8 dicas úteis para ajudar seu animal de estimação a mudar de casa

Os animais de estimação podem ficar tanto ou mais estressados do que você ao mudar de casa. Por isso, é importante saber como ajudá-los a encarar esse processo da maneira mais confortável possível.
8 dicas úteis para ajudar seu animal de estimação a mudar de casa

Última atualização: 07 maio, 2022

Mudar de casa é um evento que geralmente se torna estressante para você, mas você já se perguntou como isso pode ser angustiante para o seu animal de estimação? Para os animais também é uma situação desconfortável, mesmo em alguns casos muitas vezes traga problemas comportamentais.

Para o seu animal de estimação, a mudança é um evento confuso e, portanto, é aconselhável planejá-lo com calma. Aqui você pode aprender 8 dicas úteis para fazer uma transição segura e fácil para você e seu animal de estimação.

1. Escolha a casa dos seus sonhos pensando também no seu animal de estimação

É perfeito que a casa nova seja como dos seus sonhos, mas certifique-se de que seus animais de estimação também gostem e que tenham um espaço para aproveitar seus dias. Por esse motivo, os especialistas recomendam caminhar pelo bairro para determinar se é seguro para o animal.

2. Avalie o espaço

Quando se trata de necessidades de espaço, cães e gatos diferem. Se o seu animal de estimação for um felino, certifique-se de que o local tenha espaço suficiente para criar um ambiente vertical com prateleiras ou o que você imaginar em cima dos móveis.

Se o seu animal de estimação for um cão, você deve considerar a raça e a fase de vida do animal. Indivíduos mais velhos, filhotes e aqueles com problemas de treinamento precisarão sair com frequência, e isso geralmente é difícil em um prédio de apartamentos com muitas escadas ou uma casa sem quintal.

Um gato brincando entre as estantes.

3. Organize o tempo de empacotamento

Se você possui um gato, sabe que eles não são grandes fãs de mudanças. Qualquer processo que vivenciam, se não for feito corretamente, costuma trazer problemas de saúde e comportamentais, entre outras consequências.

Ajude o seu gato ou cão a se adaptar à mudança de casa, trazendo caixas de mudança desde cedo e familiarizando-o com um quarto já vazio. Alimente-o lá e coloque sua cama e seus brinquedos no local.

No dia da mudança, mantenha seu animal de estimação nesse espaço com a porta fechada ou na casa de um amigo. Com o ambiente vazio, seu animal de estimação pode ficar lá e não precisará ser incomodado enquanto a grande mudança acontece. Isso garantirá que seu gato ou cachorro não entre em pânico e tente fugir rapidamente enquanto os transportadores carregam o caminhão.

4. Use feromônios

O uso de um difusor de feromônios no quarto do seu animal de estimação o ajudará a se sentir mais relaxado durante a mudança, pois é normal que haja barulhos e ruídos estranhos na casa. Os feromônios são aromas naturais que são indetectáveis para humanos, mas ajudam a manter seu animal calmo. Você pode usá-los na casa antiga e na nova.

5. Pouca comida

A organização The People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA) recomenda não alimentar o animal próximo ao horário da viagem para a mudança de casa, pois isso pode causar tontura. Em vez disso, você pode dar a ele pequenas quantidades de sua comida habitual ao longo do dia.

Isso dará ao animal algo para fazer enquanto você estiver ocupado e será mais fácil para o estômago dele se estiver ansioso. Além disso, forneça também um brinquedo divertido para mantê-lo ocupado.

6. Familiarize seu animal de estimação com a caixa transportadora

Muitos animais de estimação não passaram tempo suficiente em caixas de transporte, gaiolas ou carros. É por isso que nas semanas ou meses que antecedem a grande mudança, é aconselhável aclimatar gradualmente o animal de estimação em sua gaiola. Para isso, você pode colocar sua comida dentro ou dar a ele guloseimas ou prêmios após um passeio de carro dentro da transportadora. Isso ajudará a aumentar o conforto para o dia da mudança.

7. Prepare um lugar seguro para seu animal de estimação

É importante que o ambiente e a casa, além de confortáveis e agradáveis, também sejam seguros para o seu animal. Para isso, afaste os cabos elétricos, cubra os cantos onde seu animal de estimação pode ficar preso, certifique-se de que todas as janelas tenham telas seguras, remova plantas venenosas e confirme que não há armadilhas perigosas para controle de pragas em qualquer lugar da casa.

Um gato sentado em uma mesa.

8. Apresente o novo lar ao seu animal de estimação aos poucos

Quando você chegar em sua nova casa, será tentador deixar seu animal solto em casa para começar a explorar. No entanto, um espaço novo e desconhecido pode ser assustador.

Para isso, comece permitindo que ele se adapte primeiro a um cômodo, onde devem estar seus brinquedos favoritos, guloseimas, tigelas de água, comida e outros itens essenciais. Quando seu animal de estimação estiver confortável, comece aos poucos a apresentar os outros cômodos da casa, mantendo algumas portas fechadas.

Com paciência, seu animal de estimação se sentirá em casa em menos tempo do que você imagina. Para que isso aconteça facilmente, lembre-se de ser paciente e seguir essas dicas e as recomendações do seu veterinário.

This might interest you...
Faça com que a mudança de casa não seja um trauma para seu gato
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Faça com que a mudança de casa não seja um trauma para seu gato

Os gatos são animais de rotina, e quando algo muda, se estressam. Uma mudança poderia ser um transtorno para eles.O que fazer para que seja mais fá...