Propriedades das folhas de oliveira como antibiótico para cães
A oliveira é uma árvore milenar cujas propriedades medicinais são conhecidas há séculos. O extrato das folhas de oliveira é um antibiótico natural para cães e seres humanos.
Propriedades medicinais da oliveira
A oliveira não é apreciada apenas pelo seu azeite, a base da dieta mediterrânea. Em suas folhas e em sua casca são produzidos certos compostos com propriedades medicinais, proporcionando os seguintes benefícios:
- Reduz a pressão arterial. Uma infusão de folhas de oliveira tem efeitos semelhantes aos dos anti-hipertensivos. Suas propriedades hipotensivas e vasodilatadoras conseguem reduzir a pressão arterial.
- Reduz os níveis de colesterol. O extrato de suas folhas também reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Anti-inflamatório.
- Antiplaquetário. As propriedades da oliveira fazem dela uma boa candidata para a prevenção de trombos e ataques cardíacos.
- Anticancerígeno. A partir do extrato de suas folhas é possível obter a oleuropeína, um composto que tem demonstrado agir inibindo processos moleculares envolvidos no câncer.
- Contra a diabetes. Suas folhas também são usadas como uma terapia complementar para o tratamento da diabetes, pois têm efeito nos níveis de glicose do corpo, tanto em animais quanto em seres humanos.
- Antioxidante. Protege as células contra o envelhecimento com a ação antioxidante do hidroxitirosol, um de seus compostos.
Folhas de oliveira como antibiótico para cães
Outra característica da oliveira é a sua capacidade antibiótica. Os compostos fenólicos da azeitona e de suas folhas inibem a ação de certas bactérias.
Um simples extrato líquido e filtrado de suas folhas pode, depois de um tempo, impedir o crescimento de bactérias. Este efeito bactericida também é produzido a partir do seu azeite, o que reforça os benefícios de ingerir esse alimento na dieta regularmente.
Como podemos usar as folhas de oliveira?
Os compostos químicos benéficos da oliveira podem ser obtidos através de infusões, extratos e óleos. Você pode incluí-lo na dieta do seu cão como um complemento alimentar. Muitas rações para animais são formuladas com um pouco de azeite de oliva em sua composição.
As folhas e os frutos da oliveira são ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e antioxidantes.
Dependendo do peso e do tamanho do animal, você adicionar entre meia e uma colher e meia de chá de azeite de oliva misturado na ração. Você também pode adicioná-lo em latas de comida úmida ou em snacks.
Muitos cães gostam da presença do azeite na comida, pois ele a deixa mais úmida e adiciona sabor à ração.
O melhor é confirmar a dose com o seu veterinário e verificar o seu efeito na saúde do animal, uma vez que um excesso pode ter efeitos laxativos.
Você também pode usar o azeite diretamente na pele do animal. Ele funciona bem como um hidratante para as patinhas e para eliminar parasitas como os carrapatos. No entanto, tenha cuidado com a quantidade ou o pelo ficará com um aspecto oleoso.
Depois de um tempo aplicando o azeite, você notará que ele melhora a aparência da pele e do pelo, deixando-o mais macio, sedoso e brilhante.
Existem cápsulas de folhas de oliveira, e também podemos obter seu extrato esmagando-as em um pilão.
A fitoterapia não substitui os antibióticos tradicionais para cães
Se o seu cão sofre de alguma infecção, o extrato das folhas de oliveira pode ajudar a tratá-la, mas não substitui o tratamento com antibióticos prescrito pelo veterinário. A automedicação é perigosa e, no caso de um animal de estimação doente, o diagnóstico deve vir das mãos de um profissional.
O óleo de coco, de argan, de linhaça, de salmão ou de bacalhau também são muito benéficos para a saúde dos nossos animais de estimação. Eles melhoram os problemas digestivos e da pele e podem ser adicionados à dieta ou sobre os pelos, como xampus.
Podemos encontrar muitos compostos naturais que atuam como antibióticos para cães: alho, calêndula, açafrão e algumas equináceas são um exemplo claro disso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahmad Farooqi A, Fayyaz S, Silva AS, Sureda A, Nabavi SF, Mocan A, Nabavi SM Bishayee A. Oleuropein and Cancer Chemoprevention. Molecules. 2017 Apr 29;22(5).
- Maestro Durán, R.; León Cabello, R.; Ruiz-Gutiérrez, Valentina. Compuestos fenólicos del olivo (Olea europea), 1994.
- M Tránsito López Luengo. El olivo, vol. 25, num 11, 2006.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.