Estou pronto para ter um animal de estimação?

Para isso, devemos ter disponíveis espaço, orçamento, tempo livre e alguém para cuidar de nosso pet em nossa ausência.
Estou pronto para ter um animal de estimação?

Última atualização: 09 março, 2022

Adotar um cachorro ou um gato é uma grande responsabilidade. É um ser vivo com diferentes necessidades que devemos suprir. Recomendamos que você pense com muito cuidado antes de tomar uma decisão sobre isso. Portanto, leia o artigo a seguir, onde lhe daremos algumas chaves para saber se você está pronto para ter um animal de estimação.

Como saber se estou pronto para ter um pet?

Você assistiu a vídeos de cachorrinhos e gatinhos e, automaticamente, disse: ‘Eu quero um’ ou talvez tenha ouvido que um amigo está doando os filhotes que seu animal de estimação teve. No entanto, esta não é uma decisão para ser tomada impulsivamente. Os animais não são brinquedos, muito menos uma “coisa” que pode ser descartada quando ficamos entediados ou cansados ​​deles.

Talvez você não saiba se está pronto para ter um animal de estimação e queira ter certeza antes de decidir adotar um. Você pode responder a estas perguntas para entender melhor suas intenções:

  1. O que você quer para um animal de estimação?

Esta é a primeira coisa que você deve responder e precisa ser muito objetivo e sincero. Talvez esteja querendo um animal de estimação, porque você se sente solitário em casa, porque ama os animais, porque está procurando um parceiro para se exercitar ou porque quando você era pequeno em sua casa havia sempre um cão ou um gato.

  1. Você cuidará dele por anos?

Dependendo da espécie, raça ou cuidado, um animal de estimação pode viver mais de 10 anos. Portanto, é um compromisso a longo prazo que você deve assumir. Isso significa que, por mais de uma década, você terá que alimentá-lo, cuidar, passear, educar e obedecer aos controles veterinários.

Mulher com gatinho

Tal como acontece com as pessoas, os animais envelhecem e necessitam de novos cuidados e tratamentos específicos.

  1. Você tem tempo livre?

Isso é muito importante, já que adotar um animal de estimação não é deixá-lo sozinho em casa o dia todo ou fingir que o animal dorme 24 horas, para “não incomodar” se você estiver estudando ou descansando.

Um animal tem suas necessidades em termos de exercício e atividades ao ar livre, especialmente se for um cão e você vive em um apartamento na cidade. Portanto, você deve caminhar ao redor do parque ou andar pelo quarteirão pelo menos uma vez por dia. Não importa se chove ou neva, se está frio ou calor.

Além disso, um cão não deve passar mais de oito horas por dia sem companhia. Por quê? Porque ele irá desenvolver certos problemas comportamentais com base na ansiedade, na depressão e no estresse. Portanto, se você sai de casa cedo e chega muito tarde, recomendamos que não tenha um animal de estimação, pelo menos por enquanto.

  1. Você tem orçamento suficiente?

Comida – seja caseira ou industrializada – consultas com o veterinário, brinquedos, cama e qualquer outra coisa que ele precise vai te custar dinheiro. Embora eles não comam tanto quanto um ser humano (isso varia dependendo do tamanho e da raça do animal), você deve considerar se seu orçamento resistirá a ele.

Pug no colo da dona

E lembre-se de que ele vai viver mais de 10 anos, então você deve fazer planos para o futuro. É verdade que você não pode prever o que vai acontecer amanhã, mas, se tiver muitas dívidas e seu salário não chega ao final do mês, no momento você não está pronto para ter um animal de estimação.

  1. Você sabe quem cuidará dele na sua ausência?

Estamos nos referindo às semanas em que você sair de férias, quando quiser aproveitar uma viagem à praia ou qualquer outra atividade que inclua sair de casa por alguns dias.

Mas também, é claro, está relacionado à nossa ausência devido a doenças ou até à morte. Muitas pessoas escolhem ‘padrinhos’ para seus animais de estimação, que cuidarão deles quando não eles estiverem presentes.

  1. Você tem espaço para um animal de estimação?

Finalmente, para saber se você está pronto para ter um animal de estimação, leve em conta o espaço disponível. Claro que você sempre pode se mudar, mas se você mora em um lugar de poucos metros quadrados, aconselhamos que escolha uma raça de cães de pequeno porte, como um poodle ou um pug.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.