Diferenças entre lhamas e alpacas

Dizer a diferença entre uma lhama e uma alpaca sem nunca tê-las visto pessoalmente pode ser difícil. Aqui você aprenderá a reconhecê-las separadamente.
Diferenças entre lhamas e alpacas

Última atualização: 20 junho, 2022

Ambos adoráveis, com personalidade forte e pelos macios. No entanto, são espécies diferentes, por isso nunca é demais saber as diferenças entre as lhamas e as alpacas.

São 2 animais que hibridizam entre si praticamente desde que começaram a passar pelo processo de domesticação, por isso diferenciá-los a nível taxonômico tem sido um desafio para os pesquisadores. Aqui você poderá conhecer os resultados e as diferenças entre as duas espécies, então não perca.

Semelhanças entre lhama e alpaca

Por que essas duas espécies são tão frequentemente confundidas? É verdade que sua aparência é semelhante, pelagem lanosa, pescoço longo e esbelto, cospem quando ficam com raiva e são gregárias. Na verdade, elas vivem em habitats semelhantes e ambas são herbívoras, por isso é lógico não saber a diferença à primeira vista.

Tanto a alpaca quanto a lhama se distribuem no norte da Argentina, oeste da Bolívia, nordeste do Chile, desde o Equador e nos Andes do Peru.

Em nível taxonômico, tanto a lhama quanto a alpaca pertencem à família dos camelídeos, à qual também pertencem camelos, dromedários, vicunhas e guanacos. Todos são mamíferos artiodáctilos (ungulados com um número par de dedos).

Por outro lado, também são duas espécies de ruminantes, ou seja, realizam uma primeira fase de digestão na cavidade do estômago chamada rúmen e depois a regurgitam. Uma vez que essa porção retorna à boca, esses animais mastigam o bolo novamente para favorecer sua fermentação posterior.

Quais são as diferenças entre lhamas e alpacas?

Apesar dessas semelhanças, as diferenças entre esses dois camelídeos são substanciais, e não apenas em relação à aparência. Vamos conhecê-los um pouco melhor e caracterizar as lhamas e as alpacas comparando-as entre si. Não perca!

1. Taxonomia

Conforme mencionado na introdução, a classificação de lhamas e alpacas tem sido um desafio para os taxonomistas. Finalmente, no início do século XXI, a alpaca Vicuña pacos e a lhama Lama glama foram nomeadas.

No entanto, as 4 espécies de camelídeos que habitam a América do Sul podem hibridizar entre si e dar origem a descendentes férteis. Extensos estudos de DNA revelaram, de fato, que as alpacas estão mais intimamente relacionadas às vicunhas do que às lhamas. Estas, por sua vez, estão mais próximas (biologicamente falando) dos guanacos.

2. Aparência

A principal e mais marcante das diferenças entre lhamas e alpacas é sua aparência. É possível que vendo separadamente você encontre mais semelhanças do que qualquer outra coisa, mas é fácil encontrar diferenças se você observar os seguintes aspectos:

  • Tamanho: as alpacas são menores que as lhamas. Não costumam ultrapassar um metro de altura até a cernelha, enquanto as lhamas atingem 150 cm de altura sem contar o pescoço e a cabeça.
  • Pescoço: o das lhamas é mais comprido que o das alpacas, as quais exibem uma aparência mais ereta e reta.
  • Orelhas: as alpacas têm orelhas arredondadas, mas as orelhas das lhamas são pontudas, mais triangulares.
  • Focinho: as lhamas têm um focinho mais longo e mais pronunciado.
  • Pelagem: o pelo das lhamas é mais áspero, enquanto o das alpacas é macio ao toque. As alpacas também exibem uma maior variedade de cores.

3. Comportamento

Embora ambas as espécies sejam gregárias e sociáveis com os humanos, a verdade é que as lhamas são muito mais ousadas que as alpacas. Estas últimas têm um caráter mais tímido e retraído, por isso é mais difícil ganhar sua confiança.

Rebanhos de alpacas costumam se misturar com os de outros animais, como lhamas e ovelhas, e conviver em paz.

4. Exploração

As lhamas começaram a ser exploradas há cerca de 6 a 7 mil anos nos Andes peruanos. Nessa região, elas eram usadas como animais de carga, pois eram capazes de carregar peso e percorrer caminhos montanhosos entre povoados.

Por outro lado, a alpaca é usada principalmente por sua lã, pois com ela são feitas roupas de alta qualidade. Suas fezes também são usadas para fertilizar as plantações e sua carne é consumida.

As diferenças entre as lhamas e as alpacas são notáveis se você tiver a oportunidade de interagir com elas. Mesmo assim, é normal que às vezes seja difícil, pois a hibridização entre as duas espécies está aumentando, o que ameaça ambas as populações. Esse fenômeno é obra do ser humano e começou com a conquista espanhola.

Por isso é de vital importância conhecer os camelídeos da América do Sul e suas maravilhosas características. Aprender com eles é dar-lhes uma identidade, e reconhecê-los como seres sencientes é respeitar e ter empatia por esses animais. Esse é o primeiro passo para preservar as espécies mais emblemáticas de cada região, e as lhamas e alpacas não merecem menos que isso.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre os camelos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Curiosidades sobre os camelos

Os camelos são animais incríveis cuja aparência esconde vários segredos e curiosidades. Conheça algumas delas neste espaço!