Dicas para viajar com o seu cachorro

Além de levar seus pertences e de escolher locais tranquilos para não aumentar o estresse, é conveniente acostumar o animal a um trajeto em determinado meio de transporte. Para a primeira vez, a recomendação é praticar viagens curtas de carro.
Dicas para viajar com o seu cachorro

Última atualização: 03 Março, 2021

Se você está organizando seus dias de descanso no verão e quer viajar com seu melhor amigo, recomendamos a leitura do seguinte artigo. Vamos dar algumas dicas para curtir o momento de viajar com o seu cachorro.

Dicas para viajar com o seu cachorro

Seja quinze dias na praia, alguns dias no campo ou uma semana em uma chácara com piscina, se você pretende viajar com o seu cão, deve levar em consideração algumas questões:

1. Escolha um destino adequado

Mesmo que tenhamos a melhor intenção do mundo, não podemos levar nosso animal de estimação a um lugar qualquer. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: como será o dia a dia do meu cachorro nesse destino?

Lembre-se de que uma viagem é estressante para o animal e que a mudança exigida na rotina diária deve valer a pena. Portanto, recomendamos que você escolha lugares tranquilos como o campo, a montanha ou uma praia pouco movimentada.

2. Determine o tipo de acomodação

Antes de sair de férias com seu animal de estimação, você deve verificar se cães são permitidos no hotel ou no alojamento e se há alguma restrição quanto ao tamanho do animal. Certos estabelecimentos não aceitam raças grandes como o dogue alemão ou raças consideradas ‘perigosas’ como o pit bull. E se a presença do seu pet for permitida, informe-se sobre as regras de convivência.

A boa notícia é que há cada vez mais hotéis ‘pet friendly’ e que você pode encontrá-los em muitas cidades. Você também pode analisar a opção de ir para uma casa rural ou um acampamento para que o animal tenha mais espaço ao ar livre.

Viajar com o seu cachorro.

Atenção, porque se você decidir ir acampar com o cachorro, terá que deixá-lo dormir com você e mantê-lo sempre na coleira por perto.

3. Selecione o meio de transporte

Hoje em dia, os animais de estimação podem ser levados em quase todos os transportes públicos. Para levar o seu cão de férias pela primeira vez, recomendamos que a viagem seja feita com veículo particular, além de habituar o animal a passear de carro com antecedência. Por exemplo, você pode dar pequenas voltas pela cidade alguns dias antes da viagem.

A famosa caixa de transporte para animais não serve apenas para viagens longas em aviões, navios ou trens. Também é aconselhável colocar o animal nesse local em viagens de carro. Dessa forma, seu pet estará mais seguro e protegido em caso de acidente ou movimento brusco.

4. Não se esqueça da saúde

Embora seja verdade que o cão deva ser obrigatoriamente vacinado desde filhote, também é verdade que, quando o levamos de férias, ele pode precisar de alguns tratamentos adicionais, dependendo do destino escolhido.

Leve o animal a uma consulta no veterinário algumas semanas antes de viajar para fazer uma avaliação completa e receber algumas recomendações, dependendo do tipo de férias que você vai tirar. Ir à praia não é a mesma coisa que ir para o meio da selva.

Praias que permitem animais de estimação.

Além disso, lembre-se de que, para poder entrar com animais de estimação em alguns países, é necessário ter seguido algum tratamento específico. Por exemplo, no Reino Unido, em Malta, na Irlanda e na Finlândia, apenas cães tratados contra a tênia Echinococcus são aceitos.

5. Não mude os hábitos

Como já dissemos, viajar com o seu cachorro implica um grande estresse para o animal, mesmo que o destino esteja apenas a alguns quilômetros de casa e dure alguns poucos dias.

Portanto, para tornar a experiência o mais agradável possível para o animal – e para você – aconselhamos manter seus hábitos o mais inalterados possível. Isso significa que, para começar, você deve respeitar os horários de caminhada e alimentação do seu cachorro.

Além disso, leve o comedouro, a cama e alguns brinquedos para que seu cão se sinta ’em casa’, sem esquecer sua ração preferida ou o que ele costuma comer todos os dias.

Viajar com os cães é uma experiência maravilhosa se levarmos em consideração algumas questões importantes, como a garantia de uma boa saúde e da integridade do animal. É hora de curtir!

Pode interessar a você...
Dicas para ir à praia com seu cão
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Dicas para ir à praia com seu cão

Você pode ir para a praia com o seu cão? Quais são os principais cuidados e coisas a considerar? Neste artigo, contaremos tudo!