Como evitar que seu gato escale seus móveis?

Os gatos são excelentes escaladores por natureza. Sua habilidade de escalar e pular é excelente, mas isso pode ser um fator negativo para os seus móveis.
Como evitar que seu gato escale seus móveis?

Última atualização: 05 Novembro, 2021

Famosos por serem ótimos escaladores, os felinos costumam trazer várias dores de cabeça quando escalam a mobília da casa ou as cortinas, devido às suas poderosas garras que danificam e estragam esses objetos. Portanto, muitos tutores se perguntam como evitar que seu gato escale nos móveis.

A escalada é fundamental para os felinos, pois é importante que seu animal de estimação possa descansar e observar os arredores de lugares altos. Para que isso não cause desconforto, você pode encontrar uma maneira de evitar que seu gato escale em seus pertences sem limitar sua capacidade instintiva. Continue lendo se quiser saber mais sobre o assunto.

Por que os gatos gostam de escalar?

A maioria dos gatos procura estar sempre em lugares altos, seja em uma prateleira, em uma janela ou em cima de uma geladeira. Os gatos adoram escalar porque, do alto, podem ficar de olho no mundo ao seu redor e se sentir mais seguros, mesmo que vivam em um lugar pequeno.

De acordo com Pet Assure, esses animais escalam por instinto, pois são mamíferos escaladores de árvores que descendem do gênero Proailurus, ancestral de todos os felinos atuais. As garras permitiram que esses gatos primitivos escalassem habilmente para escapar para as árvores por segurança ou caçar suas presas.

Por que meu gato escala os móveis?

É benéfico evitar que seu gato escale?

A escalada é um valor de sobrevivência e se tornou um modo de vida para todos os felinos. Os gatos domésticos escalam por segurança e diversão. É por isso que você pode vê-los subindo em uma árvore e até mesmo em suas cortinas com tanta habilidade.

Por ser um hábito que esses animais realizam instintivamente, não é aconselhável impedir o seu gato de escalar. Esses animais de estimação ficam  facilmente estressados e, se não possuírem um enriquecimento ambiental adequado com o qual possam se comportar de acordo com a sua natureza, podem destruir todos os móveis da casa.

O que fazer para que o seu gato não escale nos seus móveis?

O segredo está no enriquecimento ambiental, ou seja, tudo que gere bem-estar físico, mental, emocional e social para o seu gato. Se você quiser fazer com que o gato desenvolva os seus instintos, deve transformar o ambiente em que vive para que se pareça o máximo possível com o seu habitat natural e assim evitar que o felino escale onde você não quer.

Isso não significa que você deva plantar árvores dentro de casa ou trazer ratos de verdade para o seu lar, e sim que você deve melhorar a infraestrutura, a decoração e os recursos do espaço. Para que o seu gato não escale seus móveis, é conveniente que você providencie espaços onde ele possa usar suas garras, descansar, brincar e se sentir confortável nas alturas.

A necessidade instintiva dos gatos de pular alto deve ser saciada com prateleiras ou outras possíveis plataformas, segundo a International Cat Care. Os locais de descanso elevados fornecidos devem estar localizados em uma posição que permita ao mamífero se agachar e se impulsionar para escalar para outros locais. A seguir, damos algumas opções.

Fornecer um arranhador com várias alturas

Os postes para arranhar existem como unidades modulares. Muitos fornecem plataformas e recintos para descanso e são estruturas de escalada bastante desafiadoras. Além disso, esses postes são adequados para evitar que seu gato arranhe os móveis, porque por instinto os felinos tendem a arranhá-los a fim de manter suas garras e marcar seu território.

Se não forem tomadas as medidas necessárias para evitar isso, os gatinhos não só irão subir em seus móveis, como também irão arranhá-los. Os postes de arranhar devem ficar no lugar mais alto possível para permitir que seu gato arranhe verticalmente por completo.

No entanto, alguns gatos preferem arranhar superfícies horizontais, então você deve fornecer uma variedade de áreas para arranhar em diferentes formas e posições.

Instale outros obstáculos ao redor da casa

Armários e guarda-roupas independentes têm grandes áreas nas quais um gato pode descansar ou se esconder. Se você deseja fornecer esse espaço para seu animal de estimação, instale prateleiras próximas para dar a ele uma plataforma no meio do caminho e facilitar o acesso.

Prateleiras ou tábuas na parede também podem ser instaladas especificamente para uso felino. É importante proporcionar uma superfície antiderrapante, adicionar arranhadores e criar abrigos em caixas de madeira (também coladas à parede). Nesse espaço, os gatos podem brincar, descansar e ao mesmo tempo desfrutar das alturas.

O que fazer para que o gato não escale as cortinas?

Se seu animal de estimação desenvolveu uma tendência a escalar as cortinas, rasgando-as e danificando o material no processo, há várias maneiras de mantê-lo longe delas. De acordo com o Animal Path, estes são os mais eficazes:

  • Use amarrações em suas cortinas. Dessa forma, elas não ficarão tão tentadoras para o seu gatinho.
  • Use persianas verticais em vez de cortinas. Elas também controlam a quantidade de luz que é filtrada pelas janelas, mas é impossível que os gatos as escalem ou as quebrem.
  • Instale uma prateleira para gatos na janela ou construa uma torre.

Novamente, aqui falamos de enriquecimento ambiental. Como você pode ver, esse aspecto é muito importante tanto para o seu gatinho como para os objetos da sua casa e, claro, para você.

Por fim, é necessário ressaltar que, se o seu animal ficar sozinho em casa, é provável que escale as cortinas para dar uma olhada na rua. As prateleiras nas janelas são fáceis de instalar, então é uma solução simples para evitar que seus felinos estraguem as cortinas.

Além disso, você também pode fornecer uma torre para gatos onde ele possa descansar, ficar em pé e se divertir, esquecendo suas cortinas e outros móveis.

Um exemplo de academia para gatos.

A melhor ferramenta é a prevenção

Agora que você sabe como manter seu gato longe de seus objetos essenciais, você também deve se certificar de fornecer locais seguros e proporcionar todos os recursos básicos (que variam de acordo com o número de gatos), como caixas de areia, água, comida, descanso lugares e brinquedos.

Interagir com seu animal de estimação por meio de jogos de caça e proporcionar um contato positivo com você são alternativas básicas para criar um bom relacionamento com um gato. No final das contas, o mais importante é que vocês dois sejam felizes juntos.

Pode interessar a você...
Arranhadores para gatos: por que meu gato não gosta?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Arranhadores para gatos: por que meu gato não gosta?

É ideal que você tenha alguns arranhadores para gatos em sua casa. Mas o que fazer quando seu pet não utilizar esse tipo de objeto?