Os gatos podem comer mamão?
Os gatos são carnívoros por natureza. Portanto, eles precisam comer proteína animal e isso deve representar 50% de sua dieta, idealmente. No entanto, para adicionar variedade à sua alimentação, você pode completar as refeições com algumas frutas e vegetais. Agora a questão que fica é: quais frutas são adequadas? Será que o mamão é adequado para os gatos?
Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa clara: os gatos podem comer frutas, mas não precisam delas para sobreviver, pois os principais nutrientes são obtidos da carne e do peixe. Isso leva à conclusão de que frutas e vegetais devem ser fornecidos na dieta do gato de forma moderada, mas nunca compor sua base.
Contudo, as frutas têm muitos benefícios para a saúde dos felinos. Por exemplo, fornece água, o que contribui para a hidratação. Da mesma forma, uma fruta refrescante lhes cai bem no verão. Neste espaço, vamos destacar algumas virtudes do mamão para esses delicados felinos.
A natureza alimentar dos gatos
Desde que o gato foi domesticado, ele sempre se adaptou a um estilo de vida baseado na caça. É por isso que sua dieta se baseava no consumo das presas que caçava. Seu sistema digestivo se desenvolveu para se adaptar a esse estilo de vida selvagem e, consequentemente, suas necessidades nutricionais continuam a depender da carne dos animais para sobreviver.
É muito importante deixar claro que os gatos, por serem carnívoros por excelência, mais até do que os cães, não lidam bem com uma dieta pobre em proteínas. Idealmente, 50% de sua dieta deve ser proteína pura e quase toda a porcentagem restante consiste em gorduras de origem animal, embora alguns fabricantes de rações reduzam o custo da ração seca adicionando carboidratos.
Além disso, os gatos têm um sistema olfativo mais sensível do que o dos humanos, especificamente 14 vezes mais sensível. Desse modo, cheirar o que vai comer é um processo prévio que todo gato faz. Se o seu felino desconfia antes de colocar um pedaço de comida na boca, é porque ele está tentando decifrar se é algo comestível.
Os gatos rejeitam sabores novos
Quando um gato chega a um lugar novo, ele se sente desorientado e inquieto. Portanto, seus hábitos alimentares não podem ser alterados abruptamente. O que se recomenda é que por 10 dias seja mantida a forma de alimentação que o gato tinha antes, ou seja, a transição alimentar deve ser gradativa.
No caso das frutas, visto que os gatos rejeitam novos sabores, a ideia é dar ao bichano porções pequenas, para que ele se acostume com o novo sabor. Consequentemente, oferecer mamão para os gatos em pequenos pedaços é ideal para que o animal absorva todas as vitaminas, fibras e minerais que esse alimento fornece.
Propriedades do mamão para os gatos
Para os gatos, o mamão é uma fruta tropical excelente para a saúde desses felinos. Seus benefícios são os seguintes:
- O mamão contém uma enzima (papaína) que auxilia na digestão das proteínas no caso dos gatos. Como indicam os estudos, essa propriedade é conhecida como proteolítica.
- É um alimento que pode ser facilmente cortado em pedaços, portanto, o gato com os seus dentes afiados poderá mastigar e saborear a fruta.
- O mamão é uma fruta que possui boa quantidade de fibras dietéticas e poucas calorias, portanto obedece às orientações recomendadas para o bem-estar do organismo dos gatos.
- O mamão é uma fruta que possui uma boa quantidade de açúcar. Portanto, deve ser administrado com moderação para que o gato não adoeça de diabetes.
É importante ressaltar que você deve retirar as sementes ao servir o mamão ao gato. Dessa forma, impedirá dores de estômago ou o desenvolvimento de outros tipos de doenças.
Quais outras frutas podemos dar aos gatos?
Além do mamão, existem outras frutas e vegetais ricos em vitaminas, fibras e com propriedades antioxidantes que podem ser oferecidas aos gatos. Por exemplo, podemos citar: manga, coco, abacaxi e banana. Esses alimentos podem ajudar no bom funcionamento da flora intestinal do gato e, ao mesmo tempo, fornecer nutrientes e água.
Temperatura e textura da comida
Como os felinos não têm a capacidade de mastigar bem, a umidade dos alimentos terá um papel importante na digestão. Consequentemente, o mamão ideal para os gatos deve ser fresco e, em geral, é necessário garantir que não esteja congelado. Do mesmo modo, a textura macia da fruta permite que o gato a domine bem com suas garras.
Em relação à temperatura, a maioria dos gatos prefere que sua comida esteja em torno de 35 graus Celsius. O motivo dessa preferência é porque essa é a temperatura de uma presa quando capturada pelo felino. Mesmo assim, com relação ao mamão, o que importa é que seja fresco para que o gato se hidrate e se adapte a um alimento que traz benefícios à saúde.
Para concluir, os gatos podem comer mamão, mas sempre como um petisco esporádico ou prêmio. Como já dissemos, a proteína animal deve ser sempre sua principal fonte de energia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Gatos y alimentación, Avepa. Recogido a 7 de junio en https://www.avepa.org/articulos/alimentacion.html
La alimentación del gatito, Fundación affinity. Recogido a 7 de junio en https://www.fundacion-affinity.org/perros-gatos-y-personas/tengo-un-animal-de-compania/la-alimentacion-del-gatito
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.