Gato Khao Manee, com um olho de cada cor

· junho 12, 2018
Este felino de pelo branco está sempre à procura da companhia humana: ele nunca deveria ficar sozinho. Gosta de mimos, de brincar e de crianças.

Certamente, o Khao Manee não passa despercebido. É um gato lindo com pelos brancos e de uma aparência fascinante, por apresentar um olho azul e outro verde, ou amarelo. Original da Tailândia, e ainda pouco conhecido no Ocidente, ele é um gatinho determinado e inteligente, que adora seus humanos.

Conheça esta verdadeira ‘joia branca’

Seu nome significa joia branca, mas também é conhecido como olhos de diamante ou gato real do Sião. Tudo indica que esse lindo gato foi um dos favoritos nos palácios reais da Tailândia.

Acreditava-se que esses animais atraíam boa sorte e felicidade. Já existem referências à sua existência no Tamra Maew, uma coleção de poemas sobre gatos que datam de 1350.

Enquanto outras raças originárias desta região do mundo, como os siameses, birmaneses e os korat, transcenderam as fronteiras, mais ou menos longas, o Khao Manee chegou aos Estados Unidos apenas em 1999. Assim, este lindo gatinho começou a ser conhecido no mundo ocidental.

A seguir, apresentaremos o Khao Manee, uma verdadeira joia branca de origem tailandesa, com pelos e olhos brilhantes. Ele é miador, carinhoso e inteligente. Mas se sobressai porque a maioria dos espécimes tem um olho azul e outro verde ou amarelo.

Aparência física do Khao Manee

Enquanto o ideal é que o Khao Manee tenha um olho azul e outro amarelo ou verde, existem alguns exemplares que possuem dois olhos da mesma cor. E isso não tira nada do seu exotismo e beleza. Também, os olhos são ovais e um tanto oblíquos.

Gato Khao Manee

Outras características físicas deste lindo gato são:

  • Tamanho médio
  • Peso: entre três e seis quilogramas
  • Corpo: ágil e muscular
  • Pelagem: curta, macia, densa e brilhante
  • Patas: resistentes, longas e flexíveis
  • Cabeça: com um rosto em forma de coração e maçãs do rosto altas
  • Orelhas: base larga, bem separadas, com pontas arredondadas e eretas, o que dá uma aparência de alerta
  • Nariz: reto e pequeno
  • Cauda: longa e larga na base

Um gato miador e apegado aos donos

O Khao Manee é um miador por excelência. Tudo o que ele quiser que seus donos saibam, comunicará através dos sons que emite. Este é um fato a ser considerado se você está pensando em ter um gato desta raça.

Se você ama o silêncio, evite adquirir um gatinho com essas características. Não vale se arrepender depois. E, além disso, considere que é um pet que custa caro no mercado dos animais de estimação.

Extrovertido, vivaz e muito dócil, é um felino que busca contato permanente com seus humanos. Ele adora mimos, brincadeiras e crianças. E, claro, ele não gosta de ficar sozinho. Esta é outra questão que você deve pesar se você pretende incorporar um Khao Manee a sua vida.

Gato Khao Manee

Cuidados com a raça

Embora exista uma relação entre os pelos brancos e os olhos azuis com surdez, nem todos os gatos com essas características apresentam essa dificuldade. De qualquer forma, alguns Khao Manee são surdos. Mas a boa notícia é que o número de exemplares com este problema está diminuindo nas novas ninhadas.

De qualquer forma, consulte um veterinário para descobrir se o seu gatinho tem algum grau de surdez e, em caso afirmativo, peça orientação sobre como atender às suas necessidades especiais.

No mais, cumpra com o cronograma de vacinação e desparasitação, dê comida de qualidade e de acordo com as características da raça e escove-o algumas vezes por semana. Assim sua joia branca brilhará com todo o seu esplendor.