Dicas se o seu cão passa muito tempo sozinho

· outubro 7, 2018
Se seu cão sofre de solidão em sua casa, você deve tentar, por todos os meios, minimizar o efeito que sua ausência pode causar. No mínimo, deixe brinquedos e peça a um membro da família que o visite durante o dia.

O fato de um animal passar muito tempo sozinho em casa pode levar a comportamentos agressivos, destrutivos ou mesmo a depressão e estresse. Se o seu cão passa muito tempo sozinho, talvez porque as suas circunstâncias mudaram, nós lhe daremos algumas dicas para tornar a sua estadia na solidão mais agradável.

Seu cão passa muito tempo sozinho?

É possível que, quando você adotou seu cão, não achasse que ele passaria tanto tempo sozinho, mas agora suas circunstâncias mudaram, talvez por causa de uma mudança de emprego ou qualquer outro motivo, e o animal passa muitas horas em casa desacompanhado.

É normal que, por isso, ele tenha comportamentos que nunca teve antes ou, ainda, sinta-se angustiado ou estressado. Embora seja melhor que você fale com o veterinário se isso persistir, há várias coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade de vida de seu pet.

Deixe-o ter visitantes

Todos nós temos um membro da família ou um amigo com uma grande parte do dia de folga. Deixe algumas chaves em sua casa e permita que ele visite seu animal de estimação de vez em quando. Ele pode apenas ficar com ele por alguns minutos, dar-lhe carinho ou levá-lo para passear.

É possível que ninguém faça isso todos os dias, mas se o fizerem algumas vezes por semana, a solidão será mais suportável para o seu animal de estimação.

Não deixe seus brinquedos habituais

Os animais ficam entediados muito rapidamente com os brinquedos que têm, então, se ficarem sozinhos em casa, ficarão entediados e eles não terão muita utilidade.

cão solitário com Kong

Para evitar que isso aconteça, deixe apenas dois ou três brinquedos para ele todos os dias, para que você possa revezá-los e para que ele sempre possa encontrar uma novidade.

Se você ainda não tem, compre um kong, que estimula a mente de seu cão e permite que ele se divirta por muito tempo tentando obter uma recompensa.

Não deixe que ele se sinta como em uma jaula

Há aqueles que deixam seu cão sozinho em casa em um cômodo ou local fechado. Isso poderá causar a impressão, em seu cão, de que ele está enclausurado e afetar seu humor.

Deixe as portas abertas e remova tudo o que você acha que poderá ser prejudicialAbra as cortinas e, até mesmo, as janelas e deixe-o sair para a varanda ou terraço. Isso também tornará a estadia sozinho mais agradável.

Tocar música

Você já sabe que a música traz grandes benefícios para os animais de estimação e até mesmo canais de música foram especialmente criados para eles. O mesmo acontece com a televisão, porque existem canais como o DogTv, em que ele verá outros cães e atividades que ajudarão as horas a passarem de uma maneira divertida.

cão sozinho

Não é necessário que o som do rádio, ou da TV, esteja muito alto. Basta ouvir um leve murmúrio que toma conta da casa para que ele se sinta menos sozinho e mais relaxado. Experimente!

Estimule o sentido do olfato

Você já sabe que, quando os cães cheiram algo, eles não param até descobrirem o que é. Se você esconder alguns pedaços de comida em diferentes cantos da casa, seu animal de estimação ficará entretido procurando por eles. Não facilite: coloque-os em caixas de papelão ou dentro de uma meia velha. Ele ficará muito alegre e entretido!

Você já sabe de qual comida ou carinho seu cachorro gosta mais, então dê a ele um merecido petisco ou mimos por passar tantas horas sozinho em casa.

Tenha outro animal de estimação

Se você acha que seu cão passa muito tempo sozinho em casa, talvez deva considerar um novo animal de estimação como companhia para ele. Pode ser outro cachorro, um gato, um coelho ou um hamster. Qualquer pet que possa se dar bem com o seu cão.

Pense no que pode ser mais apropriado e permita que eles se conheçam. É claro que eles se tornarão bons amigos e ajudarão um ao outro a permanecerem mais calmos enquanto você estiver ausente. Pense nisso se seu cão passa muito tempo sozinho.