15 flores perigosas para os gatos

Embora as plantas sejam bonitas, algumas delas representam um risco para os animais de estimação. Por esse motivo, apresentamos a seguir 15 flores perigosas para gatos. O bem-estar do seu bichano pode estar em perigo ao ingerir essas espécies.
15 flores perigosas para os gatos

Última atualização: 18 junho, 2022

Seu felino já estragou uma planta e tentou comê-la? Muito cuidado com isso! Os gatos são animais curiosos, mas existem muitas flores que prejudicam seu corpo e é melhor mantê-los longe delas. Por isso, hoje você descobrirá 15 espécies de flores perigosas para os gatos.

Se você tem um gatinho em casa, mas também é apaixonado por flores, preste atenção! Embora as plantas sejam bonitas e pareçam inofensivas, elas podem ter sérias consequências para o seu gato. Isso, a ponto de ter que levá-lo com urgência a uma clínica. Então é melhor ter cautela.

Os gatos e as flores

Nesse sentido, se você ouvir um barulho em casa e descobrir que seu gato quebrou um vaso e mastigou as flores, você deve verificar se o animal corre algum risco, considerando que há um grande número de plantas que são prejudiciais para os felinos.

Os gatos são puramente carnívoros, sua dieta não tem nada a ver com vegetarianismo. Em outras palavras, seu sistema digestivo não possui enzimas suficientes para metabolizar as plantas. Ao engolir grama, os gatos podem eliminar bolas de pelo.

Mas, apesar de a grama contribuir para a expulsão de coisas difíceis de digerir, não é aconselhável que seja ingerida em excesso, pois o estômago do animal pode ficar irritado. Tenha em mente que plantas dos gêneros Plectranthus e Chlorophytum não são prejudiciais ao seu animal de estimação, porém muitas outras são.

Flores perigosas para os gatos

Aqui estão 15 flores que devem ser mantidas longe de casa se você tiver um gato de estimação. Ou seja, são plantas tóxicas para o seu amigo. Portanto, você deve ter cuidado para não escolhê-las para decorar o interior ou o jardim de sua casa. Por mais comuns que pareçam, elas podem ser venenosas.

Um estudo chamado “Circunstâncias de exposição e resultados de 48 famílias com 57 gatos expostos a espécies tóxicas de lírio” prova que é necessário cuidado com as flores. Nessa pesquisa, concluiu-se que a ingestão de lírios pode causar insuficiência renal em gatos. Continue lendo para saber mais sobre isso.

1. Amarilidáceas

As amarilidáceas são plantas perenes e bulbosas que surgiram no sul da África. Essas plantas herbáceas, que pertencem à família Amaryllidaceae, têm caules grossos e nascem na sua coroa cerca de três flores em forma de trombeta.

2. Açafrão-do-prado (Colchicum autumnale)

É uma planta que tem um broto de 10 a 30 centímetros de altura, folhas verde-escuras com 30 centímetros de comprimento e flores rosa-lilás com seis estames.

3. Rhododendron

Planta pertencentes à família Ericaceae que possui mais de mil espécies conhecidas. São usadas como plantas ornamentais no paisagismo. Por outro lado, também são frequentemente usadas como bordas em torno de edifícios.

4. Mamoma (Ricinus communis)

Essa planta da família Euphorbiaceae também é chamada de carrapateira e rícino. Refere-se a um arbusto que tem grande capacidade de invadir territórios. A mamona tem um caule grande e lenhoso, flores eretas e frutos globulares.

5. Crisântemos (Chrysanthemum)

Outra das flores perigosas para os gatos é o crisântemo, uma planta perene que faz parte da família Asteraceae. Essa espécie tem caules eretos e folhas lanceoladas. Além disso, é levemente aromática e, se suas flores forem amarelas ou brancas, são usadas para fazer uma bebida doce na Ásia.

6. Ciclâmen (Ciclamen)

O ciclâmen é uma planta herbácea perene com tubérculos mais ou menos lisos. Essa espécie, que pertence à família Primulaceae, tem folhas verde-escuras em forma de coração e flores únicas que pendem de um caule.

7. Narcisos (Narcissus): mais uma das flores perigosas para os gatos

Os narcisos são uma espécie bulbosa de até 60 centímetros, com folhas eretas e um caule verde-azulado que suporta entre 3 e 11 flores brancas aromáticas. Geralmente crescem em lugares úmidos, pastagens, estradas e campos.

8. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia)

Pertencente à família Araceae, essa planta é caracterizada pelas manchas brancas em suas folhas ovais ou lanceoladas. Além disso, pode atingir entre 3 e 20 metros de altura e seu caule é ereto.

9. Hera (Hedera helix)

A hera é uma planta trepadeira composta de folhas verdes-escuras perenes, lobadas, alternadas e brilhantes. Tem flores pequenas e bagas pretas do tamanho de ervilhas. É considerada perigosa para gatos, mas também para humanos, pois pode causar desde diarreia até levar ao coma.

10. Jacinto (Hyacinthus orientalis)

Da mesma forma, o jacinto, uma planta bulbosa e perene, faz parte das flores perigosas para o seu felino. Essa espécie, que pertence à família Asparagaceae, produz uma espiga de flores perfumadas em tons de vermelho, azul, branco ou amarelo.

11. Flor-da-fortuna (Kalanchoe)

É um arbusto perene, nativo do Velho Mundo, com folhas geralmente carnudas, de cor verde média a escura. Faz parte da família Crassulaceae e acredita-se que floresça desde o início do inverno até a primavera. Além disso, deve-se notar que suas flores são divididas em quatro seções com oito estames.

12. Lírio-do-vale (Convallaria majalis): uma das flores perigosas para os gatos

Essa planta comum da Europa Central é uma herbácea perene da família Asparagaceae. É conhecido como lírio-do-vale, seus caules têm entre 15 e 30 centímetros de altura, com uma ou duas folhas de 10 a 25 centímetros de comprimento. E suas flores são hermafroditas.

13. Maconha (Cannabis sativa)

É uma planta herbácea que possui propriedades psicoativas e faz parte da família Cannabaceae. A maconha tem folhas opostas, palmadas e compostas. Somado a isso, é uma espécie que contém mais de 500 compostos químicos diferentes.

14. Oleandro (Nerium oleander)

Da família Apocynaceae, também conhecida como aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa e espirradeira, é uma planta com compostos tóxicos, razão pela qual é considerada venenosa. Quando ingerida em grandes quantidades, pode causar náuseas, vômitos, diarreia com sangue e outros problemas de saúde.

15. Tagetes (Tagetes)

Também chamadas de cravo-amarelo, cravo-da-índia ou rosa-da-índia, são plantas perenes da família Asteraceae. Podem medir de 0,1 a 2,2 metros de altura. Seu caule pode ser delgado ou robusto e quase sempre muito ramificado. Deve-se notar que geralmente são plantadas anualmente por sua capacidade de controlar pragas.

O que fazer se o seu gato tiver se intoxicado com flores?

Aromas que atraem gatos: flores

Como conclusão, se o seu gato tiver mordido uma planta e você perceber que ele começa a ter reações negativas ou se comportar fora do comum, leve o animal a um veterinário. Um profissional saberá qual procedimento realizar para que seu gatinho se sinta melhor e volte para casa saudável.

Por outro lado, lembre-se de que existem muitas flores que podem prejudicar seu animal de estimação. Então pesquise o suficiente e escolha as plantas certas para decorar seu jardim e sua casa. Tenha cautela!

Pode interessar a você...
5 raças de gatos que não crescem
Meus Animais
Leia em Meus Animais
5 raças de gatos que não crescem

Existem certas raças de gatos que não crescem muito e são perfeitas para a vida em apartamento. Conheça algumas delas aqui.



  • Diagnóstico y manejo de enfermedades del aparato digestivo felino. Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales. Recuperado el 25 de abril de 2022 de: ttps://www.avepa.org/pdf/proceedings/FELINO_PROCEEDING2013.pdf
  • Circunstancias de exposición y resultados de 48 hogares con 57 gatos expuestos a especies de lirios tóxicos. Recogido el 25 de abril de 2022 de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22058344/