A febre maculosa transmitida por carrapatos

janeiro 17, 2020
A febre maculosa é o tipo de febre com exantema mais grave do Ocidente, e pode até mesmo causar uma infecção que pode levar à morte.

Causada por um micróbio presente nos carrapatos, a febre maculosa é uma zoonose endêmica nos Estados Unidos, embora também existam casos no restante das Américas. Saiba mais sobre ela neste artigo.

O que é a febre maculosa?

A bactéria Rickettsia rickettsii é o micro-organismo ‘responsável’ pela ocorrência da doença conhecida nos Estados Unidos como febre maculosa das montanhas rochosas, porque surgiu nas áreas de floresta deste país.

Trata-se da febre com exantema mais grave de todo o Ocidente, e o seu vetor de transmissão é o carrapato. Embora existam tratamentos antibióticos para esta doença atualmente, em 1/5 dos casos ela não é diagnosticada a tempo, o que pode causar uma infecção aguda generalizada e até mesmo levar à morte.

A febre maculosa é mais comum em crianças e homens adultos que vivem nos Estados Unidos. A incidência da doença é maior quando a pessoa é exposta a animais ou animais de estimação que tenham carrapatos, como costuma acontecer nos abrigos.

Contágio e principais sintomas

A doença se espalha quando um carrapato infectado pica uma pessoa. Também pode haver transmissão quando há contato com o sangue ou as fezes de um parasita doente. Não há contágio entre seres humanos.

A febre maculosa

Para que o micróbio Rickettsia rickettsii possa entrar no organismo humano, é ‘necessário’ que o carrapato infectado fique em contato com a pele durante um período de quatro a seis horas. Isso pode acontecer durante a noite sem que possamos perceber.

As bactérias entram nas células do seu ‘hospedeiro’ e os primeiros sintomas da febre maculosa podem aparecer a partir de duas semanas após a picada. A doença é caracterizada por uma febre alta e repentina que pode chegar a durar várias semanas.

Outros sinais de infecção são dores de cabeça muito intensas, fortes dores musculares, fadiga, calafrios e erupções cutâneas na forma de manchas vermelhas na pele. Estas aparecem nas pernas e nos braços, embora também se espalhem para as palmas das mãos e plantas dos pés, bem como para o tronco e o restante do corpo. 

Existem algumas manifestações menos frequentes no caso das pessoas que não são tratadas a tempo, tais como aumento do volume do baço ou do fígado, a coagulação intravascular disseminada – às vezes fatal – e a diminuição do número de plaquetas no sangue.

O tratamento da febre maculosa inclui antibióticos como o cloranfenicol e a tetraciclina.

Como prevenir a febre maculosa?

É essencial evitar todos os locais onde os carrapatos possam se proliferar: florestas e jardins com grama exuberante, criadouros de animais, abrigos de animais ou até mesmo casas com muitos cães em um espaço pequeno.

Carrapato andando na pele de um humano

Se, por algum motivo, você for a algum desses lugares, pode evitar as picadas de carrapatos usando calças compridas colocadas para dentro das meias, ou usando calçados e camisas de manga comprida colocadas para dentro das calças. Outra opção muito eficaz seria o uso de repelentes de insetos.

A cada duas ou três horas ao ar livre, ou em locais com muitos cães, é necessário verificar se não há carrapatos presos às roupas e à pele. Caso isso aconteça, é necessário tomar precauções para removê-lo: devemos prender o corpo do parasita com uma pinça, o mais próximo possível de onde ele estiver ‘agarrado’ na pele.

Algumas pessoas o ‘envolvem’ com um algodão ou um pano embebido em álcool. Quando o carrapato não consegue respirar, ele se solta sozinho ou pode ser removido com mais facilidade. Se isso não funcionar, você terá que ir ao hospital imediatamente para que um médico remova o parasita.

A febre maculosa poderia se espalhar para outros locais devido às mudanças climáticas e à mobilidade das pessoas. Portanto, é necessário estarmos preparados mesmo fora dos Estados Unidos e das Américas.

Phillips, J. (2017). Rocky Mountain Spotted Fever. Workplace Health and Safety. https://doi.org/10.1177/2165079916683711