Diferenças entre pinscher e chihuahua
Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez
Às vezes, dependendo das raças, pode ser fácil confundir determinados cães com outros. Portanto, ao conhecer as características de cada uma delas fica mais fácil de determinar o que as diferencia. Vamos conferir no espaço a seguir a principal diferença entre as raças pinscher e chihuahua.
São duas raças mundialmente conhecidas cujos tamanhos (quando falamos do pinscher miniatura) e cores da pelagem (se for escura no chihuahua) podem causar dúvidas na hora de distingui-las. Porém, como será mostrado a seguir, não é tão difícil determinar se é determinado cão pertence a uma raça ou outra.
Conhecendo as características do chihuahua
De origem mexicana, esse cachorrinho costuma ter entre 15 e 25 centímetros de altura e um peso que varia entre 1 e 3 quilos, se não for um chihuahua toy, que normalmente não chega a pesar um quilo. O chihuahua é considerado por especialistas como menor raça do mundo.
Em sua cabeça, que tem o formato de uma maçã, se destacam olhos grandes, redondos e expressivos, conferindo-lhe aquele aspecto vivo que o cão possui. Também chama a atenção a sua trufa arrebitada, que pode se apresentar em diferentes cores: preta, marrom e castanha, entre outras.
Continuando com a cabeça, sua forma cefálica é coroada por orelhas grandes, eretas e abertas, bem largas na base. Quanto ao focinho, é curto, mas afiado na ponta, com lábios apertados e limpos, e cuja mandíbula tem mordedura em tesoura.
O seu corpo é compacto, com um dorso curto mas firme e costas musculosas. A cauda é moderadamente longa: é larga na base e vai afinando gradualmente até a ponta. Quanto à pelagem, distingue-se entre duas variedades da raça: a de pelo curto e a de pelo comprido. Suas cores podem ser muito variadas: preta, marrom, creme, branca, castanha, mistura de duas delas ou tricolor.
Quanto ao caráter do chihuahua, pode-se dizer que são cães que se destacam por serem muito inquietos, corajosos e estarem em constante alerta. Eles podem ser muito nervosos e latir bastante, mas tudo vai depender da educação oferecida, bem como da correta socialização do animal.
Características do pinscher miniatura
Conhecer um pouco o pinscher miniatura também facilitará a determinação posterior das muitas diferenças entre ele e os chihuahuas.
O pinscher miniatura tem suas origens na Alemanha no início do século XX e possui praticamente todas as características do seu “irmão mais velho”, só que em formato reduzido. Seu tamanho é de cerca de 25-30 centímetros e seu peso varia entre 4 e 6 quilos.
Seu corpo tem uma aparência quadrada, com um crânio longo e forte, e uma testa plana. Suas orelhas são retas em forma de “V” e seus olhos de cor escura são de forma oval. Além disso, vale destacar a trufa negra, o focinho acabado em cunha truncada e a mandíbula poderosa com mordedura em tesoura.
A pelagem que cobre o corpo é curta, brilhante e densa, sem espaço para a calvície. Em relação à cor do pelo, pode haver dois casos na raça. O pinscher miniatura pode ser unicolor (castanho-escuro mais avermelhado ou castanho-avermelhado) ou preto e castanho.
No que se refere ao seu caráter, esse cão possui uma energia transbordante, que se traduz em curiosidade e dinamismo. Ele tem um temperamento forte e é um cão muito confiante. Pode ficar desconfiado com estranhos, porém, é muito carinhoso com sua família.
Uma vez esclarecidas as principais características de cada uma das raças, é possível determinar as diferenças entre pinscher e chihuahua. Não pare por aqui!
Diferenças entre pinscher e chihuahua
Existem muitos detalhes que indicam claramente a diferença entre um cão pinscher miniatura e um chihuahua. Confira quais são elas, divididas por categorias.
Diferenças na cabeça
Em relação à cabeça desses cães, podemos distinguir vários aspectos diferentes:
- O próprio formato. Enquanto o chihuahua tem uma cabeça arredondada, devido ao formato de maçã mencionado acima, no caso do pinscher ela é mais quadrada.
- A trufa. O nariz do chihuahua pode ter diferentes cores dependendo do tom de sua pelagem. Já a trufa de pinscher é sempre preta.
- Olhos. Outra das diferenças entre pinscher e chihuahua é o formato dos olhos: no primeiro são ovais, enquanto no segundo são bem redondos.
- Focinho. O focinho do pinscher miniatura é alongado, terminado em uma cunha truncada, enquanto o do chihuahua é curto e largo.
- Mordida. Embora o normal seja que ambos tenham uma mordedura em forma de tesoura, há espécimes de chihuahua que apresentam forma de pinça.
- Orelhas. O formato dessas estruturas é o mesmo em ambas as raças, mas as orelhas do cão de origem mexicana permanecem sempre em pé e as do cão alemão ficam caídas no rosto.
Diferenças no corpo
Sem levar em conta a cabeça, uma vez que as diferenças nessa parte já foram mencionadas, esses são os outros detalhes corporais que diferenciam as duas raças:
- O próprio formato do corpo. Ambos têm corpo quadrado e compacto, mas esse formato é muito mais pronunciado no pinscher.
- O tamanho. Outra das diferenças entre pinscher e chihuahua está no tamanho. Embora os dois cães sejam pequenos, o primeiro é um pouco mais alto (máximo de 25 centímetros para o chihuahua, em comparação com 30 para o pinscher). É importante lembrar que o peso de um chihuahua não deve ultrapassar 3 quilos, enquanto o pinscher pode chegar a 6 quilos.
- Cor do pelo. No caso do chihuahua, pode variar muito, tanto em tons claros quanto escuros. Já a pelagem do pinscher não tem tanta variedade e é sempre escura.
- Quantidade de pelo. A quantidade e o comprimento da pelagem também são elementos diferenciadores entre as duas raças. Para o pinscher existe apenas a possibilidade curta e espessa. No caso dos chihuahuas, existem animais com pelos curtos ou longos, e até chihuahuas sem pelos, que estão ficando bem famosos.
- Troca de pelo. Devido à característica acima, deve-se notar que o chihuahua troca de pelo muito mais que o pinscher.
- Cauda. Embora em ambos os casos a cauda seja longa, infelizmente no caso do cão alemão alguns espécimes ainda são submetidos ao seu corte.
Diferenças comportamentais
Ambos os cães coincidem em muitos aspectos de comportamento e temperamento: eles são enérgicos, vivazes, afetuosos e inteligentes. No entanto, a diferença entre pinscher e chihuahua nesse aspecto é que o último costuma ser muito mais desobediente que o outro, portanto, requer uma prática educacional mais reforçada e continuada.
Além disso, outra característica que os diferencia é que o chihuahua se adapta melhor às mudanças, mas, como ponto a favor do pinscher, deve-se dizer que seu treinamento é muito mais fácil. Por isso, e embora conviver com ambos possa ser extraordinário, para quem não tem tempo para se dedicar a um treinamento perseverante é mais fácil conviver com um pinscher.
Isso é especialmente importante se houver crianças em casa, pois embora ambos sejam cães brincalhões, os chihuahuas são menos tolerantes, portanto a socialização deles, além de sua educação, deve ser mais intensa.
Diferenças nos cuidados
Embora os cuidados necessários em ambos os casos sejam semelhantes, há um aspecto em que se observa grande diferença. Trata-se do cuidado com a pelagem quando analisamos o pinscher e o chihuahua de pelo comprido. Este último requer cuidados com a pelagem (escovação frequente, corte, etc.), o que o pinscher não exige devido ao seu pelo curto e denso.
Tanto o pinscher em miniatura quanto o chihuahua são excelentes companheiros de vida e cães cheios de energia e vitalidade. Com todos essas informações, você poderá escolher seu animal de estimação sem problemas!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pinscher miniatura. Federación Cinológica Internacional. Recogido el 10 de julio en http://www.fci.be/nomenclature/Standards/185g02-es.pdf
- Chihuahueño. Federación Cinológica Internacional. Recogido el 10 de julio en http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/218g09-es.pdf
- di Mazzarino, B. L. L., Marengoni, A., & Falsina, G. (2018). El Chihuahua. De Vecchi Ediciones.
- Land, B., Bevia, H., & Hunthausen, W. (2016). Pinscher miniatura. Tikal.
- Hoppendale, G., & Moore, A. (1899). Miniature Pinschers. The Ultimate Miniature Pinscher Dog Manual. Miniature Pinscher care, costs, feeding, grooming, health and training all included. by George Hoppendale (2014–11-05). IMB Publishing.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.