Alguns brinquedos que funcionam como um fio dental para cães

· junho 12, 2018
Estes acessórios ajudam a não acumular resíduos alimentares entre os dentes e as gengivas, o que poderia causar condições como gengivite. Ao mesmo tempo, são um modo de entretenimento ou estimulação mental que aliviam a ansiedade por separação.

Atualmente, a higiene bucal já é mencionada como um cuidado essencial para os animais de estimação. Embora a escovação diária seja recomendada, ela pode ser difícil de ser executada em alguns cães. Para facilitar o trabalho de escovação, existem brinquedos e guloseimas que funcionam como uma espécie de fio dental para cães.

A seguir, veremos a importância da higiene bucal para a saúde de nossos cães. Além disso, apresentaremos alguns brinquedos e ossos que servem como um fio dental para cães e que ajudam a combater o tártaro e as doenças periodontais.

Os riscos da má higiene bucal

Quando não oferecemos uma boa higiene bucal, nossos cães acumulam traços de comida em seus dentes e gengivas. Essas partículas servem como alimentos para as bactérias que já estavam em sua boca.

Ao aumentar a disponibilidade de alimentos, esses microrganismos começam a se reproduzir rapidamente, para formarem as chamadas placas bacterianas.

O contato dessas placas com a saliva gera uma reação entre os minerais, as bactérias e o esmalte dentário. O resultado dessa reação é apenas o tártaro, que adere fortemente aos dentes. Isso permite que as bactérias continuem se reproduzindo e possam se expandir abaixo das gengivas.

Quando as bactérias progridem abaixo dos dentes, ocorre a chamada gengivite, que é uma inflamação das gengivas. Se esta condição não for tratada rapidamente, as bactérias afetarão os tecidos e a massa óssea, o que causará uma doença periodontal. Esta condição compreende vários processos infecciosos progressivos.

Dentes caninos

Conselhos para uma boa higiene oral dos cães

Para evitar problemas dentários em nossos animais de estimação, é essencial realizar limpezas regulares em seus dentes e gengivas. O método tradicional – e altamente recomendado – consiste na escovação clássica, com produtos específicos para uso veterinário.

Em lojas de animais, podemos encontrar escovas especiais e cremes dentais para cães e gatos. É importante lembrar que os produtos para higiene dental humana não devem ser usados ​​em animais de estimação. Sua grande quantidade de produtos químicos pode danificar a estrutura dos dentes caninos e prejudicar sua saúde.

No entanto, existem outros métodos para facilitar a higiene bucal de cães que não são facilmente manipulados. Entre eles, encontramos dentifrícios, enxaguantes bucais para cães e alguns “alimentos dentários”. Este último só pode ser oferecido a cães adultos.

A seguir, conheceremos alguns ossos e brinquedos que funcionam como um fio dental para cães e que colaboram com a limpeza bucal de nossos peludos.

Ossos para limpeza dentária

Os ossos para cães podem ser considerados clássicos, mas suas propriedades benéficas para a higiene bucal nem sempre são conhecidas. No entanto, devemos tomar algumas medidas preventivas antes de oferecer ossos aos nossos cães.

Primeiro, ossos naturais sempre devem ser oferecidos crus e não cozidos. Ossos cozidos podem se fragmentar e causar danos ao trato digestivo dos cães.

Além disso, esses ossos favorecem o desenvolvimento da inflamação do esôfago, uma patologia bastante complexa. É preferível escolher os ossos de fácil assimilação, como os de coelhos ou de porcos.

Cão e ossso

Também, podemos optar por oferecer ossos prensados ​​feitos de couro e 100% comestíveis. É importante respeitar uma dose saudável, com um máximo de três ossos por semana. A ingestão excessiva de ossos e couro pode prejudicar a digestão dos nossos melhores amigos.

Brinquedos que funcionam como fio dental para cães

Em lojas de animais, podemos encontrar uma boa quantidade de brinquedos odontológicos para cães. As formas são as mais variadas: ossos de plástico, bolas, cubos e até figuras geométricas muito estilizadas.

Estes acessórios são especialmente projetados para ajudar na higiene bucal de nossos colegas. Seu objetivo é evitar que resíduos de alimentos se acumulem entre os dentes e as gengivas do cão. Eles oferecem vantagens importantes para o nosso animal de estimação, bem como um momento divertido de entretenimento e estimulação mental.

Uma excelente opção é optar por brinquedos odontológicos que também dispensam prêmios. Estes acessórios têm o mesmo princípio do Kong, um brinquedo seguro e confiável que foi projetado para estimular a inteligência dos cães.

Além disso, esses dispositivos são muito eficazes na prevenção da ansiedade por separação e na melhoria dos hábitos alimentares (principalmente de cães que comem muito rápido).

É sempre aconselhável consultar um veterinário de confiança para investigar a saúde bucal do animal e verificar qual é o método mais adequado às suas necessidades.