Os gatos podem comer abacaxi?

O abacaxi contém propriedades de desintoxicação, água e açúcares. Descubra se é correto ou não incluir essa fruta tropical na dieta dos gatos.
Os gatos podem comer abacaxi?

Última atualização: 01 Setembro, 2021

Embora os gatos sejam animais carnívoros, existem frutas que podem ser incluídas em sua dieta de forma complementar, desde que não sejam tóxicas para o organismo. De qualquer modo, é importante saber a composição dos alimentos que os gatos comem e os efeitos que eles geram. Nesse sentido, surge a pergunta: os gatos podem comer abacaxi?

A resposta pode ser surpreendente, pois é claro que os gatos selvagens não costumam entrar em contato com essa fruta em nenhum momento de suas vidas. Se você quiser oferecer esse delicioso petisco natural ao seu animal de estimação, continue lendo.

Propriedades nutricionais do abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical da América do Sul, com polpa amarelada e doce, com corantes ácidos. Esse fruto, retirado de uma planta da família das bromélias, contém proteínas, fibras, vitaminas B1, B2 e B3. Também contém ácido fólico, cálcio, ferro, potássio, magnésio e alguns carboidratos.

Independentemente dos seus valores nutricionais, os alimentos ingeridos pelo ser humano nem sempre funcionam da mesma forma no corpo dos animais, nesse caso dos felinos. Portanto, é necessário sempre se informar sobre os possíveis benefícios ou reações que o que você deseja incluir na dieta do seu animal de estimação pode causar. A seguir, descubra se é bom ou não dar abacaxi ao seu gato.

100 gramas de abacaxi contêm 50 calorias, por isso é um alimento que engorda pouco.

 

Posso dar abacaxi ao meu gato?

É normal um gato comer abacaxi? Embora possa parecer surpreendente, a resposta é sim. Esse alimento faz parte das frutas que os gatos podem comer sem problemas, junto com a melancia, o melão, a maçã, a pera e o pêssego, por exemplo.

De qualquer modo, é importante observar que os gatos devem comer essa fruta como um complemento à sua dieta e não como um prato principal e recorrente. O abacaxi, como outras frutas, deve ser oferecido aos gatos com moderação e levando em consideração que não é um alimento ao qual seu felino seja alérgico.

Benefícios do abacaxi para os gatos

Essa fruta tropical, oferecida em porções adequadas, terá um impacto positivo no organismo dos felinos. O abacaxi pode ser um petisco saudável que ajuda a prevenir doenças cardíacas por suas propriedades anticoagulantes, como indicam estudos. Também possui antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e contribui para a proteção dos ossos.

Por outro lado, o abacaxi ajuda a regular o trânsito intestinal porque também é composto de fibras, o que indica que é uma excelente ajuda se o seu gato tiver problemas de prisão de ventre. Por sua vez, também é uma boa fruta para hidratar o felino, pois contém 85% de água em sua estrutura química.

Como dar abacaxi ao meu gato?

Se você quiser dar abacaxi ao seu gato, antes de mais nada certifique-se de que a fruta esteja realmente fresca e em bom estado para que o animal possa aproveitar os benefícios que ela oferece. Da mesma forma, lembre-se de que o abacaxi deve estar doce, caso contrário, o sabor ficará muito ácido para o seu bichano.

Retire as folhas da fruta, a casca e as pequenas manchas presentes em sua superfície. Por fim, corte um pedaço em pequenos quadrados para que o gato possa mastigar e digerir com mais facilidade.

Qual quantidade de abacaxi os gatos podem comer?

É preciso ter cuidado com a quantidade de abacaxi incluída na alimentação de um gato. Apesar de essa fruta conter nutrientes que contribuem para o bem-estar do felino, deve sempre ser fornecida de forma muito moderada se a intenção for transformá-la em um dos suplementos nutricionais do animal.

O abacaxi contém muitos açúcares que, quando ingeridos em excesso, podem deixar seu felino doente. Assim, o consumo excessivo dessa fruta em grandes quantidades pode causar problemas de obesidade no gato, mas também aumentaria as chances de o animal desenvolver diabetes.

Nesse sentido, as porções de abacaxi devem depender do peso e do tamanho do felino. Se o seu gato pesa 2 quilos, o ideal é que ele consuma apenas dois quadradinhos de abacaxi, ou seja, cerca de 20 gramas. Por outro lado, se o felino pesar entre 2 e 5 quilos, você pode oferecer até 50 gramas de abacaxi. Se o peso dele estiver entre 7 e 10 quilos, você pode dar aproximadamente 80 gramas de abacaxi.

Por que alguns alimentos para gatos contêm abacaxi?

Embora o abacaxi contenha glicose, suas propriedades desintoxicantes e seu excelente trabalho em estimular o sistema imunológico fazem com que essa fruta seja um ingrediente incluído em alguns alimentos para gatos. Da mesma forma, sua composição de fibras e baixas calorias permite que o abacaxi faça parte de fórmulas cujo objetivo é a ingestão de proteínas e proporcionar um estilo de vida saudável aos felinos.

No entanto, como mencionado acima, o abacaxi não deve ser considerado o prato principal na alimentação de qualquer felino. Os gatos têm necessidades proteicas muito elevadas, e essa fruta só pode funcionar como suplemento, desde que seja administrada nas quantidades indicadas.

Pelo menos 26% da dieta do gato deve ser proteína pura. Portanto, basear seu cardápio em frutas e vegetais nunca é uma opção.

Você sabe se os gatos podem comer abacaxi?

Por fim, é recomendável que você leve seu gato ao veterinário para avaliação de seu desenvolvimento e estilo de vida. Esse profissional saberá se a dieta administrada ao seu animal de estimação está sendo correta. Caso contrário, ele determinará quais alimentos excluir e incluir ou orientará sobre como melhorar a rotina alimentar do animal. Lembre-se de que uma boa alimentação sempre contribuirá para o bem-estar do seu gato.

Pode interessar a você...
Os gatos podem comer mamão?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os gatos podem comer mamão?

Para os gatos, o mamão é um alimento tropical que contribui para sua boa saúde. Além disso, também fornece propriedades para seu crescimento.