Por favor, gatinho, me deixa dormir….

· novembro 25, 2017

Você está dormindo tranquilamente quando, de repente, sente pequenas patas “amassando” seu estômago como se fosse uma massa de pão. Olha o relógio e… meia noite. Com certeza todas aquelas pessoas que têm um gato em casa já devem ter passado por essa situação. E sempre estão dizendo: “Gatinho, me deixa dormir…”.

É comum que os gatos não nos deixem dormir e isso, às vezes, pode afetar nossa vida diária. Muitas pessoas têm facilidade para dormir de novo, mas há outras que, quando acordam, não conseguem mais “pegar” no sono.

Para saber como resolver esse problema, devemos primeiro conhecer as causas pelas quais nosso gato insiste em acordar durante a noite e fazer um “tour” pela casa até que estejamos acordados.

“Me deixa dormir…” Por que tenho que falar isso ao meu gato?

gato dormindo no colo da dona

Está comprovado que os gatos dormem muito. Se fosse por eles, passariam a vida inteira dormindo. Geralmente, um felino normal pode passar entre 14 e 16 horas por dia dormindo.

Além disso, têm a particularidade de não dormirem em um só lugar: escolhem diferentes espaços ao longo do dia. Um lugar onde se sentem bem, onde estão fresquinhos, quentinhos ou protegidos.

Talvez você esteja se perguntando: “Se dorme tanto, por que não dorme enquanto estou dormindo”?

Os gatos, que fazem parte da família do tigre, têm ainda muitos traços de personalidade e da forma de viver desses felinos selvagens. Os tigres passam a noite em claro para caçar as presas e encontrá-las desprevenidas.

Apesar do gato doméstico se diferenciar muito dos seus antepassados selvagens, há comportamentos que não foram perdidos. Por isso, a maioria dos gatos domésticos acorda pelo menos duas vezes por noite.

Obviamente, há outros fatores que podem influenciar para que essas duas vezes por noite se multipliquem. Mas, em geral, ele se sente entediado e vai à sua procura.

“Deixa-me dormir….”. O que fazer se meu gato me acorda de noite?

Há várias razões pelas quais um gato acorda de noite para buscar a companhia do dono. Te contamos o que você pode fazer para evitar isso.

Descarte a possibilidade de que esteja doente

Um gato poderia acordar à noite por causa de uma dor ou doença. No caso de dor, seria mais fácil saber, porque seu animal emitiria sons, mas uma doença pode ser algo interno e isso dificultaria identificá-la, em um primeiro momento.

Vá ao veterinário para fazer uma avaliação no seu animal. Seja consciente de que, se seu gato é mais velho, isso pode ser um fator que prejudique o sono dele e, consequentemente, o seu também, porque ele vai te procurar enquanto estiver dormindo.

Brinque com ele

Não, não estamos dizendo que faça isso com seu gato à noite, mas durante o dia. Os gatos que se sentem entediados acumulam mais estresse e isso dificulta o sono. O tédio faz com que ele durma muito durante o dia e passe a noite desperto.

Portanto, uma das melhores maneiras de vencer o tédio do seu felino é brincar com ele durante o dia, no jardim ou até mesmo na rua, para que ele possa respirar novos ares. Um gato cansado dormirá bem à noite.

Não use a comida para fazer ele dormir

pessoa fazendo carinho no gato

Muitos escolhem essa opção de dar comida ao gato para que ele deixe de miar durante a noite ou simplesmente quando ele te procura na cama. Esta não é uma boa ideia.

Comer em horas diferentes só fará com que seu animal exija mais de você. E, além disso, vai fazer com que ele se sinta pesado, e terá um problema a mais: a digestão.

Torne sua casa mais divertida

Entendemos que você precisa trabalhar e talvez os outros membros da família também, mas isso pode ser um problema se seu gato não tem com o que (ou com quem) se distrair enquanto estiver sozinho.

Tenha brinquedos que ele goste por toda a casa. Eles não costumam procurá-los, mas se veem, não vão deixar de brincar com eles.

Estes são alguns conselhos que vão evitar que tenha que falar ao seu gato de novo: “deixa-me dormir…”.