Enriquecimento ambiental para papagaios

julho 9, 2018

Os Psittacidae, vulgarmente conhecidos como papagaios, são animais selvagens. Isso, unido à sua enorme inteligência e à complexidade de suas relações sociais, faz com que o enriquecimento ambiental seja algo muito importante para oferecer-lhes uma boa qualidade de vida.

O enriquecimento ambiental para papagaios é uma forma de melhorar o bem-estar de nossos animais de estimação. Devemos ter em conta que a criação em cativeiro nem sempre satisfaz todas as suas necessidades. Então, nosso objetivo deverá ser permitir que os animais se comportem de forma natural.

O enriquecimento ambiental para papagaios

As aves são mais apropriadas a serem criadas em pares, e isso é de especial importância para papagaios. São espécies que necessitam da socialização. O ideal para isso é que o papagaio conviva com membros de sua espécie ou com outras aves. Além disso, a maioria deles pode criar boas amizades, mesmo que não seja com aves da mesma espécie.

Enriquecimento ambiental para papagaios: saiba mais

Se não possuírem outra ave para conviver, se tornarão muito dependentes de nós. Isto pode desenvolver problemas como a ansiedade pela separação e processos psicológicos muito similares à depressão.

Incentive a boa alimentação

Quando falamos de alimentação, nos referimos ao tempo investido pelo animal para se alimentar e a todos os comportamentos de busca e manipulação. A alimentação de papagaios é muito variada, podendo ser muito interessante se variarmos a forma como a dispomos.

As bandejas de alimentação são muito eficazes no enriquecimento ambiental. Elas consistem em colocar numa superfície diferentes substratos e objetos misturados à comida. Podemos fazer várias combinações para criar bandejas distintas:

  • Comestíveis: amendoim, frutas desidratadas, pedaços de maçã ou cenoura, macarrão cozido, etc.
  • Substrato: aparas, jornais rasgados, confetes, feno, etc.
  • Objetos: cabos, plugues, rolhas, cordas, etc.

Há também muitos dispositivos de enriquecimento ambiental para papagaios que nos permitem deixar o processo da alimentação mais trabalhoso. São exemplos os tubos de bambu, cocos e até brinquedos que precisam que seja acionada uma alavanca para que a ave possa conseguir o alimento.

Outra ideia é cortar as frutas de uma forma especial, como fazer guirlandas com maçã ou cenoura. Além disso, é também interessante colocar a comida em cestas que o papagaio precise manipular para poder comer.

As bandejas de alimentação são muito eficazes no enriquecimento ambiental para papagaios. Elas consistem em colocar numa superfície diferentes substratos e objetos misturados à comida. Podemos fazer várias combinações para criar bandejas distintas.

Música, um enriquecimento sensorial perfeito

Um enriquecimento ambiental para papagaios ideal faz uso da música. Muitos Psittacidae possuem senso de ritmo, sendo apaixonados por imitar e reproduzir os sons que escutamEsta característica faz os papagaios e, especialmente as cacatuas, únicos no reino animal.

Mas devemos ter cuidado, pois alguns ritmos ou sons podem ser incômodos para nossos animais. O ideal é começar por sons relaxantes, como a música clássica, e ir experimentando outros gêneros. Conhecer nosso animal de estimação é vital para o enriquecimento, pois eles podem se incomodar com algo.

Você sabe o que é enriquecimento ambiental para papagaios?

Muitos Psittacidae possuem senso de ritmo, sendo apaixonados por imitar e reproduzir os sons que escutamEsta característica torna os papagaios e, especialmente as cacatuas, únicos no reino animal.

O voo livre

Os papagaios são aves e necessitam voar. Dessa forma, uma das melhores técnicas de enriquecimento ambiental que podemos oferecer-lhes é permitindo que voem por espaços amplos. O ideal é ter uma casa de pássaros ou soltá-la livre por dentro de sua casa.

Devemos ter em mente que, devido à complexidade da Psittacidae, o treinamento por reforço positivo é muito importante para ajudar na convivência.

Este treinamento pode ser realizado por um profissional, como um etólogo ou veterinário. Se nos sentirmos encorajados, podemos até treinar nossas aves para que possam fazer voo livre no exterior sem medo que escapem ou sofram algum acidente.