Gato manês: cuidados, comportamento e características

maio 3, 2019
O gato manês é uma das sete raças que não têm rabo, ​​uma das características mais particulares deste felino.

O gato manês é uma das raças felinas mais conhecidas do mundo. Estes felinos são particularmente famosos por uma característica muito especial e distintiva: eles não têm rabo. No entanto, além disso, são animais muito carinhosos e brincalhões, ideais para ter em casa.

A seguir, veremos algumas dicas, informações gerais e cuidados para manter os gatos dessa raça em ótimas condições.

Características do gato manês

O gato manês é um dos mais antigos felinos do mundo. Há registros dessa raça muito antes do século XVIII. Sua origem remonta à Ilha de Man, localizada na Grã-Bretanha. Embora pareça incrível, o manês é uma das sete raças de felinos que não têm rabo.

Como mencionado acima, a característica mais marcante desses gatos é a ausência de um rabo longoPor outro lado, as patas traseiras são consideravelmente mais longas do que as patas dianteiras. Ele também tem um peito largo e costas mais curtas. Quanto ao tamanho, os gatos manês são médios e bastante corpulentos.

A grande maioria desses gatos tem um buraco na base do rabo, ​​também conhecido como rumpy. No entanto, outros têm pequenos rabos que não excedem três centímetros de comprimento.

Depois de muitos anos de pesquisa, os cientistas descobriram que a falta de rabo desses gatos se deve à ausência de um gene dominante que afeta a coluna. Como resultado, podem ocorrer alterações graves que afetam a saúde e o bem-estar do animal.

Características do gato manês

Na prática, se você conseguir cruzar dois gatos sem rabo, a ninhada de filhotes nascerá deformada e morrerá rapidamente, por isso é essencial cruzá-los com gatos com rabo.

Comportamento dos gatos manês

Os gatos manês geralmente têm um comportamento muito dócil e brincalhão. É um animal muito inteligente e muito carinhoso, por isso eles são ideais para ter em casa. Eles geralmente têm uma predileção por uma pessoa para mostrar todo o seu carinho.

Embora seja um gato extremamente dócil, é aconselhável ter um espaço aberto para o seu uso e aproveitamento, de modo que ele possa brincar livremente e caçar.

Outro aspecto importante a se ter em mente é que esses gatos caminham de forma parecida com a de um coelho. Portanto, no momento de sair de férias, o dono pode ter problemas para que o animal seja aceito em uma residência ou hotel para gatos.

Em conclusão, o comportamento desses gatos é muito bom. Eles têm uma grande capacidade de adaptação, são afetuosos em excesso, brincalhões, muito inteligentes e convivem bem com outros animais, principalmente cães. Eles também são muito carinhosos com as crianças e têm altos níveis de energia.

Cuidados

A expectativa de vida desses gatos é longa: em média, eles vivem entre 10 a 15 anos. Em relação aos cuidados necessários, um dos aspectos mais importantes a considerar são os olhos.

Comportamento do gato manês

Os gatos manês têm uma tendência a sofrer irritações, por isso recomenda-se a limpeza frequente dos olhos com gaze umedecida em água filtrada.

Uma das grandes vantagens desses gatos é o pelo, que não precisa ser escovado com frequência. Pelo contrário, basta escová-lo esporadicamente para mantê-lo brilhante.

O cuidado das unhas também é outro dos aspectos mais importantes a serem considerados. Para isso, é aconselhável comprar um afiador, deixando assim o próprio animal responsável por mantê-las no tamanho certo. No entanto, o dono também tem a opção de cortá-las.

Em geral, esses gatos não adoecem facilmente. No entanto, como qualquer outro animal de estimação, é necessário levá-los ao veterinário regularmente para fazer exames. Também leve-o quando você notar qualquer mudança no estado físico ou emocional do gato.

O gato manês é, sem dúvida, um dos melhores animais de estimação que você pode ter em casa. Entre todas as raças felinas, ele é particularmente afetuoso e brincalhão, além de inteligente e muito fiel a quem cuida dele.