Doenças que podem provocar perda de peso em cães

outubro 2, 2019
A perda de peso em cães é comum na maioria das patologias crônicas.

A perda de peso em cães é considerada normal desde que responda a razões justificadas, como exercícios ou uma mudança planejada na dieta. No entanto, quando a perda é drástica e aparentemente espontânea, este pode ser um sintoma de uma patologia grave.

Como regra geral, a perda de peso em cães é considerada clinicamente significativa quando excede 10% do peso corporal normal. Para conhecer os parâmetros normais, existem tabelas de orientação dependendo da raça e da idade.

No entanto, vale destacar a possibilidade de pequenas variações no peso ideal do animal de acordo com o fator genético.

Da mesma forma, deve-se levar em consideração que fatores comuns, como sazonalidade ou estresse, podem causar pequenas flutuações no estado físico dos animais de estimação. No entanto, essas variações costumam ser temporárias e não representam um risco, a priori, para a saúde.

Como avaliar a perda de peso em cães

Embora em casos de uma diminuição grave da massa corporal seja preciso ir ao veterinário, os donos podem fazer uma verificação preliminar do estado de magreza do seu animal de estimação:

  • Ao passar as mãos pelo corpo do animal, as costelas podem ser sentidas devido à falta de uma camada intermediária de gordura.
  • Ao observar o cão de cima ou de lado, é possível ver uma cintura marcada.
  • Após a pesagem, verifica-se a perda notável de quilos no animal em relação às medições anteriores.

Algumas das perguntas que os especialistas em saúde animal costumam fazer aos donos se referem ao apetite, dificuldade de engolir ou a aparência das fezes.

A esterilização ou a frequência com que o tratamento preventivo de dirofilariose é administrado também são aspectos a serem avaliados.

Geralmente, essas questões são complementadas por um exame físico completo. Exames de sangue, urina, fezes e até radiografias podem ser solicitados pelo veterinário.

Como avaliar a perda de peso em cães

Possíveis doenças

A perda de peso em cães pode estar associada a várias doenças crônicas, mesmo que apenas em algum estágio delas. Entre as patologias mais comuns estão:

  • Doenças gastrointestinais. Nestes casos, a perda de peso é acompanhada por vômitos, diarreia, constipação e letargia. Esses sintomas causam falta de apetite com a consequente perda de massa corporal.
  • Insuficiência renal crônica. Nela, a função excretora ou metabólica dos rins é afetada, o que causa fraqueza no animal.
  • Megaesôfago ou dilatação esofágica. Cães com essa condição, que costumam ser grandes, ficam com o esôfago inchado e aumentado, incapaz de transportar alimentos de maneira eficaz.
  • Insuficiência pancreática exócrina (DIP). Quando o pâncreas não produz as enzimas digestivas, quantitativa ou qualitativamente, os cães não obtêm os nutrientes necessários. Portanto, apesar da magreza, os animais que sofrem com isso sentem um apetite voraz. O mesmo vale para doenças do fígado.
  • Diabetes. Essa patologia é bastante comum entre os cães, principalmente nos de idade avançada. A magreza excessiva costuma ser associada a ela, e é um dos sintomas que ajudam no diagnóstico de cães diabéticos.
Cachorro magro dormindo

A lista de doenças crônicas ligadas à perda de peso em cães é substancial porque a maioria das patologias influencia o apetite e o nível de atividade do animal.

Diante de um caso de magreza extrema aparentemente injustificada, é aconselhável se prevenir e consultar um veterinário o mais rápido possível.

  • RoyalCanin. Why is my dog losing weight? (S.f). Recuperado de https://www.royalcanin.com/us/dogs/health-and-wellbeing/why-is-my-dog-losing-weight
  • VetWest. Rapid weight lost in dogs. (S.f). Recuperado de https://www.vetwest.com.au/pet-library/rapid-weight-loss-in-dogs
  • Ward, E. (S.f). VCA. Weight loss-Abnormal in dogs. Recuperado de https://vcahospitals.com/know-your-pet/weight-loss-abnormal-in-dogs