Dicas para visitar um parque nacional

· novembro 18, 2018
Ser respeitoso e cauteloso nesses "santuários" é fundamental para garantir nossa segurança contra animais selvagens. Também é essencial ser cuidadoso para cuidar do ecossistema dessas reservas naturais.

A primeira reserva foi criada nos Estados Unidos (o famoso Yellowstone) em 1872.

Desde então, cada país tem espaços naturais que não podem ser utilizados para qualquer outro fim que não seja salvaguardar a flora e fauna locais. 

Nós daremos algumas dicas para visitar um parque nacional pela primeira vez, mesmo que tenham regulamentações diferentes, existem regras que precisam ser cumpridas.

Dicas para visitar um parque nacional

O ano de 2017 foi declarado pela ONU como “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

Depois disso, muitas áreas protegidas e reservas naturais receberam mais turistas do que nos anos anteriores.

Ao visitar um parque nacional, devemos ter em mente que é um local ‘sagrado’ e muito importante para conservar a biodiversidade e o meio ambiente. 

É também um lugar onde podemos aprender muito sobre a flora, fauna, história e até sobre arte.

Isso graças às manifestações artísticas dos seres humanos que viveram na região.

Eles não são apenas locais de recreação, mas é necessário cumprir certas regras durante a nossa estadia.

Se você planeja visitar um parque nacional, recomendamos prestar atenção a certas regras básicas. Pois isso impedirá que você tenha problemas e, ao mesmo tempo, manterá a conservação do local.

  1. Dirija com cuidado

Nas reservas e parques não espere estradas pavimentadas ou rodovias. Dependendo de onde eles estão, as estradas podem ser de cascalho, terra ou pedra.

Portanto, é bom perguntar se você pode entrar com um veículo familiar ou se precisa de um veículo especial. 

Em qualquer caso, a velocidade máxima não deve exceder os 40 km/h: não se esqueça de que existem pedestres e até animais soltos.

cão na janela do carro

  1. Consulte o centro de atendimento ao visitante

É o lugar onde os bilhetes são comprados e os mapas são recebidos. Lá eles podem informá-lo sobre o status das rotas, se há áreas fechadas e, especialmente, dar-lhe as regras do local. 

Preste muita atenção e não hesite em consultar o guarda do parque se você tiver dúvidas. Muitas vezes cometemos erros devido à falta de conhecimento.

  1. Camping em sites autorizados

Alguns parques nacionais permitem acampar, mas apenas em locais específicos. Ou seja, com poucas exceções, você não pode montar sua barraca no meio da floresta.

Na verdade, é importante que você fique em silêncio, não ligue música alta, não grite… melhor curtir apenas os sons da natureza.

  1. Leve seu lixo para casa

Nos parques geralmente há recipientes para lixo, mas estes às vezes não estão à vista quando precisamos deles.

O melhor que podemos fazer nesse caso é levar uma sacola conosco e nela depositar o lixo. Quando voltarmos para casa ou para o hotel, basta jogar o saco no cesto correspondente.

turistas em parque nacional

  1. Tenha cuidado com o fogo

Há muitas maneiras de iniciar um incêndio, especialmente em áreas com grama seca ou de onde ele não chove há muito tempo.

Uma garrafa de vidro pode gerar um efeito ‘lupa’, cinzas de cigarro podem se dispersar e bitucas mal apagadas podem causar incêndios.

Portanto, nada de lixo, não fume e, claro, não acenda fogueiras, a menos que seja em locais permitidos.

E, antes de se sair, coloque uma boa quantidade de água sobre qualquer chama ou brasa, para ter certeza de que ela foi apagada completamente.

  1. Respeite os animais

Ao visitar um parque nacional, devemos entender uma coisa muito simples: somos os intrusos naquele loca e os animais que habitam a área estão em sua própria casa. Isso significa que eles têm todos os direitos sobre nós.

ecoturismo: turistas visitam um parque nacional

Respeito significa também não ficar muito perto, não tentar para pegá-los, não os alimentar, não assustá-los, não perturbá-los se eles estiverem dormindo ou comendo.

Quando você se deparar com um mamífero, inseto, réptilpássaro… espere reação. Se você se aproximar demais, eles têm todo o direito de atacar você, caso se sintam ameaçados.

  1. Não pegue ‘lembranças’

Uma folha, um ramo, uma pedra… tudo está lá por um motivo. Imagine se todo turista que visitar um parque pegar algo como lembrança.

O ecossistema pode mudar! Portanto, a única coisa que você pode levar desse dia é a experiência e as fotos que você tirou.