Fascinante! Confira a imagem chocante de uma formiga em primeiro plano

Esse close de uma formiga carpinteira surpreendeu toda a internet, já que nem se parece com as imagens recorrentes desse tipo de inseto.
Fascinante! Confira a imagem chocante de uma formiga em primeiro plano

Última atualização: 16 junho, 2023

Um fotógrafo conseguiu capturar uma formiga em primeiro plano e o resultado é realmente assustador. A imagem que tem sido compartilhada nas redes sociais parece ser uma máscara de Halloween ou a personificação de algum terrível vilão do cinema, mas nada mais é do que uma aproximação ao rosto de uma formiga.

Continue lendo porque vamos contar mais detalhes sobre essa novidade e como um resultado tão impressionante foi alcançado.

Como foi feita a captura em primeiro plano de uma formiga?

A fotografia em primeiro plano de uma formiga carpinteira que está aterrorizando todos que a veem foi tirada pelo Dr. e fotógrafo Eugenijus Kavaliauskasel, da Lituânia. O homem inscreveu a imagem no  Concurso de Fotomicrografía del Mundo Pequeño de 2022 da Nikon, no qual foi escolhida como a ‘imagem de distinção’ de toda a competição.

É tão impressionante que viralizou muito mais do que aquelas que estavam no top 20. A aproximação dessa formiga, que pertence ao gênero Camponotus, foi realizada sob uma lente especial com cinco aumentos de microscópio e seguindo a técnica de luz refletida. Segundo o site do concurso, a fotografia não possui nenhum tipo de edição ou retoque digital.

Por que essa imagem é tão assustadora?

O close-up desta formiga carpinteira é assustador, mas isso pode ser devido à má interpretação de suas partes.
A visão em primeiro plano dessa formiga carpinteira é assustadora, mas isso pode se dever à má interpretação de suas partes.

A visão em primeiro plano dessa formiga capturada pelo Dr. Eugenijus Kavaliauskasel atraiu muita atenção porque é perturbadora. Muitos de nós já vimos fotografias, desenhos e ilustrações desses insetos e nenhum deles se parece com isso, nem mesmo nos filmes que recriam as formigas como vilãs.

Precisamente, essa imagem é algo completamente novo, talvez nunca visto antes. Portanto, nossa mente sente resistência à imagem captada pelo cientista. Agora, devemos esclarecer que você pode estar vendo a fotografia da formiga de maneira errada, então vamos explicar um pouco sua anatomia.

O que parecem grandes olhos vermelhos são na verdade os bulbos condilares do inseto de onde emergem suas antenas, localizadas na fossa antenal. Como a imagem é de perfil, apenas um olho é visível, localizado na parte posterior do bulbo condilar direito.

O que você vê como pelos amarelos são cerdas cujo nome verdadeiro é clipeo. Daí para baixo é a mandíbula da formiga. Agora que você sabe como ler a foto, ainda acha que é horrível mesmo? Antes de responder, informamos que o autor enfatizou que “não existem horrores na natureza, apenas falta de conhecimento”.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.