Semelhanças entre os gatos e tigres

· fevereiro 19, 2019
Todo mundo sabe que os gatos pertencem à família dos felinos, mas você sabe exatamente quais características eles compartilham com os tigres?

Que existem semelhanças entre os gatos e tigres é algo que é óbvio. Há até raças de gatos que se parecem exatamente com um tigre pequeno, como é o caso do gato bengali. Bem, além de suas características físicas, há também outras características de seu caráter e personalidade que também são muito semelhantes.

Semelhanças entre gatos e tigres

Dizem que os gatos vêm dos tigres, embora não saibamos se é verdade ou não; o que sabemos é que ambas as espécies têm semelhanças surpreendentes.

Você quer saber quais são? Bem, vamos listá-las:

Seu corpo

Tanto o corpo do gato quanto o do tigre são muito semelhantes e ambos são feitos para a caça, dada a sua anatomia e flexibilidade.

Eles também compartilham uma característica física em seus dedos, pois eles têm cinco nas patas dianteiras e quatro nas traseiras.

Este não é um fato sem importância, pois lhes dá agilidade, força e velocidade, habilidades que são muito úteis quando se trata de caçar ou mesmo fugir de um predador.

Esses dedos também permitem que eles caminhem na ponta dos pés, como se fossem dançarinos, a fim de se deslocar em silêncio e surpreender suas presas.

Dieta

tigre comendo pata de porco

Gatos bebendo leite é uma imagem comum, mas enganosa. Na verdade, o estômago deles não está preparado para isso.

A dieta de um gato é tão carnívora quanto a de um tigre, e a carne ou o peixe devem ser o ingrediente principal de suas refeições.

Por exemplo, em lojas onde vendem alimentos pré-cozidos para gatos, estes tendem a conter um alto teor de carboidratos e vegetais, muito maior do que a carne.

No entanto, a verdade é que nada disso alimenta o gato, porque, como os tigres, eles precisam de proteínas da carne ou do peixe.

Uma das recomendações que geralmente são feitas para gatos é alimentá-los com a dieta Barf. Ela consiste em uma dieta crua, com alimentos naturais com os quais você pode criar um equilíbrio de nutrientes.

Eles marcam território

Embora os cães sejam conhecidos por marcar território, os gatos também o fazem, assim como todos os gatos selvagens.

Nenhum deles gosta de compartilhar o que é deles e sempre deixa seu rastro de urina ou fezes, para que todos entendam a mensagem de “isso é meu”.

Os gatos sentem essa mesma necessidade, embora tenha sido demonstrado que, com a esterilização, esse comportamento não é frequente.

Os horários

Seu gato vem te acordar ao amanhecer e depois passa vinte horas dormindo (durante o dia)? Bem, não pense que ele faz isso para irritá-lo, mas porque, como acontece com os outros felinos, seus horários de caça são à noite e ao amanhecer; no resto do tempo, eles descansam.

Isso ocorre porque, no habitat natural dos tigres, se eles saírem para caçar a essa hora da noite, por causa da cor de sua pele, é menos provável de serem vistos. 

Como os felinos possuem um aguçado sentido de visão e audição, podem se mover livremente à noite.

tigre na noite

Seu DNA

É óbvio que, apesar das muitas semelhanças entre gatos e tigres, eles não são iguais; então não é possível que eles compartilhem 100% do seu DNA. Entretanto, parece que o tigre compartilha 95,6% de DNA com o gato doméstico.

As cores

A pelagem dos gatos e dos felinos selvagens não é mera coincidência, foi criada para a camuflagem. Portanto, há uma grande variedade de cores, dependendo do ambiente em que vivem, e embora os gatos não precisem de camuflagem em casa, estão preparados para qualquer situação que possam enfrentar.

Estas são as semelhanças entre os gatos e tigres mais incríveis, causadas ​​por um DNA muito semelhante. Se você tem um gato em casa, preste atenção, com certeza irá aprender muito sobre os felinos mais selvagens.

  1. Sunarto S, Kelly MJ, Parakkasi K, Hutajulu MB. Cat coexistence in central Sumatra: Ecological characteristics, spatial and temporal overlap, and implications for management. J Zool. 2015;
  2. Donoghue a M, Johnston L a, Seal US, Armstrong DL, Simmons LG, Gross T, et al. Ability of thawed tiger (Panthera tigris) spermatozoa to fertilize conspecific eggs and bind and penetrate domestic cat eggs in vitro. J Reprod Fertil. 1992;
  3. Biró Z, Lanszki J, Szemethy L, Heltai M, Randi E. Feeding habits of feral domestic cats (Felis catus), wild cats (Felis silvestris) and their hybrids: Trophic niche overlap among cat groups in Hungary. J Zool. 200