12 tipos de cães que parecem raposas

O comportamento das raposas nunca será semelhante ao de um cão, por isso mantê-las como animais de estimação é difícil e requer muito empenho por parte do tutor. Mesmo assim, existem certos cães se parecem com elas.
12 tipos de cães que parecem raposas

Última atualização: 04 janeiro, 2022

As raposas são considerados animais muito carismáticos devido à sua aparência curiosa. Por esse motivo, algumas pessoas desejam mantê-las em casa como animais de estimação. Porém, por não ser uma espécie domesticada, vários problemas podem surgir ao tentar adaptá-las à vida em cativeiro. Por isso, é melhor optar por outros animais de estimação, como os cães.

Os cães passaram por um processo de domesticação que os transformou no melhor amigo do homem. Graças à sua proximidade, algumas raças desses quadrúpedes apresentam certa semelhança com outros canídeos. Continue lendo e descubra alguns tipos de cães que parecem raposas.

Por que as raposas não são uma boa escolha como animal de estimação?

As raposas têm uma aparência muito agradável e amigável, mas sua personalidade costuma ser solitária e independente. Este último traço é o motivo pelo qual esse animal não pode ser totalmente domesticado. Consequentemente, as raposas não prosperam bem em um ambiente doméstico ou dentro de casa. Além do mais, em muitos casos, elas não podem viver com outros animais domésticos (como cães ou gatos).

Apesar disso, algumas pessoas pensam que as raposas são uma boa escolha como animais de estimação, o que está longe de ser verdade. Isso ocorre porque elas ainda têm instintos selvagens que as mantêm alertas e ativas o tempo todo. Além disso, sua vontade de cavar pode destruir certas partes da casa.

Consequentemente, não é uma boa ideia manter as raposas em casa, a menos que você tenha um espaço amplo para elas (e as licenças pertinentes).

Cães que parecem raposas

Há uma grande variedade de raças de cães hoje em dia, então não é incomum encontrar algumas que se assemelham muito a raposas. Dessa forma, você pode ter um animal de estimação muito parecido com esse animal sem ter que lidar com seus hábitos selvagens. Aqui estão 12 tipos de cães muito semelhantes às raposas.

1. Spitz finlandês

O spitz finlandês é bastante enérgico e tem um pelo bege-avermelhado semelhante ao das raposas. Esse cão foi reconhecido por ser uma das melhores raças para a caça, pois é capaz de seguir rastros e alertar o tutor com latidos. Seu temperamento é muito amigável, embora precise de exercícios regulares para gastar suas energias.

Um spitz finlandês na neve

2. Cão de Chindo

Os cães Chindo são originários da Coreia do Sul, onde são reconhecidos por serem excelentes guardiães e companheiros leais. O aspecto dessa raça mantém algumas características faciais das raposas, mas com cores mais variadas que não são tão semelhantes. Além disso, possui um comportamento muito enérgico, uma agilidade incrível e uma postura notável, por isso a sua presença é bastante carismática.

Um cachorro Chindo olha para a câmera.

3. Spitz indiano

Esse cão é pequeno, com apenas 33 centímetros de altura e tem uma pelagem vistosa e volumosa. O aspecto do spitz indiano lembra muito o de uma raposa, embora de tamanho menor, o que pode ser aproveitado pelos tutores. Essa raça é muito carinhosa com todos os membros da família. No entanto, seu temperamento não permite que ele socialize com outros animais de estimação.

Um cachorro spitz indiano.

4. Alaskan klee kai

Esse cão é uma versão em miniatura da raça husky, por isso mantém as características de um husky siberiano. O alaskan klee kai é muito enérgico e amoroso com seus tutores. Por esse motivo, costuma ser uma raça muito popular como animal de estimação para famílias pequenas. Infelizmente, esses tipos de cães são propensos a doenças genéticas devido à alta endogamia comum à raça.

Um dos cães parecidos com raposas.

5. Shiba inu

O shiba inu representa uma raça ancestral do Japão e era usada para a caça. Apesar do seu tamanho, esses animais suportam bem ambientes montanhosos e são bastante ágeis. Além disso, suas expressões faciais e pelos avermelhados os tornam semelhantes a uma raposa. Graças a essa aparência carismática, a popularidade desse cão cresceu consideravelmente em vários países.

Um shiba inu.

6. Vulpino-italiano

O vulpino-italiano caracteriza-se por possuir uma pelagem semiprotuberante que cobre todo o corpo. Além disso, seus traços faciais são muito semelhantes aos de uma raposa, mas com tamanho de apenas 30 centímetros de altura. Essa raça precisa se exercitar regularmente, pois dessa forma relaxa e convive pacificamente com os seus tutores.

Um dos cães parecidos com raposas.

7. Cão esquimó americano

O traço mais característico do cão esquimó é a sua pelagem branca e volumosa, o que o torna bastante atraente aos olhos. Além disso, essa raça está entre as mais fáceis de adestrar, pois é muito ativa e atenta aos seus tutores. Portanto, é considerado um excelente animal de estimação para a família.

Um cão esquimó americano.

8. Chihuahua de pelo comprido

Os chihuahuas são uma raça nativa do México que se caracteriza por seu tamanho diminuto. Por sua vez, a variedade de cabelos longos lembra muito uma raposa em miniatura. Graças à sua personalidade curiosa e carismática, esses cães se tornaram populares em várias partes do mundo.

Um chihuahua sorridente.

9. Pastor islandês

Essa raça é a única nativa da Islândia e possui um charme incrível graças às suas expressões faciais. O pastor-islandês tem cerca de 45 centímetros de altura e mantém muitas características típicas do spitz. No entanto, é um cão muito ativo que costuma fazer exercícios, por isso também é usado para pastorear ovelhas.

Um pastor islandês.

10. Malamute do alasca

Esse cão tem sua origem nas áreas árticas, onde se tornou popular por sua capacidade de carregar muito peso. Por isso, é conhecido como um cão de trenó capaz de puxar cargas em áreas nevadas. A raça tem orelhas pontudas e pelo inchado que fazem os animais parecerem um pouco com raposas. São cães que gostam de fazer muitos exercícios e de estar ativos.

Um malamute do Alasca: cães que parecem raposas

11. Schipperke

Essa raça de cão é uma versão em miniatura dos pastores, pelo que também mantém uma atitude ativa e enérgica. Apesar disso, são cães dóceis que gostam muito de seus tutores. Em relação à sua aparência, eles exibem uma abundante pelagem de cor escura que os torna impressionantes a olho nu. Além disso, seus traços faciais os fazem parecer pequenas raposas pretas.

Um dos cães que parecem raposas

12. Caçador de alces norueguês (elkhound)

A raça elkhound foi usada para caçar alces, então os espécimes podem se mover bem em ambientes montanhosos e frios. Consequentemente, esses cães têm uma atitude enérgica e superprotetora. Portanto, é melhor treiná-los para controlá-los quando se sentirem atacados. A aparência de seu pelo e o formato de seu rosto lembram um pouco as raposas prateadas, embora suas cores sejam mais escuras e variadas.

Um cachorro elkhound.

Como você pode ver, há uma grande variedade de cães que se parecem muito com raposas. Apesar de terem suas diferenças, esses animais ainda são uma das melhores opções como animais de estimação, uma vez que os animais não domesticados são uma péssima escolha para o lar.

This might interest you...
5 diferenças entre lobos e cães
Meus Animais
Leia em Meus Animais
5 diferenças entre lobos e cães

As diferenças entre lobos e cães se concentram em sua anatomia, seu sistema digestivo, sua socialização e sua flexibilidade comportamental.



  • Clutton-Brock, J. (1995). 2 Origins of the dog: domestication. The domestic dog: Its evolution, behaviour and interactions with people, 7.
  • American Kennel Club. (2021). American Kennel Club. Dog breeds. [En linea] Disponible en: https://www.akc.org/dog-breeds/ [Recuperado el 23 de noviembre 2021].
  • Rigg, R. (2001). Livestock guarding dogs: their current use world wide. Canid Specialist Group.
  • Serpell, J. A., & Duffy, D. L. (2014). Dog breeds and their behavior. In Domestic dog cognition and behavior (pp. 31-57). Springer, Berlin, Heidelberg.
  • Fagnani, J., Bentosela, M., & Barrera, G. (2017). Detección del estado atencional humano en zorros en cautiverio: influencia de los niveles de sociabilidad. Revista de psicología (Santiago), 26(1), 42-53.