Diferenças entre o urso pardo e o cinzento
Existem muitas espécies de ursos, mas duas em particular mantêm semelhanças incríveis e é difícil diferenciá-los. Curiosidades que nos enriquecem como pessoas e que nos aproximam do mundo animal fascinante pelo qual somos tão apaixonados. Hoje, falaremos sobre as diferenças entre o urso pardo e o cinzento.
Diferenças entre o urso pardo e o cinzento
De onde surgiu a ideia de que havia diferenças entre o urso pardo e o cinzento? Aparentemente, um candidato republicano dos Estados Unidos disse que o urso russo nunca morre, mas hiberna. Essa frase ecoou na Rússia, de onde o porta-voz estrangeiro respondeu: “Exceto o cinzento”.
Até então, não se pensava muito que ambos os animais fossem diferentes, mas supunha-se que pertenciam à mesma espécie e que suas diferenças eram mínimas e pouco marcadas para levá-las em consideração.
Mas isso serviu de alerta. Então, quais conclusões foram alcançadas sobre as diferenças entre o urso pardo e o cinzento?
Habitat
O urso pardo vive na Rússia, sobretudo em áreas florestais, mas evita viver nas que ficam mais ao sul. É um animal que precisa de frio, por isso sempre procura por mais áreas geladas para habitar.
Por outro lado, o urso cinzento é uma espécie de urso pardo que já está sendo considerada uma raça independente e que habita nos Estados Unidos, principalmente na região do Alasca; embora possa ser encontrado em muitos parques naturais, como o de Yellowstone.
Aparência
A primeira diferença está em sua pelagem, já que nos ursos cinzentos têm uma cor acinzentada e pelos longos, enquanto nos ursos pardos a pelagem é curta e marrom.
Por outro lado, os primeiros são maiores e mais fortes e podem pesar uma tonelada; já os segundos são menores e mais fracos.
Os cinzentos são um pouco desajeitados, embora muito ferozes, os marrons são mais ágeis, mais calmos e menos fortes.
Acredita-se que os ursos pardos são animais sanguinários que acabam com qualquer presa que atrapalhe seu caminho.
De fato, a história de “Cachinhos Dourados” é uma amostra da atitude que essa espécie de urso tem.
Isso é totalmente contrário ao papel desempenhado pelo urso pardo na cultura popular russa. Não apenas o chamam de maneira carinhosa, como também faz parte da simbologia nacional. Na verdade, um urso pardo foi o mascote dos Jogos Olímpicos realizados na Rússia, no ano de 1980.
Sua dieta
Embora ambos sejam onívoros, existem diferenças nos alimentos que comem, porque seus habitats são completamente diferentes. Mas uma coisa eles têm em comum, eles amam salmão! Como todos os ursos…
A diferença neste aspecto da dieta é que o urso pardo é ágil e pode ter acesso a frutas e bagas que estão no topo das árvores, enquanto o cinzento, dada a sua falta de jeito, não pode sequer sonhar com essa opção.
Sua cauda e suas pernas
A cauda do urso cinzento é muito mais curta que a do urso pardo. Não sabemos muito bem o que lhe possibilita facilidade ou dificuldade ao fazer movimentos ou tarefas próprias; mas é uma diferença marcante que nos ajuda a saber que tipo de urso são.
Por outro lado, suas garras são diferentes à primeira vista. As do cinzento são mais longas e mais nítidas; enquanto as do urso pardo são mais curtas.
Isso pode ser devido à capacidade de caçar daquele urso e a razão pela qual ele tem a capacidade de rasgar sua presa.
Como vimos, os dois animais se parecem muito e mesmo assim podem ser muito diferentes um do outro; você só deve saber encontrar as semelhanças e diferenças que marcam uma espécie ou outra. Você acha que agora pode indicar as diferenças entre o urso pardo e o cinzento?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Heard, D. C., Ciarniello, L. M., & Seip, D. R. (2008). Grizzly Bear Behavior and Global Positioning System Collar Fix Rates. Journal of Wildlife Management. https://doi.org/10.2193/2007-175
- Pasitschniak-Arts, M. (2007). Ursus arctos. Mammalian Species. https://doi.org/10.2307/3504138
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.