Fuja do calor, preparando um sorvete caseiro para cães

Maio 10, 2018

Quando a temperatura sobe e o calor aumenta, um delicioso sorvete caseiro cai muito bem. Os cães também podem aproveitar estas sobremesas refrescantes, cujos efeitos em seu organismo são bastante benéficos.

Como preparar um delicioso sorvete caseiro para os cachorros, não apenas refrescante, mas também saudável? Esta é uma pergunta frequente entre muitos que amam esses animais de estimação.

Antes de mais nada, saiba que os cães não devem consumir os produtos industrializados que os seus donos consomem. Eles possuem altas concentrações de lactose, açúcares e outros ingredientes tóxicos para os animais, como chocolate. As consequências incluem desconforto estomacal, flatulência, vômitos e diarreia nos peludos.

Iogurte vegetal: um ingrediente frequente

Muitas das receitas de sorvete caseiro para nosso pet contam como ingrediente principal o iogurte vegetal. Existem algumas opções que podemos utilizar na hora de preparar a sobremesa: os de leite de soja ou de coco são bastante populares.

Cachorro tomando sorvete

Às vezes não temos muito tempo ou disposição para preparar uma sobremesa para nossos cães. Mas basta deixar no congelador um pote de iogurte vegetal sem açúcar por duas horas. Ele também pode ser diluído com um pouco de água, batido em partes iguais no liquidificador e refrigerado em seguida.

Uma opção muito saudável e gostosa é bater o sorvete caseiro com pedaços de melão, melancia ou manga. Outra alternativa que agrada o paladar dos peludos é acrescentar ao iogurte pedaços de maçã, morango ou pêssego e levar ao refrigerador. Embora a maioria das frutas possa ser ingerida pelo cão, é melhor misturar uma de cada vez. Assim podemos detectar alguma reação adversa.

Um delicioso sorvete caseiro de banana

Uma receita um pouco mais elaborada, mas igualmente gostosa, é a de sorvete de banana com manteiga de amendoim e iogurte.

Para preparar a sobremesa, faça um purê com uma ou várias bananas. Para cada fruta utilizada, acrescente uma colher de creme de amendoim e uma de iogurte, até atingir a consistência desejada.

Após misturar todos os ingredientes, basta levar a mistura ao congelador. Mas não deixe-a lá por muito tempo. A ideia é que o sorvete fique gelado, mas sem perder a cremosidade. Para incrementar o prato, acrescente pedaços de banana.

Sorvetes exclusivos para cães

As receitas que vimos até agora são ideais para que os cães comam junto de seus donos. No entanto, as opções que apresentaremos a seguir são exclusivas para cães: sorvete de biscoito canino.

Tendo novamente como ingrediente principal o iogurte vegetal, basta adicionar pedaços de biscoito para cães à mistura e levar ao refrigerador. E não se esqueça, para um sorvete cremoso, retire do congelador após duas horas.

Com ajuda de um processador ou liquidificador, bata bem o sorvete e leve novamente para o congelador.

Os donos de animais de estimação não devem se esquecer que os produtos industriais feitos para consumo humano não são adequados para os bichos. Eles incluem em sua composição ingredientes que não são adequados para os animais. O ideal é adquirir guloseimas em pet shops e lojas especializadas.

Sorvetes salgados

Nem todas as receitas de sorvetes para “o melhor amigo do homem” são feitas com iogurteE elas não precisam ser doces (embora não levem açúcar). Uma receita “tradicional” de sobremesa salgada, comum em muitas famílias com cães, é o sorvete de frango.

Para fazer essa receita que os cachorros adoram, basta preparar um caldo, acrescentar pedaços de carne (sem os ossos) e levar a mistura para o congelador.

Cachorro tomando picolé

Para deixar o sorvete ainda mais gostoso (para os peludos), você pode adicionar pedaços de presunto com baixo teor de sódio ou salsicha para cães.

Algumas dicas para preparar sorvetes caseiros

As baixas temperaturas ou a ingestão em excesso podem fazer mal ao sistema digestivo dos cachorros. Para evitar complicações, é recomendável colocar porções menores e educar os animais para que provem as sobremesas mais devagar.

Para obter porções menores das sobremesas caninas, você pode utilizar forminhas de gelo.

Antes de servir o sorvete, uma boa opção é deixá-lo fora da geladeira entre 10 e 15 minutos. Assim, a guloseima estará “menos fria”. A mesma dica vale para os sorvetes para humanos. A queda na temperatura faz a sobremesa ficar mais cremosa.

Em algumas destas receitas, o iogurte vegetal pode ser substituído por leites de soja, arroz, aveia, entre outros.