Exame clínico do filhote: é importante?
Escrito e verificado por a bioquímica Luz Eduviges Thomas-Romero
O exame clínico do filhote oferece ao animal o melhor início de vida para que ele possa crescer saudável e forte. Então, quando o cão já estiver na sua casa, uma de suas primeiras tarefas é marcar uma consulta para seu novo melhor amigo fazer uma avaliação veterinária.
Principais motivos para levar seu filhote para fazer um exame clínico
Se você é novo na aventura de criar um filhote, deve ter em mente que ele precisará seguir um calendário de vacinação. Além disso, avaliações regulares irão garantir o monitoramento oportuno do crescimento do animal. Você também vai querer se certificar de que está atento a quaisquer potenciais problemas.
Qual é o momento ideal para o primeiro exame clínico?
No caso de ter adquirido um filhote com pedigree de um criador, é normal que um exame veterinário esteja incluído no contrato de venda, no prazo de três dias após o parto.
Além disso, de acordo com os termos do contrato, espera-se que você leve seu cão para um exame físico anual e de vacinação.
Por outro lado, se o seu cachorro vier de um abrigo ou centro de resgate, é comum que o animal possa estar com alguma doença. Portanto, é vital que um bom veterinário avalie o filhote o mais rápido possível.
Quais procedimentos esperar em um exame clínico do filhote
Primeiro, o animal vai passar por um exame físico completo para determinar sua saúde. O veterinário irá verificar se há parasitas externos, como pulgas, carrapatos, piolhos ou ácaros da orelha.
Também será feito exame de fezes para verificar a presença de parasitas internos, como tênia ou lombriga, além de exames de sangue.
A vacinação inicial ou uma discussão sobre os tipos de vacinas de que seu filhote precisa e quando devem ser agendadas é especialmente importante. Essa primeira consulta abordará tarefas cruciais, como a remoção de vermes e a implantação de microchips. Por fim, a esterilização ou a castração de seu cachorro será discutida.
O que é o exame físico?
O exame clínico do filhote inclui uma série de procedimentos: determinação do peso e medição da temperatura corporal. Há também um exame dos olhos, do nariz, das orelhas, das patas e dos genitais do animal, bem como a ausculta dos pulmões e do coração com um estetoscópio.
Além disso, o veterinário irá palpar suavemente os nódulos linfáticos e o abdômen do cachorro. O veterinário também examinará a boca e os dentes, a pelagem e a pele do animal. Após o exame físico, o veterinário deve fazer perguntas gerais sobre o histórico do filhote e responderá todas as dúvidas que você tiver.
Castração ou esterilização do filhote
Muitos veterinários acreditam que esses procedimentos não apenas ajudam a resolver o sério problema da superpopulação indesejada de animais de estimação, mas também tornam os animais de estimação mais amigáveis, facilitando a coexistência.
A esterilização remove o útero e os ovários de uma cadela, geralmente por volta dos seis meses. Em um procedimento cirúrgico importante, realizado sob anestesia geral, as complicações são raras e a recuperação geralmente termina dentro de duas semanas.
Na castração, os testículos são retirados e também é um procedimento realizado sob anestesia geral. Geralmente, é feito quando o cachorro tem cerca de seis meses de idade e requer apenas uma curta permanência no hospital. A recuperação total leva de 7 a 10 dias.
O que devo saber sobre o seguro para animais de estimação?
Seu veterinário também pode falar com você sobre o seguro para animais de estimação. A contratação desse tipo de seguro visa cobrir os custos do tratamento de qualquer condição grave do seu animal de estimação que, de outra forma, poderia ser impossível de pagar.
É importante observar que o custo do seguro para animais de estimação geralmente é baixo. Além disso, a compra de seguro pode significar a diferença entre poder aplicar um tratamento que possa salvar a vida do animal e a eutanásia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dodds, W. J. (2018). Vaccine Issues and the World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) Guidelines (2015-2017). Israel Journal of Veterinary Medicine, 73(2).
- Fogle, B. (2014).Complete Puppy & Dog Care: What every dog owner needs to know. Chapter 5. Hachette UK. ISBN1845339738
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.