Tasi ou cão afegão: conheça essa raça de pelos longos

· abril 4, 2019
De personalidade equilibrada, o tasi é um cão afetuoso, calmo, protetor com seus donos e ao mesmo tempo pode se dar muito bem com crianças pequenas.

O tasi, também conhecido como cão afegão, é um cão de grande porte que pertence à família dos galgos ou lebréis. Embora compartilhe muitas características com essas raças, o tasi se destaca por seu longo e exuberante pelo, que pode tocar o solo.

São animais que possuem um temperamento muito especial, enérgico e, ao mesmo tempo, elegante e afetuoso. Para aprender mais sobre esta interessante raça de cães, nós o convidamos a continuar lendo esse artigo.

Características físicas do tasi

O tasi é um cão grande, alto e elegante, que destaca um corpo estilizado com linhas finas e harmoniosas. 

Sua característica mais marcante é seu manto longo, liso e sedoso, exuberante e que cobre todo o corpo, podendo alcançar o solo.

Apesar de sua pelagem volumosa, esse galgo afegão é muito ágil e preserva a elegância em cada um de seus movimentos.

Suas longas orelhas, que caem paralelas ao seu rosto, também contribuem para moldar suas belas expressões.

A cabeça e expressões faciais do tasi também revelam o ar refinado que caracteriza esses cães. Na verdade, é uma raça muito expressiva e sensível, que geralmente cria um vínculo muito especial com seus donos.

Além de ser magro e esguio, o cão afegão é um cão forte, com musculatura bem desenvolvida e notável resistência física.

Seus ossos são longos e proeminentes, o peito é profundo e as pernas são retas e firmes. Ele também chama a atenção por sua cauda encaracolada, que apresenta um formato semelhante a um anel.

galgo afegão

Cores diferentes e combinações de tonalidades são admitidas em seu manto. No entanto, os espécimes mais comuns são creme ou areia, com uma parte de seu corpo preta ou marrom.

Personalidade e comportamento do cão afegão

O cão afegão possui um temperamento muito especial. É um cão independente e sereno que, ao mesmo tempo, é muito carinhoso, leal e ligado à sua família.

Ele também tem um grande senso de proteção para com seus donos, por isso, precisam ser devidamente socializados e educados desde filhotes.

Com sua família, o galgo afegão é um companheiro afável, calmo e equilibrado, que pode coexistir muito bem com crianças. É um animal muito sociável.

A presença de pessoas estranhas pode gerar alguma desconfiança nesses animais, mas eles não tendem a ser agressivos.

Seu relacionamento com outros animais de estimação dependerá em grande parte de sua socialização, embora eles geralmente gostem da companhia de outros cães.

Como todos os galgos, o tasi é cheio de energia e requer uma alta dose de atividade física diária para manter um peso saudável e um comportamento equilibrado.

O ideal é que brinquemos com eles livremente em um espaço amplo e seguro, além de darmos seus passeios diários.

Cuidado essencial com os cães tasi

A longa e sedosa pelagem desses cães requer uma manutenção um tanto quanto exigente, para preservar assim sua beleza e ótima saúde. A escovação diária é essencial para evitar a formação de nós e o acúmulo de sujeira entre os pelos.

raça tasi

Se você mora em uma casa ou apartamento grande, pode banhá-los uma vez por mês ou a cada seis semanas. No entanto, a vida ao ar livre pode exigir uma higiene mais frequente.

Visitas ao cabeleireiro canino também serão importantes para manter um comprimento adequado de seu manto.

Durante o verão, o tasi também podem se beneficiar de um corte mais generoso, para aliviar o volume de sua pelagem e não passar muito calor.

Como todos os cães, o cão afegão precisa receber uma nutrição completa e equilibrada para desenvolver plenamente suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais.

Para escolher a dieta mais adequada para o seu melhor amigo, recomendamos que você conte com a ajuda de um veterinário de sua confiança.

Saúde e expectativa de vida

Em geral, os cães tasi são muito saudáveis ​​e resistentes, com uma expectativa de vida de 12 a 14 anos. 

Com a devida medicina preventiva e o devido cuidado, eles dificilmente ficam doentes e podem desfrutar de uma vida muito saudável.

No entanto, eles também podem desenvolver algumas patologias comuns em cães de grande porte, como displasia de quadril e malformação do cotovelo.

Além disso, os galgos são frequentemente sensíveis à exposição a produtos químicos irritantes ou corrosivos, bem como a cortisona e a drogas tranquilizantes.

Por tudo isso, vale lembrar a importância de respeitar a caderneta de vacinação e a vermifugação de nossos animais de estimação.

Visitas ao veterinário a cada seis meses também serão essenciais para verificar seu estado de saúde e oferecer sempre uma ótima qualidade de vida.