Quais raças de cães têm maior probabilidade de fugir?

Gostemos ou não, alguns cães simplesmente não conseguem evitar tentar fugir de casa. Ainda assim, nem todas as raças sentem esse desejo da mesma maneira.
Quais raças de cães têm maior probabilidade de fugir?

Última atualização: 22 Fevereiro, 2021

É possível prever quais raças de cães têm maior probabilidade de fugir de casa? Algumas delas têm maior probabilidade de passar pela cerca do quintal ou de cavar um buraco para escapar. No entanto, se você puder prever esse comportamento, poderá se preparar para proteger seu animal de situações perigosas.

É apropriado ter em mente que muitos números divulgados sobre esse assunto são baseados em dados de registros de coleiras de rastreamento GPS. Nesses casos, existe uma tendência para cães de médio a grande porte. Cães que pesam cinco quilos ou menos estão pouco representados, pois a coleira tende a ser muito grande para eles.

Por que os cães fogem?

Pode haver muitas explicações para esse comportamento. Se o seu cão se assusta com barulhos, é maior a probabilidade de fugir para o mais longe possível. Algumas causas podem incluir a falta de estímulos, o descuido dos tutores ​​ou o animal ser deixado sozinho por longos períodos de tempo. Nesses casos, o cão foge para encontrar distrações e novos companheiros.

Também pode ser que seu cão nunca tenha aprendido o que é proibido. Nesse caso, o cão tentará novamente, pois provavelmente sentirá necessidade de fugir a qualquer momento.

A raça tem relação com as probabilidades de fugir

Os estudos científicos que abordam o comportamento canino usam uma série de testes padronizados projetados para medir características comportamentais. Entre essas características estão a:

  • Reatividade emocional geral.
  • Resposta ao manuseio e restrição com guia.
  • Capacidade de resolver problemas.
  • Capacidade de treinar, incluindo o impulso de escapar.
  • Agressividade.
  • Tendência de latir.

Assim, vários estudos estabeleceram que existem diferenças claras (estatisticamente significativas) entre as raças em termos da manifestação dessas características. A serguir, iremos apresentá-las a você.

1. Beagles

Essa raça de cães foi selecionada para caçar suas presas usando o olfato. Por isso, seu instinto de seguir os cheiros é realmente poderoso. Sua curiosidade muitas vezes os levam a maus caminhos, colocando-os no topo da lista das raças de cães que mais são perdidas.

Raças de cães com maior probabilidade de fugir: Beagle.


2. Husky siberiano

Os Huskies siberianos são outra grande raça conhecida mundialmente por seu amor pela fuga. Carregam em sua natureza a necessidade de correr, literalmente. Se não estiverem satisfeitos com a quantidade de exercícios que estão fazendo, eles resolverão o problema por conta própria.

Se você quer ter um cão dessa raça, tenha em mente que seu intenso desejo de se exercitar, aliado ao seu talento para cavar e escalar, fazem com que essa linda criatura se arrisque muito. São cães muito ativos e exigem bastante exercício para serem felizes.

Essa raça foi classificada como uma “raça antiga”, com base no seu aparente grau de relação genética com o lobo. Devido à sua natureza mais selvagem, tem grande tendência de perseguir e escapar. Além disso, os huskies têm pontuações baixas em serem bem treinados e desenvolver apego.

3. Staffordshire bull terrier

A personalidade teimosa do Staffordshire bull terrier precisa de uma liderança firme de seus tutores e de muito exercício para que seja feliz. Sua força e musculatura significam que ele pode facilmente escalar uma cerca alta se algo do outro lado chamar sua atenção. Além disso, suas patas grandes são perfeitas para cavar túneis sob cercas.

Cães que têm maior probabilidade de fugir.

4. Jack russell terrier

Esses pequenos cães são muito travessos e podem causar muitos problemas. São uma raça que precisa de supervisão constante ou pelo menos de um bom lugar que consiga conter sua energia incomum.

O que essa raça não tem em tamanho, compensa em velocidade, força e coragem! Esses cães precisam de muito exercício para serem felizes, pois ter um poderoso instinto predatório para perseguir animais menores os torna escapistas. Três de seus primos Terrier também estão na lista de fugitivos frequentes: Yorkshire terrier, Boston terrier e Rat terrier.

5. Braco alemão de pelo curto (German Shorthaired Pointer, GSP)

Esses cães precisam de muito exercício pesado. Se o tutor puder oferecer os desafios mentais e físicos que ele tanto deseja, terá um cachorro feliz. Sem exercício suficiente, cães dessa raça podem se tornar nervosos e destrutivos. Eles não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo, e o tédio os leva a escapar.


6. Schnauzer miniatura

É uma raça canina que tem tudo em um pequeno pacote: inteligência, carinho, temperamento extroversão, humor e ótima personalidade. Mas infelizmente, esse cachorro tem um temperamento escapista. Por isso, você deve manter o Schnauzer miniatura na coleira quando não estiver em uma área cercada. Se esse cão vir algo chamativo, irá persegui-lo e provavelmente ignorará seus chamados.

Um Schnauzer miniatura entediado ficará infeliz. Por ser inteligente e cheio de energia, você precisará de uma variedade de atividades e exercícios. Certifique-se de dar a ele ambos ou o cão se tornará destrutivo e mal-humorado.

7. Chihuahua

Uma raça que tem grande probabilidade de fugir de casa é o Chihuahua. Esses cães são excelentes seguranças, e seu pequeno tamanho corporal permite que se escondam em muitos lugares.

Eles também são difíceis de pegar depois que escapam porque são muito rápidos! Alguns tutores pensam, erroneamente, que, por serem pequenos, precisam de menos exercícios, treinamento e atenção. Isso não podia estar mais longe da verdade. Os chihuahuas adoram correr e desejam um contato próximo com os humanos. Então, se eles não conseguirem isso em casa, procurarão fora dela.

Quais raças de cães têm maior probabilidade de fugir?

A maioria dos tutores ​​experimentará um terrível incidente com a fuga de um cachorro em algum momento da vida de seus filhotes. Contudo, poucos deles se tornarão artistas de fuga quando forem adultos. Em suma, cuidar de suas necessidades vitais ajudará a minimizar a probabilidade de o animal fugir.

Pode interessar a você...
Como evitar que seu animal se perca num passeio
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como evitar que seu animal se perca num passeio

Qualquer cão corre o risco de se perder durante um passeio, mas você pode tomar precauções para minimizar os riscos dessa situação terrível.



  • Serpell, J. A., & Duffy, D. L. (2014). Dog breeds and their behavior. In Domestic dog cognition and behavior (pp. 31-57). Springer, Berlin, Heidelberg. https://pdfs.semanticscholar.org/da17/d85b9d4c16ee5b03834673825e4196965a85.pdf
  • Parker, H. G., Kim, L. V., Sutter, N. B. et al. (2004). Genetic structure of the purebred domestic dog. Science, 304, 1160–1164.
  • Fratkin, J. L. (2017). Personality in Dogs. In Personality in Nonhuman Animals (pp. 205-224). Springer, Cham.
  • Storengen, L. M., & Lingaas, F. (2015). Noise sensitivity in 17 dog breeds: Prevalence, breed risk and correlation with fear in other situations. Applied animal behaviour science, 171, 152-160.