Meu gato não quer beber água, o que posso fazer?
Comparados a outras espécies animais, os gatos têm a característica de precisar beber menos água. Essa peculiaridade foi herdada de seus ancestrais, os gatos do deserto, que aguentavam certos períodos sem beber. No entanto, esses felinos obtinham quase toda a água necessária para sua sobrevivência de suas presas, que, sendo compostas por 70% desse líquido, supriam suas necessidades de hidratação.
Atualmente, não é comum os gatos domesticados caçarem roedores, pássaros ou pequenos lagartos, já que a maioria deles não tem acesso ao exterior de suas casas. Por esse motivo, é necessária uma fonte constante de hidratação para evitar o desenvolvimento de doenças de desidratação nesses pequenos felinos.
O que pode acontecer se o meu gato não beber água?
Um gato que é alimentado estritamente com alimentos concentrados ou secos precisará beber entre 220 e 250 ml de água, enquanto se for alimentado com alimentos úmidos, precisará beber cerca de 30 a 50 ml por dia. Embora esses animais possam suportar mais de 24 horas sem beber, devido ao baixo teor desse líquido nos alimentos concentrados, os gatos devem sempre ter água à disposição.
Se nosso animal de estimação ultrapassar esse tempo sem beber água, podemos ter que encarar um problema grave e observar sinais de desidratação como letargia, depressão, perda de apetite e diminuição da elasticidade da pele. Da mesma forma, doenças do trato urinário, como cálculos, insuficiência renal, cistite, obstruções uretrais, entre outros distúrbios, podem se desenvolver.
Por que meu gato não quer beber água?
Existem muitos fatores que podem influenciar um gato a se recusar a beber água de seu bebedouro. No entanto, a maioria destas situações podem ser corrigidas para, assim, evitar a desidratação do nosso animal de estimação. Entre as principais razões pelas quais um gato não quer beber água, encontramos as seguintes:
- Recipientes de plástico: em geral, os bebedouros deste material dão um certo sabor à água que os gatos não costumam gostar. Sua preferência é por bebedouros feitos de metal ou vidro.
- Água suja ou não muito fresca: os gatos são um pouco exigentes tanto com a comida quanto com a água potável. Esses pequenos felinos sempre optarão por um líquido mais limpo, claro e fresco; portanto, se a água tiver vários dias, eles tenderão a rejeitá-la.
- Localização do bebedouro: acredite ou não, este é um aspecto muito importante para o gato quando se trata de beber água. Em geral, esses animais de estimação precisarão que você coloque o recipiente em um local tranquilo, onde possam beber água e se sentir seguros. Da mesma forma, o ideal é que ele tenha seu próprio bebedouro e não precise dividi-lo com outros animais da casa.
- Alimentação: se o seu gato é daqueles que costumam caçar presas, ou se você o alimenta com comida húmida, é possível que as suas necessidades de hidratação sejam satisfeitas. Portanto, serão poucas as ocasiões em que ele procurará água em seu bebedouro ou em outro local.
- Doenças: se você perceber que seu gato não está bebendo água normalmente e, além disso, também não quer comer, é possível que seja uma patologia. Às vezes, existem doenças específicas, como problemas na boca ou gerais, como uma condição dos órgãos internos, que impedem um gato de beber água. Nesses casos, é recomendável comparecer com um profissional veterinário para um check-up do nosso animal de estimação.
O que posso fazer para corrigir esse problema?
Dada a importância do consumo de água para o nosso gato, não podemos ignorar a baixa ingestão deste líquido vital. Existem várias ações que podemos tomar para estimular o consumo de água pelo nosso pet. Algumas das estratégias incluem o seguinte:
- Escolha uma tigela ou recipiente, de preferência de metal. Da mesma forma, ele deve ser largo, e raso, e ficar localizado em uma área tranquila.
- Troque a água do bebedouro uma ou duas vezes por dia para mantê-la limpa e fresca.
- Coloque vários recipientes distribuídos em sua casa. De acordo com vários estudos, essa estratégia aumenta a ingestão de água do seu gato em 11%.
- Use fontes ou bebedouros especiais para gatos. De acordo com diversos artigos, os bebedouros também estimulam o consumo de água, já que o líquido permanece fresco e em constante movimento, o que é chamativo para o felino.
- Experimente misturar o concentrado dele com um pouco de água ou combinar a comida seca com alguma lata ou sachê de comida úmida.
- Ofereça vários tipos de água, desde engarrafada, fervida ou da torneira. Da mesma forma, de acordo com um estudo chamado “Effects of a nutrient-enriched water o water intake and índices of hydratation in healthy domestic cats fed a dry kibble diet” (“Efeitos de uma água enriquecida com nutrientes ou ingestão de água e índices de hidratação em gatos domésticos saudáveis alimentados com uma dieta de ração seca”,) esse líquido enriquecido com nutrientes pode aumentar o consumo e elevar os níveis de hidratação do animal de estimação.
Por fim, lembre-se da importância de manter seu gato sempre hidratado. Você pode tentar qualquer uma das estratégias acima para aumentar a ingestão de água do seu animal de estimação. Se nenhum desses funcionou para você, o ideal é levá-lo para uma avaliação com um médico veterinário e determinar a origem do seu baixo consumo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Robbins MT, Cline MG, Bartges JW, Felty E, Saker KE, Bastian R, et al. Quantified water intake in laboratory cats from still, free-falling and circulating water bowls, and its effects on selected urinary parameters. Journal of feline medicine and surgery. 2019;21(8):682-90.
- Zanghi BM, Gerheart L, Gardner CL. Effects of a nutrient-enriched water on water intake and indices of hydration in healthy domestic cats fed a dry kibble diet. American journal of veterinary research. 2018;79(7):733-44.
- Grant DC. Effect of water source on intake and urine concentration in healthy cats. Journal of feline medicine and surgery. 2010;12(6):431-4.
- Finco DR, Adams DD, Crowell WA, Stattelman AJ, Brown SA, Barsanti JA. Food and water intake and urine composition in cats: influence of continuous versus periodic feeding. American journal of veterinary research. 1986;47(7):1638-42.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.