Faça um terrário para sua tartaruga

· novembro 20, 2018
Ao construir um terrário para sua tartaruga, é de vital importância levar em conta questões como a higiene, a superfície, a iluminação ou a temperatura da água. O objetivo é proporcionar bem-estar a esses répteis de sangue frio. 

Antes de adotar uma tartaruga como animal de estimação, precisamos preparar nossa casa para sua chegada. 

Embora existam muitos modelos nas lojas, hoje vamos ensiná-lo como fazer um terrário para sua tartaruga.

Afinal, um terrário para a sua tartaruga é um dos elementos mais importantes para que o pet se sinta bem em sua casa.

Isso porque é onde o réptil vai passar uma grande parte do seu dia. As tartarugas são animais muito curiosos, sendo excelentes primeiros animais de estimação para as crianças.

Materiais necessários para fazer um terrário para sua tartaruga

Estas são as ferramentas e elementos que você deve reunir para fazer um terrário para sua tartaruga:

  • Recipiente / aquário: o tortum é um recipiente de vidro ou ‘aquário’ padronizado para uso como um terrário de tartarugas. Seu formato é retangular, visivelmente mais largo que longo.

Como é projetado para todos os tipos de tartarugas (aquáticas e terrestres), o tortum também possui algumas regiões secas. Nelas, o réptil poderá tomar sol, secar-se, alongar seu corpo e descansar.

terrário para tartaruga

  • Filtro: os filtros são ferramentas essenciais para manter a saúde da água no terrário da sua tartaruga. Existem vários tipos de filtros de água para aquários e terrários. Recomendamos consultar uma loja especializada para verificar qual é o modelo mais adequado para o seu.
  • Sistema de aquecimento: tal como acontece com o filtro, o aquecedor é um elemento crucial na manutenção da qualidade de vida das tartarugas aquáticas ou semiaquáticas. Também será ideal ter um termômetro para verificar a temperatura da água periodicamente e evitar qualquer inconveniente.

Lembre-se de que o frio pode prejudicar a saúde da sua tartaruga, enquanto o calor excessivo favorece a proliferação de algas e microrganismos patogênicos.

  • Lâmpada especial para tartarugas: como todos os répteis, as tartarugas precisam de radiação solar para regular a temperatura do seu corpo e sintetizar alguns nutrientes essenciais. Portanto, além de cuidar da temperatura da sua água, devemos fornecer uma área seca com boa incidência de luz.
  • Itens de decoração: a decoração não só traz beleza, mas também ajuda a recriar o habitat das tartarugas. Isto tem um impacto muito positivo no bem-estar físico e mental dos répteis. Os elementos mais usados ​​são troncos e pedras, e eventualmente você pode adicionar plantas naturais ou artificiais.
  • Areia para terrários: a areia será o “chão” do terrário para a sua tartaruga; vai imitar o mar ou os rios.
tartarugas como pet

Passo a passo sobre como fazer um terrário para sua tartaruga 

  1. Antes de começar a fazer um terrário para sua tartaruga, devemos lavar bem o tortum ou aquário escolhido para remover qualquer sujeira no seu interior. Evitaremos o uso de produtos corrosivos ou irritantes na sanitização do recipiente.
  2. O ideal é usar água morna e sabão neutro para lavar o terrário, enxaguá-lo com bastante água e depois deixá-lo com água morna por entre 30 e 60 minutos.
  3. Quando o tortum estiver limpo e seco, começaremos a instalar o filtro. Para localizá-lo corretamente, deixe a água ser expelida pelo ‘canhão’ mais distante das paredes do terrário. Desta forma, contribuímos para uma melhor circulação de água.
  4. Em seguida, prepare-se para instalar o sistema de aquecimento em um dos lados do aquário. Idealmente, sua localização não interfere com o sistema de filtragem e não prejudica a estética do terrário.
  5. O próximo passo será revestir o fundo do recipiente com uma areia especial para aquários de tartaruga. Para cobrir bem e dar alguma profundidade, faremos uma camada de três a quatro centímetros de espessura.
  6. Chegou a hora de usar sua criatividade e decorar o terrário. A princípio, recomendamos colocar alguns troncos na areia dispostos no fundo do aquário. Depois, também podemos arrumar algumas pedras nas regiões secas, o que ajudará a tartaruga a obter calor e a secar-se.
  7. Agora vamos encher o terrário com água (no caso de ser uma tartaruga aquática ou semiaquática). Nunca devemos encher tudo de uma vez, abruptamente, porque isso arruinaria nossa decoração.
  8. A água será adicionada pouco a pouco, sempre à temperatura ambiente, até atingir o limite com as regiões secas. Claro, vamos usar água potável e limpa para preservar a boa saúde da nossa tartaruga.
  9. Por fim, instalaremos uma lâmpada especial para tartarugas, que sempre apontará para a região seca. Devemos ter cuidado para não colocar a lâmpada muito perto, pois isso pode causar queimaduras na sua pele. O ideal é manter cerca de 30 centímetros de distância.

Localização

Quando o terrário da sua tartaruga estiver pronto, será hora de definir a localização ideal da sua nova casa. Vamos sempre escolher uma sala limpa e silenciosa que favoreça o bom desenvolvimento do seu animal de estimação.

Além disso, lembre-se sempre de deixá-lo em um ambiente seguro e longe de intempéries.