Os gatos gostam de carinho na barriga?

Os gatos são excelentes animais de companhia, mas seu comportamento às vezes surpreende seus tutores. Portanto, nunca é um mau momento para aprender sobre eles e, assim, ser mais capaz de compreendê-los.
Os gatos gostam de carinho na barriga?

Última atualização: 14 dezembro, 2021

O comportamento dos gatos muitas vezes pode parecer estranho e é verdade que às vezes são necessárias informações extras para entendê-los. A barriga dos gatinhos é uma das áreas mais sensíveis para eles, então você precisa ter certeza de que eles realmente querem carinho nesse local antes de tentar fazer isso.

Com isso em mente, você acha que os gatos gostam de carinho na barriga? Se alguma vez um felino deixou você acariciar seu estômago (ou se, pelo contrário, ele mordeu você depois disso), aqui você vai descobrir o porquê.

Alguns gatos não gostam de carinho na barriga

Os folículos pilosos da barriga e da cauda dos gatos são muito sensíveis ao toque. Por essa razão, fazer carinho nessas áreas costuma ser excessivamente estimulante e muito desagradável para eles, segundo os especialistas da National Geographic.

Alguns gatinhos podem até ficar agressivos e zangados se você acariciar sua barriga. Outra razão é que o instinto desses animais os faz conceber o ventre como uma de suas áreas mais vulneráveis e que, por isso, deve ser protegida. Lembre-se de que a barriga e o tórax contêm todos os órgãos vitais (exceto o cérebro).

Os felinos preferem carinhos na cabeça, especificamente embaixo do queixo e nas bochechas, onde têm suas glândulas odoríferas ou feromônios. Se você vir gatos esfregando o rosto entre eles, pode achar estranho, mas é algo muito normal nesses animais. Com esse gesto, eles emitem um sinal de confiança e amizade, sendo uma forma de marcação para reconhecer quem pertence ao seu grupo.

Outras partes do corpo onde os gatos podem tolerar carinho são no topo da cabeça (entre as orelhas), no pescoço e nas costas. Você não deve pressionar o felino para acariciá-lo, porque se ele quiser que você o esfregue, não hesitará em se aproximar de você e posicionar o corpo em sua mão.

Um gato recebendo carinho na barriga.

Outros felinos adoram carinho na barriga

Por outro lado, também existem gatos que não se importam nem um pouco em receber carinho na barriga e até tendem a se deitar para que você saiba que é hora de satisfazê-los, segundo Animal Path. Esse comportamento geralmente é o menos comum de todos, embora exista.

Assim, se o seu gato mostrar a barriga (por qualquer motivo), sinta-se um tutor sortudo. Lembre-se de que a maioria dos gatos fica irritada e agressiva com qualquer sugestão de carinho em uma de suas partes mais sensíveis.

Por que meu gato está me mostrando a barriga? Conheça alguns motivos

Esse comportamento ocorre por vários motivos: seu gato pode querer brincar com você, está lhe dando confiança, quer que você esfregue sua barriga ou está simplesmente pedindo sua ajuda para aliviar alguma coceira. Aqui trazemos alguns motivos específicos para essa necessidade.

Seu gato quer brincar

O tempo de brincadeira dos gatos domésticos e selvagens é muito importante para desenvolver suas habilidades de caça. Por isso, quando o seu felino lhe mostra a barriga, provavelmente não é apenas um gesto de pedido de carinho. Talvez ele esteja tentando persuadir você a esfregá-lo para que possa pode caçar sua mão (como um jogo, é claro).

Também é um sinal de defesa

Em ambientes selvagens (e também domésticos), quando vários gatos vivem juntos, às vezes é comum ver um deles deitado de costas mostrando a barriga. Esse é um sinal de defesa e representa um dos últimos recursos que um felino tem para se proteger e comunicar que se rende a uma possível agressão.

Seu gato adora receber carinho na barriga

Assim como as pessoas, os gatos também têm suas partes favoritas para receber carinho. Alguns desses lugares são o queixo, a base da cauda e as bochechas. Alguns gatos gostam de carinho na barriga, mas não aceitam esse ato em outras partes do corpo.

Essa atividade pode ser dolorosa para os humanos quando os gatos mordem a mão ou o braço para comunicar que não querem mais. Se o seu gatinho permite que você esfregue sua barriga ou pedi para que você faça isso, é importante prestar atenção à sua linguagem corporal. Por exemplo, quando movem as orelhas para trás da cabeça, estão dizendo “Basta”.

Esse felino tem muita confiança em você

Os gatos são excelentes predadores, porém seu tamanho os torna vulneráveis a animais maiores. Por esse motivo, os gatos costumam ser cautelosos, mesmo com humanos. Se o seu gatinho mostra a barriga e deixa você fazer carinho, significa que confia em você e se sente muito seguro com você, tanto que fica em uma posição vulnerável na sua presença.

O gato sente coceira

Algumas partes do corpo são difíceis para que o gato consiga alcançar e se coçar sozinho. Dessa forma, se o seu bichano está com uma picada de inseto ou coceira devido a uma alergia, é provável que ele se deite de costas para que você o ajude com o assunto.

Como você pode ver, o mais importante é saber ler a linguagem corporal do seu gato. Cada felino é diferente e alguns gostam de coisas que outros não gostam. Se o seu gato está deitado de costas, isso não significa especificamente que ele está convidando você para acariciá-lo. Ele pode apenas se sentir confortável nessa posição e estar feliz sem ser incomodado.

Um gato recebendo carinho na barriga.

Além de qualquer interpretação, uma coisa é clara: se alguém o incomodar, o gato não se sentirá constrangido em expressar que não gostou. Se você fizer carinho na barriga do seu felino sem a permissão dele, já sabe como a graça vai acabar.

Pode interessar a você...
Como eliminar pulgas em gatos recém-nascidos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como eliminar pulgas em gatos recém-nascidos?

Pulgas em gatos recém-nascidos são um problema sério que deve ser tratado imediatamente e com cuidado. Aprenda aqui como removê-las.