Esquilo cinzento: conheça todas as suas características

Considerada uma espécie invasora, por causa de seus hábitos nocivos para outros habitats em que foi introduzida (Europa e África do Sul), esse animal elusivo vem da Carolina do Sul e do Norte (EUA); de cada ninhada de quatro filhotes, apenas um sobrevive.
Esquilo cinzento: conheça todas as suas características

Última atualização: 27 julho, 2022

Nós o relacionamos com nozes e avelãs, assim como com a vida na floresta. O esquilo cinzento é uma espécie de mamífero roedor; nativo do hemisfério norte. Neste artigo iremos falar sobre os seus hábitos, sua alimentação e seus habitats naturais.

Onde vive o esquilo cinzento

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que existem diferentes espécies de esquilos cinzentos: o mais “popular” é o das Carolinas.

Porém, há também outros dentro da família, como o ocidental, mexicano, do Pacífico, Arizona e gigante (o último é o único que vive fora da América do Norte, mais especificamente na Índia e no Sri Lanka).

Hoje, nos dedicaremos aos mais famosos; cujo nome científico é Sciurus carolinensis.

Nativo da Carolina do Norte e da Carolina do Sul (Estados Unidos); onde são muito comuns.

Considerada uma das espécies de animais com hábitos nocivos para o ecossistema; também habita o leste e oeste dos Estados Unidos, as áreas do sul do Canadá e norte do México.

Foi introduzido na Europa e na África do Sul, áreas em que é invasivo e uma ameaça aos esquilos autóctones – os vermelhos – com os quais competem por comida e abrigo; e até transmitem doenças,  as quais eles não possuem anticorpos.

Como é e o que o esquilo cinzento come

Como o próprio nome sugere, este roedor tem pelos acinzentados; embora em algumas áreas possam ser acastanhados. A barriga é mais clara e sua cauda é espessa, grande e com tonalidades semelhantes ao manto.

Esquilo cinzento

Pode medir até 30 centímetros de comprimento e sua cauda pode chegar a 25 centímetros de comprimento; não pesa mais do que 600 gramas quando adulto e, como com outros esquilos, também tem cinco dedos nas patas traseiras e quatro nas dianteiras.

Quanto à alimentação, os esquilos comem diversas frutas – castanhas, bolotas, baias – e sementes, cascas e galhos de árvores, cogumelos e fungos encontrados na floresta. Para poder mastigar os alimentos conta com seus grandes e afiados dentes na parte da frente da boca.

Uma das características mais marcantes sobre o seu comportamento é que ele ‘captura’ a maior quantidade de comida possível e a armazena em troncos de árvores, covas ou em uma tocaA comida é para ser utilizada durante o inverno e; portanto, durante o verão e a primavera eles podem ser vistos transportando alimentos daqui para lá.

Como é o comportamento e a reprodução do esquilo cinzento?

Seus hábitos são principalmente crepusculares; o que significa que eles evitam o calor do meio-dia e aumentam sua atividade após o pôr do sol. No entanto, não está entre as espécies noturnas; e para se esconder de seus predadores – corujas, gaviões, cobras, raposas, entre outros – eles constroem seus ninhos nas bifurcações dos galhos das copas das árvores.

Esquilo cinzento

A fêmea de esquilo cinzento se reproduz uma vez por ano, quando ela é jovem, e duas vezes quando ela é mais velha ou de acordo com a disponibilidade de forragem e alimentos no lugar onde ela vive. A época de reprodução ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro; ou entre maio e junho.

A gestação dura cerca de 45 dias, e cada ninhada é composta por quatro filhotes; que se alimentam de leite materno por 10 semanas. Eles deixarão o ninho duas semanas depois.

Apenas uma das crias sobreviver até um ano de idade; mas depois de passar por essa fase crítica, vive de 8 a 10 anos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.