Gato Toyger, um tigre em miniatura

· dezembro 11, 2018
Este felino é o resultado do cruzamento de bengalis com gatos comuns de pelos curtos, embora também tenha sido misturado com outros, como os gatos de rua da Índia.

Pense em um gatinho com uma aparência e um caminhar semelhante a um tigre, mas do tamanho de um gato doméstico e com um caráter brincalhão e afetuoso. Este é o gato Toyger, um animal que, como o próprio nome sugere, é como um Panthera tigres, mas “de brinquedo”.

Um pequeno tigre doméstico

O grande autor francês Victor Hugo disse que “Deus criou o gato para dar ao homem o prazer de acariciar o tigre”.

Mas certamente ele não estava pensando em fazer cruzamento de raças para que sua frase alcançasse a maior literalidade possível.

A criadora da raça Toyger, Judy Sudgen, quis ir além. No início dos anos 80, na Califórnia (EUA), ela começou a planejar um gatinho que tinha as características dos tigres, mas sem deixar de ser um animal de estimação.

Então ela começou a cruzar espécimes bengalis com gatos de pelos curtos comuns que apresentavam padrões tigrados.

Este padrão é caracterizado por listas ou faixas que se espalham por todo o corpo e que descem pelos flancos da coluna até o abdômen.

Ela estava procurando por mais recursos que aproximassem o Toyger dos tigres. Para isso, usou, entre outros, um gato de rua da Índia. 

Hoje, a raça continua a se desenvolver, já que os criadores procuram reproduzir o padrão e as cores do Panthera tigris com precisão crescente.

Mas também trabalham para tornar o corpo maior, o nariz mais largo, os olhos e as orelhas menores, as almofadas dos bigodes mais pronunciadas e a linha da mandíbula mais robusta.

Gato Toyger

Se você quer ter um pequeno tigre em sua casa, porém carinhoso e brincalhão, o gato Toyger é a escolha ideal.

Características físicas do gato Toyger

Preto ou marrom, as listras do gato Toyger têm um padrão único para cada espécime. Elas podem ser finas, muito grossas e até mesmo ramificadas.

Outras características físicas deste gatinho elegante são:

  • Tamanho médio
  • Corpo: longo, musculoso e forte
  • Pescoço: longo e musculoso
  • Cabeça: oval, tamanho médio
  • Olhos: médios, redondos, bem separados entre si e de cor profunda
  • Orelhas: pequenas e arredondadas
  • Focinho: longo e com bom contorno muscular. E com uma forma de coração invertido
  • Nariz: largo, comprido e musculoso
  • Extremidades: comprimento médio e dedos longos
  • Cauda: longa, mas não grossa
  • Pelagem: brilhante, curta e uniforme. Geralmente é mais longa no pescoço, como se estivesse formando um colarinho. A cor de fundo é laranja nas partes externas e superiores e esbranquiçada nas partes inferiores e internas.

Um gatinho fofo e brincalhão

Embora ativos e brincalhões, esses felinos carinhosos são ideais para morar dentro de uma casa ou apartamento.

Tendem a se entreter inspecionando todos os cantos da casa, procurando novas formas de diversão ou olhando pela janela para o mundo exterior.

Gato Toyger

Curiosidade e inteligência também definem o gato Toyger. Por outro lado, é um animal extrovertido e amigo, que gosta de contato com as pessoas. Além disso, ele se dá bem com outros animais de estimação.

Da mesma forma, é um gatinho fácil de treinar. Então você pode, por exemplo, ensiná-lo a andar na coleira. Como você pode ver, do tigre ele só parece ter a aparência e o jeito de andar.

Cuidados exigidos com a raça

Com uma expectativa de vida de entre 10 e 15 anos, o Toyger é um gato saudável e forte. Até agora, não são conhecidas patologias específicas da raça.

Em qualquer caso, como acontece com qualquer animal de estimação, você deve garantir um alimento adequado e de qualidade, e levá-lo periodicamente ao veterinário para verificações de rotina, vacinação e desparasitação.

Além disso, a escovação semanal é recomendada para manter sua pelagem bonita e em boas condições. Também será necessário o corte regular de suas unhas.