Gato tonquinês, características e cuidados

· dezembro 15, 2018

O gato tonquinês um felino muito ligado ao seu dono e adora brincar, por isso vai chamar a atenção do seu mestre constantemente.

Há muitas raças diferentes de gatos, cada uma com suas diferentes características físicas e com personalidades variadas.

Dessa forma, hoje queremos falar mais sobre o gato tonquinês. Um gato que à primeira vista pode parecer comum, mas não é nem um pouco.

Vamos aprender mais sobre o gato tonquinês

Origem

O gato tonquinês surgiu no Canadá, após o cruzamento entre um siamês e um birmanês, por volta do ano de 1930. Portanto, não é uma raça muito antiga.

Os primeiros espécimes eram conhecidos como siameses dourados, pois sua aparência era muito semelhante à do siamês. No entanto, suas características distintivas estavam em seu pelo alaranjado.

As pessoas o viam como um siamês e preferiam escolher um puro-sangue em vez de aceitar um cruzamento que, à primeira vista, parecia da mesma raça.

Dessa forma, por volta do ano de 1960, cruzamentos de ambos os gatos foram realizados novamente e as características genéticas se destacaram um pouco mais.

Assim, eles ganharam a aceitação das pessoas e, em seguida, receberam o nome Tonquinês.

Alguns anos depois, foi aceito pela CCA (Canadian Cat Association) e pela Cat Fancier’s Association (CFA). Com isso, foi oficialmente considerado como uma nova raça de gato, que dura até hoje.

gato tonquinês

Características físicas

Eles podem medir cerca de 28 centímetros na cernelha e pesar entre 2,5 e 5,5 quilos. Seu pelo, muito parecido com o dos siameses, é curto e muito denso.

Além disso, de forma geral, é claro e com as extremidades em marrom escuro. Outras variedades de cores são aceitas, como cinza, dourado, bege e branco.

Sua cabeça é geralmente mais longa que larga, algo incomum em gatos, embora sua forma arredondada combine com esse recurso.

Seus olhos serão sempre entre os tons azul e esverdeado, com formato de amêndoa.

Sua cauda é estreita, sem grandes quantidades de pelos e, embora seja comprida, fica em harmonia com o comprimento de seu corpo.

As orelhas são pontiagudas, com as pontas ovais, e de tamanho médio. Dessa forma, têm proporções ideais em relação à cabeça.

E seu nariz sempre terá o tom mais escuro da pelagem, entre os intensos tons de chocolate ou rosado.

Personalidade

Fisicamente, pode ser facilmente confundido com um siamês, mas, se há algo que distingue esse gato, é sua personalidade avassaladora.

Ambas as raças têm personalidades fortes, mas muitos afirmam que o tonquinês reúne o melhor das duas.

conheça o gato tonquinês

É um gato apegado: ele terá uma pessoa favorita, seu dono, com quem vai querer passar o máximo de tempo possível e compartilhar mil e uma aventuras. Ele não é um gato quieto. Ou seja, gosta de carinho e de brincar.

Ele está sempre entusiasmado e precisa de atenção para que possa brincar ou fazer companhia. Adapta-se muito bem a outros animais e pessoas, embora, devido à sua natureza dinâmica e ativa, não consiga viver muito bem com pets muito calmos ou passivos.

Saúde e cuidados

Esse gato é saudável e forte por natureza, embora seja propenso a gengivite e tenha problemas com anestesias.

Por causa das semelhanças com o gato siamês, por ser seu descendente, há doenças que herdou e que podem apresentar mais complicações.

Por exemplo, há a amiloidose, asma, doenças cardíacas, problemas com megaesôfago e hiperestesia felina. No entanto, estas são apenas propensões, e nem todos os gatos desta raça vão sofrer delas.

Como cuidado necessário, e dada sua tendência à gengivite, devemos dar atenção à sua higiene bucal, que deve ser revisada pelo menos uma vez por semana.

Também é preciso fazer visitas periódicas ao veterinário para analisá-la. De resto, o cuidado necessário será o mesmo de qualquer outra raça.

Devido ao caráter agradável e vital, não é recomendado deixá-lo em espaços pequenos. Dessa forma, recomenda-se adotá-lo se você tiver um jardim ou espaço ao ar livre em que ele possa brincar.

Se você tem um apartamento pequeno e gosta dessa raça, talvez deva considerar ter dois gatos ou outro animal de estimação relacionado a ele. Seja como for, ele vai viver momentos inesquecíveis ao seu lado.