Gato highland fold: tudo sobre essa raça

O felino das terras altas, da Escócia, possui uma peculiaridade nas orelhas que o destaca. Por sua vez, esta condição genética o impede de se reproduzir com outro felino do mesmo tipo. Saiba mais sobre esta raça.
Gato highland fold: tudo sobre essa raça

Última atualização: 03 Outubro, 2021

O gato highland fold se destaca graças às suas pequenas orelhas dobradas para a frente, seu rosto fofo e seu pelo incrível. Esse felino carinhoso, calmo e inteligente consegue se adaptar facilmente a diferentes ambientes e acaba por ser um animal de estimação ideal para famílias com crianças em casa.

Se você tem um gato highland fold como animal de estimação ou apenas deseja saber mais sobre essa raça, preste atenção ao seguinte artigo. Descubra junto com a gente a sua história e o cuidado que esse felino necessita para ter uma vida saudável e feliz.

Origem do gato highland fold

Quanto às suas origens, o highland fold é uma variante de pelo comprido do gato fold escocês, também chamado de scottish fold, cuja história começou em 1961. Nessa data, em uma fazenda na Escócia, foi descoberta Susie, uma gata com orelhas dobradas que teve alguns filhotes que saíram com a mesma particularidade. A partir daquele momento, essa mutação genética espontânea passou a ser chamada de fold.

Mais tarde, o scottish fold começou a cruzar com outras raças e, após a cópula com gatos persas, surgiu o highland fold. No entanto, agora esse gato só pode ser cruzado com o scottish straight e o british shorthair.

De acordo com o exposto, essa raça possui uma reprodução altamente regulamentada. Infelizmente, descobriu-se que o cruzamento de dois gatos homozigotos para o gene fold traz consigo uma série de complicações, especificamente incompatibilidades genéticas graves para o felino.

Cada gene em um ser vivo é composto de dois alelos, um da mãe e outro do pai. Ser homozigoto para um gene significa que ambas as cópias ou alelos são iguais.

Um gato dobra das terras altas.

Características físicas

Esse gato de tamanho médio tem uma aparência robusta e compacta. Machos e fêmeas podem medir entre 30 e 35 centímetros, mas seu peso geralmente varia de acordo com o sexo. O highland fold macho pode pesar de 4 a 6 quilos, enquanto a fêmea pesa de 3 a 5 quilos.

Por outro lado, além das representativas orelhas inclinadas, esse felino se caracteriza por possuir cabeça redonda, grande e larga, nariz curto e achatado, e maçãs do rosto proeminentes. Possui também olhos brilhantes e uma pelagem longa, densa e abundante que também se destaca.

Entre outras coisas, essa raça tem membros curtos e fortes, pés grossos e uma cauda média de ponta ligeiramente arredondada. Além disso, é aceito em todas as cores possíveis: branco, preto, vermelho, creme, prata, marrom e outros tons. Também pode ser bicolor, tricolor, sombreado ou manchado.

Caráter e comportamento

No que diz respeito ao seu modo de ser, o highland fold é muito carinhoso e apegado à família, sendo uma raça doce e encantadora. Adora receber demonstrações de carinho, é pouco barulhento e gosta de ambientes tranquilos devido à sua natureza pacífica. Somado a isso, ele adora passar o tempo dormindo ou relaxando em casa, embora também goste de brincar.

Da mesma forma, é um felino muito inteligente, capaz de se adaptar rapidamente e sem problemas aos diferentes estilos de vida. Em geral, o highland fold tem um bom relacionamento com crianças, adultos e outros animais de estimação. Por isso, esse carinhoso gato pode ser um excelente companheiro e amigo para a sua casa.

Cuidados com o highland fold

As orelhas dobradas não são apenas o aspecto mais característico do highland fold, mas também fazem parte dos aspectos mais importantes nos cuidados com a raça. Limpar as orelhas é extremamente essencial para esse gato. Isso porque a dobra das orelhas favorece o acúmulo de cera, que se torna uma condição que pode causar infecções no felino.

Agora, quando se trata de alimentar esse gato, certifique-se de oferecer uma dieta balanceada para evitar que ele engorde ou sofra de obesidade. Por ser um felino muito calmo e sonolento, a quantidade de calorias que ingere deve ser menor que a de um gato de média atividade. Da mesma forma, lembre-se de que o ideal é que tal dieta seja supervisionada e aprovada por um veterinário.

Além disso, o cuidado com o highland fold também inclui a manutenção de sua pelagem. Ou seja, é importante escovar os pelos dessa raça várias vezes por semana. Dessa forma, a formação de nós será evitada e, por sua vez, os pelos mortos do animal poderão ser removidos.

A saúde do highland fold

O estilo de vida do seu animal de estimação sempre influenciará positiva ou negativamente sua saúde. Apesar de poder desenvolver as patologias comuns a qualquer gato, esse felino normalmente goza de boa saúde. No entanto, se o espécime tiver ambos os alelos do gene fold (como mencionado acima), é possível que ela sofra de malformações ósseas, como osteocondrodisplasia.

A osteocondrodisplasia é causada por um gene autossômico dominante, mas sua penetrância varia em cada indivíduo. Isso significa que alguns espécimes terão sintomas mais graves do que outros, mas todos apresentam uma degeneração articular mais ou menos evidente. Isso dificulta muito a movimentação e a sobrevivência do animal doente.

Muitas pessoas consideram que o cruzamento entre exemplares dessa raça é antiético, pois sem os testes genéticos existe o risco de o animal nascer doente e incapaz de sobreviver.

Um gato dobra das terras altas em uma casa.

Por último, deve ser destacado que essa raça possui todas as características de um animal de estimação terno, afetuoso e calmo. Portanto, se você tem um highland fold em casa, certifique-se de dar a ele todo o amor de que ele precisa, não apenas em forma de carinho, mas também de cuidados que contribuem para o seu bem-estar.

Pode interessar a você...
8 dicas sobre a alimentação dos gatos de acordo com a idade
Meus Animais
Leia em Meus Animais
8 dicas sobre a alimentação dos gatos de acordo com a idade

Você sabia que nem todos os gatos podem comer da mesma forma? Conheça 8 dicas sobre a alimentação dos gatos de acordo com a idade!