A dieta vegana para cães é prejudicial à saúde?

A dieta vegana é saudável para o meu cachorro? Como isso o beneficia e como pode prejudicá-lo? Como devo seguir essa dieta para que ela seja saudável? Aqui, nós vamos dar as respostas a essas perguntas.
A dieta vegana para cães é prejudicial à saúde?
Natalia Laguna

Escrito e verificado por a bióloga Natalia Laguna.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

A alimentação é um pilar fundamental para ter uma boa saúde, e a cada dia mais pessoas decidem começar a seguir uma dieta vegana, eliminando todos os produtos de origem animal da alimentação. Essa decisão às vezes é tomada pelo uso saudável dos vegetais e às vezes por ser contrária ao sofrimento animal. Tem seus prós e contras quando se trata de bem-estar, mas para tudo há solução. Então, fica a pergunta, uma dieta vegana para cães é prejudicial à saúde do animal?

Muitas das pessoas que optaram pela dieta vegana para si mesmas também consideram a mesma dieta para seu animal de estimação. Ainda assim, é necessário levar em conta que tanto humanos quanto cães são mamíferos, e igualmente onívoros em ambos os casos.

Os cães não são exclusivamente carnívoros, como geralmente se pensa. Nosso metabolismo funciona de maneira muito semelhante. Portanto, quem faz a opção vegana sabe como se preparar. Esses mesmos aspectos devem ser levados em consideração se você decidir alimentar seu cão com uma dieta vegana.

A dieta vegana para cães

O vegetarianismo e o veganismo podem ser facilmente confundidos, mas não são exatamente iguais:

Ambos os tipos de dieta se baseiam na ingestão de vegetais e também compartilham da eliminação de carne e peixe da dieta. Contudo, a grande diferença é que os vegetarianos consomem produtos de origem animal, como leite, iogurte, ovos, queijo e mel, enquanto os veganos não.

A dieta vegana para cães

Ressalta-se que a alimentação consiste em fornecer os nutrientes necessários ao nosso organismo para seu bom funcionamento.

Esses nutrientes são compostos basicamente por minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas. Além disso, esses elementos são necessários em quantidades específicas e suficientes na dieta, se você não quiser que a saúde e o bem-estar seu animal diminuam.

Minerais, vitaminas e carboidratos são obtidos facilmente e em boa quantidade nos vegetais. A grande polêmica nesse tipo de dieta é a proteína.

Está cientificamente comprovado que o teor de proteína da carne é superior ao dos vegetais, desde que estivermos fazendo a comparação com a mesma quantidade dos dois alimentos.

É um fato que o corpo do seu cão é otimizado para digerir e usar os nutrientes de fontes animais de forma mais eficiente do que os de fontes vegetais. Mesmo assim, seu metabolismo está pronto para aceitar corretamente uma dieta baseada em vegetais e obter proteína suficiente. Você terá apenas que levar em conta uma série de considerações ao preparar uma dieta vegana. A seguir, vamos falar mais sobre isso.

Elabore uma dieta vegana para o seu cachorro

Então, como você leu até agora, alimentar seu cão com base em plantas é totalmente possível. Contudo, a dieta vegana deve ser elaborada com muito cuidado para que não falte nenhum nutriente essencial e este esteja presente na quantidade adequada.

No mercado, você pode encontrar uma grande quantidade de produtos veganos para cães devidamente preparados e totalmente balanceados.

Você também pode fazer uma boa dieta vegana caseira, mas deve sempre perguntar ao seu veterinário como fazê-la. O profissional poderá aconselhar sobre o uso de suplementos nutricionais para suprir qualquer tipo de deficiência que surja a partir dessa dieta caseira, situação que não costuma ocorrer quando se compra rações veganas processadas.

Outras considerações a serem levadas em consideração ao preparar uma dieta vegana caseira para o seu cão são:

  • Pesquise e pergunte ao veterinário qual é a melhor dieta para o seu cão de acordo com o tamanho, o nível de atividade e o estágio da vida do animal.
  • Prefira elementos frescos.
  • Leve em consideração que os alimentos naturais e integrais melhoram a digestão do animal.
  • Preste atenção ao equilíbrio dos ácidos graxos ômega 3 e 6.
  • Use carboidratos digeríveis: todos os grãos da comida devem ser inteiros.
  • Lave bem os alimentos para remover adequadamente os vestígios de pesticidas.
  • Siga as receitas corretamente.
  • Use uma balança para medir as quantidades corretamente.
  • Use suplementos nutricionais.
Ela é ruim para a saúde do animal?

É ruim para a saúde do animal?

Desde que as considerações acima sejam levadas em consideração, a dieta vegana não deve ser prejudicial à saúde do seu animal de estimação.

Da mesma forma, é preciso ter em mente que talvez nem todos os cães tolerem uma dieta vegana igualmente bem. Isso ocorre com alguns animais devido a problemas crônicos e com outros por razões metabólicas. Por esse motivo, a consulta com o veterinário deve ser sempre lembrada para verificar se o equilíbrio nutricional do animal está correto.

Às vezes, alguns cães apresentam alergias alimentares que frequentemente surgem de proteínas animais em rações feitas de porco, frango ou vaca. Nessa situação, optar por uma dieta vegana para o seu animal será uma boa solução.

Uma coisa deve ser levada em consideração: uma alimentação balanceada e boa para o animal de estimação é essencial para o desenvolvimento de uma vida plena e feliz.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.