Gato kohana ou gato havaiano sem pelo

agosto 3, 2019
Devido à ausência de cílios, o cuidado com os olhos deste gato é fundamental para a sua proteção.

O gato kohana, ao contrário de outros felinos classificados como ‘sem pelo’, é caracterizado pela ausência de folículos pilosos como consequência de uma mutação genética. O resultado é uma pele com aparência emborrachada e enrugada.

Origem da raça

A existência do gato kohana foi documentada por volta de 2002, embora haja poucas teorias precisas sobre a sua origem.

A princípio, alegou-se que ele provinha de uma ninhada selvagem do Havaí, na qual parte dos filhotes tinham uma mutação genética. Tal variação, em vez de alterar a função dos folículos pilosos, como acontece com outros gatos sem pelo, causava a sua inexistência.

Posteriormente, foram lançadas outras hipóteses que atribuíram a sua presença ao cruzamento de um gato donskoy sphynx com um sphynx canadense, ambos sem pelo, ou à mutação natural deste último.

Finalmente, após as análises de DNA pertinentes, concluiu-se que a mutação do gato kohana era a mesma que a do sphynx, mas com outros genes envolvidos.

Atualmente, esta é considerada uma raça muito minoritária devido à sua baixa viabilidade reprodutiva.

Além disso, vale a pena destacar que existem clubes de felinos e especialistas em taxonomia, genética e zoologia que não consideram que esta seja uma raça nova. Eles afirmam que a cada 15 anos, aproximadamente, ocorrem mutações responsáveis por novos gatos sem pelo.

Origem do gato kohana

Características e cuidados com o gato kohana

Este felino tem um corpo largo e musculoso que, dada a ausência de pelos, pode ser visto através das inúmeras dobras corporais. Com um peso médio de três a seis quilos, suas patas traseiras são mais longas do que as da frente, daí o seu movimento peculiar ao caminhar.

O gato kohana costuma ter uma tonalidade cor de creme ou rosada devido à sua característica pele nua. No entanto, já foram observados exemplares negros e brancos.

A personalidade desta raça é inteligente, carinhosa e cheia de energia, por isso ela exige muita atenção. No entanto, neste caso, os donos podem economizar todo o tempo investido na escovação, bem como no banho, exigido por outras raças.

Este fato também representa uma vantagem para o próprio gato, já que evita a formação de bolas de pelo.

Os cuidados dentários são fundamentais para garantir uma boa saúde, sem deixar de fora a limpeza pertinente das gengivas. O excesso de placa bacteriana e de outras bactérias pode causar complicações e levar a graves doenças sistêmicas.

Assim, a higiene regular, juntamente com a ração recomendada pelo veterinário, são os elementos prioritários para garantir o bem-estar do gato.

Cuidados com os dentes dos gatos

Também é essencial garantir o bom estado dos olhos. O gato kohana não tem cílios, por isso ele está mais exposto a partículas contaminantes, que são um foco de uma possível conjuntivite.

Para evitá-la, os donos devem aplicar gaze com soro fisiológico e remover qualquer tipo de remela ou sujeira acumulada na área dos olhos.

Vantagens da raça

Ao contrário de outros gatos, esta espécie é uma boa opção para as pessoas alérgicas ao pelo dos gatos que não querem desistir de tê-los como animal de estimação.

Além disso, a ausência de folículos pilosos evita o acúmulo de pelo e os consequentes vômitos que os gatos comuns apresentam após lamber o corpo para se limpar.

Por último, uma vez que este é um animal apto apenas para ambientes internos, também é possível evitar transtornos relacionados a doenças ou a desaparecimentos com os quais os donos de gatos podem sofrer.

O gato kohana pode parecer delicado a princípio, mas se ele receber os cuidados higiênicos, alimentares e emocionais necessários, pode viver até 17 anos. O comportamento dinâmico e carinhoso será o melhor indicativo do seu bem-estar. 

  • LosAnimales.org (2018). Kohana. Recuperado de https://www.losanimales.org/gatos/kohana/
  • PetShopTop. Kohana kat, Hawaiian hairless. (S.f). Recuperado de http://petshoptop.ru/en/info/cats/breeds/kohana-kat-hawaiian-hairless-102