Diferença entre quimioterapia e radioterapia em tratamentos para cães com câncer

25 Dezembro, 2020
A quimioterapia e a radioterapia em cães podem eliminar tumores malignos e retardar a progressão da doença.

A expectativa de vida dos animais de estimação aumentou consideravelmente em relação a décadas atrás. Hoje, os animais atingem idades cada vez mais avançadas e, por isso, os casos de cães com câncer são bastante comuns. As causas exatas dos tumores caninos ainda não são conhecidas, mas existem vários fatores que desempenham um papel importante.

Esses fatores podem ser hereditários, ambientais e nutricionais. As terapias de quimioterapia e radiação são mais comumente usadas para tratar o câncer em cães.

É fundamental ter um diagnóstico o mais cedo possível para agir com rapidez e eficácia. Por isso, os exames periódicos no veterinário são tão importantes, principalmente quando o animal atinge uma certa idade.

O que é a quimioterapia?

A quimioterapia é o uso de medicamentos para tratar o câncer. Esses tratamentos não prometem erradicar 100% o câncer, porém aumentam consideravelmente a qualidade de vida do animal.

A quimioterapia em cães pode ser usada como tratamento único ou em combinação com outros tratamentos, como cirurgia ou radioterapia. A quimioterapia será usada nas seguintes situações:

  • Tumores que são impossíveis de operar devido ao seu tamanho ou localização. Por exemplo, se estiverem próximos a vasos sanguíneos importantes.
  • Tumores com risco de metástase que podem se espalhar por todo o corpo.
  • Antes da cirurgia em um tumor para reduzir seu tamanho e permitir que ele possa ser removido usando técnicas cirúrgicas.
  • Após a remoção de um tumor. Após a remoção do tumor, com a quimioterapia garantimos que nenhuma célula cancerosa permaneça na área, impedindo a reprodução do câncer.
O que é a quimioterapia?

O tipo de quimioterapia e sua forma de administração devem ser estudados por um veterinário e, muito possivelmente, devemos ir à clínica de vez em quando.

Todos os tratamentos de quimioterapia funcionam atacando as células que se dividem rapidamente, como fazem as células cancerosas. É por isso que não apenas as células cancerosas malignas são afetadas, mas também outras células em divisão por todo o corpo.

A aplicação de quimioterapia em animais costuma ser menos prejudicial e com menos efeitos colaterais do que em pessoas. Isso ocorre porque o tratamento é menos agressivo em doses menores.

Os efeitos colaterais ocorrem com pouca frequência e, se ocorrerem, costumam ser leves e transitórios.

Radioterapia em cães com câncer

O uso da radioterapia em animais é muito mais antigo do que pensamos e é uma técnica que segue avançando desde o século XIXConsiste em um tratamento de câncer baseado em radiação.

As radiações ionizantes interagem com o material genético, podendo causar danos às células, principalmente àquelas que estão proliferando. Isso significa que, como na quimioterapia, pode afetar tanto as células cancerosas quanto as saudáveis.

O objetivo do tratamento por radioterapia é destruir o maior número possível de células tumorais, ao mesmo tempo que minimiza o impacto nos tecidos saudáveis.

A radiação pode ser fornecida através de uma fonte externa de radiação ou por meio de isótopos radioativos. Devido ao uso de equipamento de radioterapia, também é provável que esse tratamento só esteja disponível em clínicas especializadas.

Radioterapia em cães com câncer

A radioterapia em cães é indicada em todos os tumores em que não é possível operar ou nos que são residuais após uma doença. Alguns exemplos são:

  • Os tumores orais.
  • Tumores da cavidade nasal.
  • Tumores localizados no sistema nervoso central, como tumores cerebrais.
  • Mastocitomas, que é o tumor maligno de pele e tecido subcutâneo mais frequentemente diagnosticado em cães.

Se formos começar a aplicar quimioterapia ou radioterapia em nosso cão, é muito importante seguir rigorosamente as orientações indicadas pelo veterinário para obter os melhores resultados possíveis e poder observar uma melhora na qualidade de vida do animal.

  • Conceptos básicos de radioterapia. Portal Veterinaria. CIOVET. Centro Integral de Oncología Veterinaria.
  • Tratamiento de quimioterapia y radioterapia en perros y gatos. Albacora clínica veterinaria.
  • Imveterinaria. La radioterapia veterinaria plantea tratamientos que eran impensables para los animales.