Gato tabby asiático

· agosto 6, 2018
Esta raça atrai a atenção pelas impressões de sua pele e por seus olhos - esverdeados ou amarelados - redondos e rasgados para cima. Nascido de um cruzamento entre um gato asiático e um britânico, cujo objetivo era desenvolver o instinto caçador para acabar com as pragas de ratos.

Para quem gosta de gatos, qualquer felino é lindo e uma ótima opção para se ter como animal de estimação. No entanto, parece haver uma certa predileção por algumas raças em particular, especialmente pelo gato tabby asiático. Essa simpatia se deve a grande semelhança que esse felino tem com o tigre. Você gostaria de saber mais sobre este animal?

Saiba mais sobre o gato tabby asiático

Origem e história

No início, era conhecido como gato burmês, porque sua origem parece vir do gato birmanês. Foi desenvolvido na Grã-Bretanha, através do cruzamento desta raça com outros que trariam características únicas para o novo que surgiu. Contudo, a finalidade era, para assim como outros gatos, caçar ratos.

Numa época em que casas antigas e baixas abundavam, a presença de roedores era preocupante. Portanto, no final do século 19, tentou-se encontrar maneiras de criar raças de gatos, mais rápidas, mais silenciosas, com maior instinto de caça e outras qualidades que serviriam para eliminar as pragas dos ratos.

 gato caça rato

No entanto, devido à grande multidão de raças que surgiram neste momento, o gato foi visto como algo mais do que um caçador de roedores. Talvez por causa da beleza de sua aparência ou de sua natureza amistosa, a verdade é que os aldeões daquela época começaram a contemplar a possibilidade de ter um desses animais como animal de estimação.

E foi precisamente nessa época que o gato tabby asiático começou a ficar famoso. Sua beleza, muito semelhante a de um tigre, e sua bela personalidade, juntamente com a tranquilidade que possui, fizeram com que muitos quisessem ter um em casa.

Características físicas

É um gato de tamanho médio e muito musculoso, especialmente na área das pernas e no peito, o que lhe dá um ar impressionante de superioridade em relação às outras raças. Isso, adicionado à sua elegância ao se mover, faz dele um dos gatos mais desejados do mundo.

Possui orelhas pontudas e olhos redondos, mas virados para cima. Embora os olhos possam variar de cor, sempre são de tons esverdeados ou amarelados.

gato de olhos verdes

 

Sua pelagem é curta, mas macia e atigrada. Azul, caramelo, lilás, vermelho, chocolate, creme e preto são aceitos entre os tons.

Alguns espécimes especiais são aceitos pelos clubes felinos, se apresentarem um tom muito diferente. Embora, estejamos falando daqueles que são ainda mais parecidos com o gato birmanês e que possuem tons brancos ou prateados.

Sua cauda não é grossa ou extremamente peluda, é larga na base e estreita no final. Além disso, de suas extremidades é possível ressaltar que as patas traseiras são um pouco mais longas que as dianteiras, uma adição ao correr e pular.

Caráter e temperamento

Tem um caráter tranquilo e amigável, o que permite que ele se adapte a ambientes domésticos com facilidade. Não importa se estes são compostos por um único membro ou por famílias grandes. É adaptável a todos os tipos de pessoas e, também, pode coexistir sem problemas com outros animais.

Gato brincando com inseto

Ele é tolerante e dócil, ideal para estar com crianças, porque ele sempre quer brincar e nunca apresenta comportamento agressivo. Como curiosidade, dizemos que ele tem uma inteligência um pouco superior a dos outros gatos, o que o fará inconscientemente sentir predileção pelos membros mais inteligentes da família.

Cuidados especiais

Como regra geral, o gato tabby asiático tem uma saúde boa e forte. No entanto, alguns problemas relacionados a esta raça são a perda de pelo e a catarata. Recomendamos visitas periódicas ao veterinário para garantir que tudo está indo bem e evitar qualquer um desses problemas.

Como todos os gatos, também pode sofrer de bolas de pelos no estômago. Portanto, verifique isso também com o veterinário; para evitar problemas mais sérios depois.

Você gostou de saber mais sobre este pequeno tigre? Talvez você já esteja pensando em ter um como um animal de estimação. Vá em frente! Você terá um amigo muito divertido com quem compartilhar sua casa.