Documentários sobre animais que você não pode perder

· outubro 1, 2018
Estes documentários falam sobre os ciclos de vida dos animais, como eles se alimentam, quais suas técnicas de sobrevivência ou como eles se reproduzem.

Se você quer aprender um pouco mais sobre a natureza, suas aventuras fascinantes e, em alguns casos, os perigos que devem ser superados devido à poluição e mudanças climáticas, recomendamos os seguintes documentários sobre animais.

Alguns documentários sobre animais

Seja na Antártica, na África do Sul ou na Península Arábica, a vida selvagem nos surpreende com suas técnicas de sobrevivência, alimentação e reprodução. 

Nos seguintes documentários sobre animais, você aprenderá muito sobre espécies fascinantes:

  1. A Marcha dos Pinguins

Não é uma história dos antigos romanos ou das dinastias chinesas, mas o caminho que todos os anos milhares de pinguins imperadores fazem para a terra congelada da Antártida.

Esta região é caracterizada por suas condições climáticas adversas, pois a temperatura pode chegar a 40°C negativos. Esta ave não voa, mas nada muito bem, e precisa atravessar uma planície congelada para sobreviver.

A Marcha dos Pinguins mostra a preparação, os obstáculos e a organização dos pinguins para que seus filhotes possam perpetuar a espécie.

  1. The Cove

Um ex-treinador de golfinhos da série Flipper chamado Ric O’Barry nos traz um dos documentários sobre animais que é bastante “forte”, já que conta a realidade dessa espécie.

O agora defensor dos direitos dos cetáceos conta como um espécime “tentou cometer suicídio” ao fechar voluntariamente o orifício de respiração quando foi capturado para ser levado a um oceanário.

Golfinhos livres saltando no mar

Em The Cove, o homem se infiltra no porto de pesca de Taiji, no Japão, para documentar o que acontece quando se caça golfinhos.

Esta prática envolve a morte de mais de 23 mil exemplares por ano.

  1. Migração Alada

Outro dos documentários sobre animais que fala sobre as longas viagens que certas espécies devem fazer durante a temporada de migração.

Este curta-metragem feito em 2001 mostra a longa viagem de pássaros que voam incansavelmente por quilômetros de acordo com a estação do ano.

Migração Alada

No filme francês Migração Alada vamos ter a oportunidade de conhecer o nosso planeta a partir da visão de um pássaro, a partir do alto. Balões e ultraleves foram usados ​​para filmar o documentário.

  1. A última leoa

É sem dúvida um dos melhores documentários que fala sobre animais silvestres. Permite-nos acompanhar a leoa Lady Liuwa, que mora no Parque Nacional de Liuwa, no Zâmbia, África.

Ela é a única fêmea da espécie em toda a área e deve aprender a sobreviver sozinha, já que leva uma vida muito solitária, algo que em ‘situações normais’ não aconteceria.

A última leoa

O filme retrata em primeira pessoa essa linda leoa, que se tornou “amiga” das câmeras que retrataram toda a sua vida.

O documentário faz uma crítica muito forte à caça ilegal no continente africano. A falta de regulamentação dessa prática, os “troféus” animais e a venda ilegal são responsáveis ​​pela situação em que Lady Liuwa se encontra.

  1. Terra

O último dos documentários sobre animais nesta lista é um longa-metragem, que resume e complementa uma série televisiva chamada Planet Earth (Planeta Terra, em português) produzida pela BBC britânica.

Terra é uma produção de quase 100 minutos, durante os quais você vai se maravilhar com a beleza das paisagens e perfeição da natureza.

Urso polar

O objetivo desta produção foi destacar o mais incrível do planeta em termos de biodiversidade, já que podemos ver desde uma baleia jubarte até um elefante africano.

Uma das melhores cenas é a sequência que começa no espaço e termina com um close-up de um urso polar no Ártico. 

Outra das tomadas memoráveis ​​é a dos elefantes se refrescando em um lago do Okavango.