Evitar que um galo cante: algumas dicas!

abril 2, 2019
Ao longo de muitos séculos, nossos ancestrais usaram os galos para ter uma referência temporal da manhã. Mas, nos ambientes urbanos de hoje, um galo cantando pode ser um verdadeiro incômodo.

Com a ajuda da tecnologia, o poderoso canto dessas aves tão cedo pode trazer problemas de convivência. Portanto, a seguir, conheceremos as melhores dicas para evitar que um galo cante e perturbe a vizinhança.

Por muito tempo, os galos foram usados como um despertador natural pela humanidade, principalmente nas áreas rurais.

Mas com a urbanização e tecnologia, podemos programar alarmes, telefones celulares ou relógios para nos acordar na hora em que quisermos.

Por que os galos cantam?

Aqueles que viveram no campo sabem muito bem que o canto do galo marca o começo de um novo dia. Por muitos séculos, nossos ancestrais aproveitaram esse “talento” natural dessas aves como uma espécie de alarme.

Até hoje, em algumas áreas rurais, podemos ver a imagem espetacular de um galo cantando no meio das primeiras cores da aurora; podemos até lembrar seu som mentalmente.

Mas por que os galos cantam no começo de cada manhã? Claro, devemos estar certos de que os galos não cantam apenas ao amanhecer, já que o canto deles não está necessariamente ligado a tal hora do dia.

De fato, estima-se que eles podem cantar até 15 vezes por dia, em diferentes momentos e circunstâncias.

Portanto, não há uma única explicação sobre o motivo de um galo cantar, mas a razão específica dependerá de cada contexto.

Galo cantando

Em princípio, o canto do galo está relacionado com a responsabilidade que o macho tem de proteger suas fêmeas e filhotes.

Ao emitir esse som alto, ele pode se comunicar com outras aves sobre mudanças no ambiente ou possíveis ameaças.

O começo de um novo dia, por exemplo, é um fenômeno sobre o qual os galos podem querer informar seus pares.

Alguns estudos recentes mostraram também que o canto do alvorecer do galo não depende dos raios do sol. Ou seja, um galo pode saber quando cantar sem a necessidade de ser guiado pelos raios solares.

Além disso, no campo podemos observar que muitos galos começam a cantar antes do nascer do sol.

Como evitar que um galo cante?

Esta questão é tão difícil quanto parece à primeira vista. A verdade é que cantar é algo inerente aos galos, isto é, parte de sua própria natureza.

Portanto, silenciar um galo significa reprimir sua forma inata de expressão. Além de ser praticamente impossível de conseguir, isso não é recomendado para o bem-estar do animal.

Infelizmente, algumas pessoas vão ao extremo de recorrer à cirurgia para impedir que um galo cante.

Embora esta possa ser a única maneira concreta de silenciar um galo, consiste em um método invasivo que remove suas cordas vocais.

Se quisermos evitar dores de cabeça e problemas com vizinhos, devemos tentar reduzir a frequência e a intensidade de seu canto. Ou seja, se não conseguirmos impedir que um galo cante, pelo menos tentaremos “diminuir seu volume”.

galo cantando

A seguir, veremos algumas dicas para fazer nosso galo cantar menos e com menor intensidade:

Dicas para evitar que um galo cante

Com essas medidas, podemos aliviar um pouco o desconforto derivado pelo canto do galo:

  • Ofereça um ambiente seguro e silencioso: os galos geralmente cantam para comunicar alterações, distúrbios ou ameaças em seu habitat aos outros membros de sua comunidade.

Portanto, se quisermos evitar que essas emissões sejam muito frequentes, devemos oferecer um ambiente calmo e protegido para nossas aves.

Percebendo a tranquilidade de seus arredores, o galo passará mais tempo em silêncio e cuidará de outras funções.

  • Atenda às suas necessidades: como todos os animais, galos e galinhas têm suas próprias necessidades em relação à sua nutrição, saúde e bem-estar.

Quando sentem fome ou sede, por exemplo, podem cantar para comunicar sua necessidade de se alimentar e de se hidratar.

O mesmo vale para a higiene do seu entorno, a luminosidade, o espaço livre para exercitar, etc.

  • Menos galos, menos cantos: os galos também cantam para mostrar sua “autoridade” na frente de outros machos e ser o “macho alfa”. Se temos muitos galos no mesmo terreiro, é mais provável que eles cantem várias vezes ao dia para reafirmar seu domínio sobre o território e, também, sobre as fêmeas.
  • Reduzir os estímulos noturnos: à noite, os ruídos são mais facilmente notados e o canto do galo certamente perturba os vizinhos; portanto devemos evitar estimular essa ave depois de uma certa hora.

Para evitar o efeito da luz do dia, é melhor que o galo não fique ao ar livre à noite, mas sim dentro de casa, com pouca luz e sem ruídos.