Dieta do british shorthair para mantê-lo saudável

O british shorthair é um gato completo em todos os aspectos. É fácil de identificar pela cabeça arredondada, patas e olhos grandes. Esse gato tem uma personalidade despreocupada.
Dieta do british shorthair para mantê-lo saudável

Última atualização: 05 setembro, 2020

A dieta do british shorthair deve ser cuidadosamente avaliada, assim como a dieta de todos os gatos e animais que você tem sob seus cuidados. Essa raça é calma e amorosa com a família e geralmente tem um bom caráter. No entanto, às vezes pode ficar um pouco distante até te conhecer melhor.

Quando se sentem confortáveis ​​com a sua presença, são muito amorosos, mas sem exageros. Sua pelagem é curta, lisa e de fácil manutenção com escovação regular. Em termos de tamanho, esses gatos variam de quatro a sete quilos e apresentam uma ampla variedade de cores e desenhos.

O que você precisa saber sobre o british shorthair?

O british shorthair é uma raça compacta com pelo curto e luxuoso, embora também exista uma variedade de pelos compridosEsses gatos têm uma espessa camada de pelo que geralmente faz com que pareçam maiores do que são.

Essa não é apenas uma raça adorável e amorosa, mas também saudável. Estes gatos exigem pouco mais do que uma simples escovação algumas vezes por semana para manter a pelagem. E é pouco provável que tenham sérios problemas de saúde.

O único problema em potencial é uma condição cardíaca conhecida como cardiomiopatia hipertrófica, mas, por ser um distúrbio hereditário, práticas reprodutivas responsáveis ​​podem reduzir bastante o risco.

Como melhorar a dieta do british shorthair?

Todos os gatos, incluindo o british shorthair, têm as mesmas necessidades nutricionais básicas. Gatos adultos requerem um mínimo de 26% de proteína nas suas dietas, enquanto os filhotes precisam de um mínimo de 30%. A gordura fornece uma fonte concentrada de energia, bem como ácidos graxos essenciais para o cuidado com a pele e pelagem.

Como melhorar a dieta do british shorthair?

Outros ingredientes benéficos incluem frutas e vegetais frescos para fornecer fontes naturais dos principais nutrientes, além de probióticos para a digestão. Aqui estão algumas coisas que você deve buscar em uma refeição para otimizar a dieta do british shorthair.

Proteína animal

Os gatos são carnívoros por natureza, então a maior parte da sua dieta deve vir de fontes animais, como carne, frango e peixe. A proteína fornece os blocos de construção para músculos e tecidos fortes. Além disso, também ajuda o seu gato a manter a massa muscular magra.

Ácidos graxos ômega

A dieta do british shorthair e da maioria dos gatos requer um mínimo de 9% de gordura. Idealmente, deve conter uma combinação de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 para um suporte saudável da pele e da pelagem, além de fornecer energia.

Pouco carboidrato

Como carnívoro, o corpo do gato não é desenvolvido para processar alimentos vegetais, e sim produtos de origem animal. Portanto, verifique se a dieta do british shorthair é baixa em carboidratos e se limita a opções digestíveis, como frutas e legumes.

Controle de calorias

O british shorthair é uma raça bem grande, mas a superalimentação pode facilmente levar à obesidade. Gatos mais velhos podem se beneficiar de uma fórmula de controle de peso, mas os gatos adultos geralmente apresentam bom desempenho com uma dieta rica em proteínas e com gordura moderada.

Controle de calorias

A dieta do british shorthair que oferece mais benefícios é feita com ingredientes saudáveis, como proteínas e gorduras animais, além de uma quantidade limitada de frutas e vegetais frescos para o equilíbrio nutricional. Você também deve procurar incluir suplementos benéficos como os probióticos.

Quanto deve comer um british shorthair?

A quantidade de comida do seu gato vai depender da idade, do peso e do nível de atividade do animal. Enquanto o seu british shorthair for um filhote, ele pode precisar de mais alimentos do que quando se tornar adulto, porque ainda está crescendo e se desenvolvendo.

Quando adulto, o foco muda para a manutenção de um peso corporal saudável, para que, assim, você evite a superalimentação.

É mais aconselhável consultar o veterinário sobre as sugestões e dosagens da alimentação que aparecem na embalagem da ração para gatos, pois elas sempre devem se ajustar à idade e ao peso do seu gato, para que seja oferecida a quantidade certa ao animal.

A maioria dos gatos adultos se dá bem com duas refeições por dia, embora os filhotes precisem de até cinco pequenas refeições por dia para manter seu crescimento e desenvolvimento. A dieta do british shorthair deve fornecer comida suficiente para atender às suas necessidades energéticas sem colocá-lo em risco de desenvolver obesidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pérez-Camargo, G. (2003). Cat nutrition: what is new in the old?. COMPENDIUM ON CONTINUING EDUCATION FOR THE PRACTISING VETERINARIAN-NORTH AMERICAN EDITION-, 26(2; SUPP/A), 5-10.
  • Alegría-Morán, R. A., Guzmán-Pino, S. A., Egaña, J. I., Sotomayor, V., & Figueroa, J. (2019). Food preferences in cats: effect of dietary composition and intrinsic variables on diet selection. Animals, 9(6), 372.
  • National Academy of Sciences. (2006). Your cat’s nutritional needs. A Science-Based Guide for pet Owners. Recuperado el 13 de agosto de 2022, disponible en: https://nap.nationalacademies.org/resource/10668/cat_nutrition_final.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.