Diferenças entre asno, burro e mula

Diferenças entre asno, burro e mula

Última atualização: 09 setembro, 2018

Embora seja fácil confundi-los um com o outro, essas espécies não são iguais. Por um lado, alguns espécimes são mais adequados para a agricultura e para os trabalhos que demandam força e geram desgaste físico. Por outro, de outras espécies se obtêm retinol, no leite das fêmeas. A substância tem propriedades regeneradoras que evitam o envelhecimento da pele.

Muita gente os confunde e falam do asno, do burro e da mula como se fossem o mesmo animal, mas a verdade é que existem algumas diferenças notáveis entre eles.

Asno, burro e mula: é tudo igual?

Em outras palavras, tanto o asno quanto o burro são palavras que designam um mesmo animal, um mamífero da família dos equinos. A mula, no entanto, é sim um animal distinto dos anteriores, e é fruto do cruzamento de um burro com uma égua.

Pelo fato de tanto o asno (burro) quanto a mula poderem ser muito bem aproveitados pelo ser humano, é importante saber suas particularidades para um posterior emprego do animal.

A utilidade do asno

Embora existam dois tipos de asnos, um é considerado doméstico, enquanto que o outro é selvagem. O burro conhecido pela maioria da sociedade é o doméstico.

O burro foi domesticado há apenas cinco mil anos, para ser incorporado em atividades agrícolas. Por causa do seu bom rendimento físico e sua alta resistência às condições de estiagem e calor, o asno doméstico é empregado ainda em alguns países. Ele é usado, sobretudo, para transportar carga e para montaria, enquanto que nos países industrializados praticamente desapareceram.

burro no campo

Em relação à popularidade do macho por causa de sua capacidade de transporte de carga, hoje em dia é a burra quem concentra todos os olhares. Seu leite contém retinol, substância que tem a capacidade de evitar o envelhecimento celular.

Dizem que Cleópatra já conhecia as propriedade do leite de jumenta, e para se manter jovem e bela, banhava-se nesse líquido.

A verdade é que, atualmente, a indústria farmacêutica está formulando cremes anti-idade a partir desse leite, que não só é antioxidante, mas também regenerador. Além disso, está sendo consumido da mesma forma que o leite de vaca, e cada vez mais se torna tendência, junto com o leite de soja e o leite de amêndoas.

Características do asno

Embora pareça incrível, um dos animais que tem parentesco com o burro é o rinoceronte. Compartilha com ele a característica de ser ungulado, quer dizer, é um mamífero com cascos. Além disso, o burro é um animal herbívoro que se alimenta de grama, arbustos, plantas e cardos.

O asno doméstico é capaz de se reproduzir todo ano, diferentemente do selvagem, que só se reproduz nos períodos de clima úmido. Depois de doze meses de gestação, a fêmea se encontra em condições de parir uma só cria, que pesa aproximadamente quarenta quilos e que será amamentada por dois meses.

O asno é um dos animais com maior capacidade para gerar híbridos. Geralmente realiza-se o cruzamento dele com outros equinos. A partir do cruzamento do asno-fêmea com um cavalo, há a geração de um bardoto, e a partir do asno com uma égua, se obtém a mula.

Características e utilidades da mula

mula

A mula possui muito mais força física e resistência do que seu progenitor, o asno. Por causa dessas características, foi essencial para a agricultura e indústria do século 19.

Uma das particularidades que a tornam popular é sua esterilidade, isto é, o fato de o burro e a égua terem dotação cromossômica diferente, no momento da gestação se produz um erro cromossômico que gera nas mulas a impossibilidade de dar crias.

A diferença cromossômica dos progenitores é a causa na mula de envelhecimento prematuro. É um animal que pode viver pelos mesmos anos que o cavalo, mas com um aspecto muito idoso.

O motivo das deficiências causadas pela mistura cromossômica se deve ao fato de tanto o bardoto quanto a mula terem sido criados pelo ser humano, ou seja, são espécies artificiais. Além disso, entre ambos os cruzamentos se considera de melhor qualidade o que dá como resultado a mula.

Finalmente, graças ao fato de ter herdado de seu pai a força e a resistência, a mula também é empregada para transportar carga e para montaris. Outra peculiaridade é que compartilha com seu progenitor as características orelhas largas e cabeça curta.

No entanto, o que definitivamente vai diferenciar a mula do asno é o resultado da herança por parte materna, ou seja, pela égua: tem sua altura, o mesmo tipo de dentes e a pelagem homogênea. Esperamos ter esclarecido as diferenças entre asno, burro e mula.

Pode interessar a você...
Quando dar leite de fórmula artificial para um filhote?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quando dar leite de fórmula artificial para um filhote?

Da mesma forma que acontece com os bebês, a melhor alimentação para os filhotes é o leite materno. No entanto, às vezes, isso não é possível.