Este vídeo viral de urso na neve não é o que parece

agosto 1, 2019
Tudo que está na Internet é o que parece? Hoje apresentamos a história de um vídeo viral sobre um urso e sua mãe na neve.

Certamente você já viu vários vídeos protagonizados por animais que lhe arrancaram muitos sorrisos e risadas. No entanto, às vezes este material que é transmitido online pode ser enganoso, e isso aconteceu com um famoso vídeo viral de um urso e sua mãe na neve.

Um vídeo viral que não é o que parece ser

O vídeo viral em questão mostra o que, para muitos, foi um exemplo de superação: um pequeno urso-pardo e sua mãe vagam pela montanha, e a encosta íngreme parece separá-los. A vida do pequeno filhote de urso está em perigo, mas finalmente ele é capaz de retornar à sua mãe.

O problema com este vídeo é que a razão de sua espetacularidade não é outra senão a gravação em si: a mãe claramente está com medo do drone, e leva seus filhos por uma rota arriscada com o objetivo de afastá-lo desse suposto perigo.

Mãe ursa com seus filhotes

Exagero ou risco?

Há muitos argumentos sobre este vídeo viral, como o de que a gravação parecia ser feita com zoom ou de que o motivo do medo era outro. No entanto, no vídeo a mãe está visivelmente afetada, e parece até lançar ataques ao drone quando está mais perto dele.

Muitos biólogos e profissionais classificaram o vídeo como uma ameaça à vida selvagem. Na Espanha, o usuário do Twitter Dr. Bioblogo foi o mais crítico com as imagens, o que permitiu que sua sequência de publicações explicativas viralizasse de forma semelhante ao vídeo.

O perigo de este tipo de conteúdo é a sua viralização: tudo isso normaliza sequências de ursos perseguidos por drones, macacos vestindo roupas, etc. Muitos divulgam estes vídeos, e a Internet se torna uma competição para ver quem mais incomoda os animais.

Então, se classificarmos esse tipo de imagem como algo normal e positivo, qualquer um irá com seu drone para tentar conseguir fotos semelhantes. No entanto, se dissermos que são imagens irresponsáveis ​​e perigosas, isso poderá não acontecer.

Urso-pardo na floresta

A observação ética da vida selvagem

A verdade é que esta não foi a primeira vez em que o uso de drones colocou os animais em perigo: esses dispositivos são estranhos e parecem ameaçadores para muitos animais.

Existem várias espécies cujo comportamento foi alterado pelos drones, tornando-os mais nervosos e levando-os a tomar decisões mais arriscadas.

Qualquer profissional lhe dirá, entre os conselhos para observar a fauna selvagem, que você deve respeitar as distâncias de segurança para não causar estresse aos animais, e também para a sua própria segurança.

Isso não significa apenas que você não deve se aproximar de áreas de reprodução ou dos animais silvestres, mas também que você não deve trazer seus drones para perto deles.

Dada a ascensão das redes sociais, devemos deixar claro que nem tudo vale quando se tira uma selfie ou se faz um vídeo de animais: devemos respeitar os animais se quisermos vê-los em liberdade.

Se não formos capazes de fazer isso, é melhor irmos a um zoológico ou a um santuário, ou até assistirmos a um documentário.

O vídeo ainda pode ser visto em várias redes sociais. No entanto, não vamos divulgá-lo aqui para não promover esse tipo de comportamento por meio de sua viralização.

Se você encontrar este vídeo, você pode informar nos comentários sobre o efeito negativo do mesmo para os animais, em vez de compartilhá-lo.