pode aproveitar os momentos de diversão e brincadeiras (quando não esteja olhando), seja sozinho ou com outros animais, para tirar uma foto muito casual.

Recomendados para você