Os gatos podem comer mamão?

As frutas são boas aliadas para fortalecer a saúde dos felinos, e o mamão papaia pode ser incluído como parte de sua dieta alimentar. Você quer conhecer os benefícios?
Os gatos podem comer mamão?

Última atualização: 29 Junho, 2021

Os gatos são carnívoros por natureza. Portanto, eles precisam comer proteína animal e isso deve representar 50% de sua dieta, idealmente. No entanto, para adicionar variedade à sua alimentação, você pode completar as refeições com algumas frutas e vegetais. Agora a questão que fica é: quais frutas são adequadas? Será que o mamão é adequado para os gatos?

Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa clara: os gatos podem comer frutas, mas não precisam delas para sobreviver, pois os principais nutrientes são obtidos da carne e do peixe. Isso leva à conclusão de que frutas e vegetais devem ser fornecidos na dieta do gato de forma moderada, mas nunca compor sua base.

Contudo, as frutas têm muitos benefícios para a saúde dos felinos. Por exemplo, fornece água, o que contribui para a hidratação. Da mesma forma, uma fruta refrescante lhes cai bem no verão. Neste espaço, vamos destacar algumas virtudes do mamão para esses delicados felinos.

A natureza alimentar dos gatos

Desde que o gato foi domesticado, ele sempre se adaptou a um estilo de vida baseado na caça. É por isso que sua dieta se baseava no consumo das presas que caçava. Seu sistema digestivo se desenvolveu para se adaptar a esse estilo de vida selvagem e, consequentemente, suas necessidades nutricionais continuam a depender da carne dos animais para sobreviver.

É muito importante deixar claro que os gatos, por serem carnívoros por excelência, mais até do que os cães, não lidam bem com uma dieta pobre em proteínas. Idealmente, 50% de sua dieta deve ser proteína pura e quase toda a porcentagem restante consiste em gorduras de origem animal, embora alguns fabricantes de rações reduzam o custo da ração seca adicionando carboidratos.

Além disso, os gatos têm um sistema olfativo mais sensível do que o dos humanos, especificamente 14 vezes mais sensível. Desse modo, cheirar o que vai comer é um processo prévio que todo gato faz. Se o seu felino desconfia antes de colocar um pedaço de comida na boca, é porque ele está tentando decifrar se é algo comestível.

 

Um gato comendo de sua tigela.

Os gatos rejeitam sabores novos

Quando um gato chega a um lugar novo, ele se sente desorientado e inquieto. Portanto, seus hábitos alimentares não podem ser alterados abruptamente. O que se recomenda é que por 10 dias seja mantida a forma de alimentação que o gato tinha antes, ou seja, a transição alimentar deve ser gradativa.

No caso das frutas, visto que os gatos rejeitam novos sabores, a ideia é dar ao bichano porções pequenas, para que ele se acostume com o novo sabor. Consequentemente, oferecer mamão para os gatos em pequenos pedaços é ideal para que o animal absorva todas as vitaminas, fibras e minerais que esse alimento fornece.

Propriedades do mamão para os gatos

Para os gatos, o mamão é uma fruta tropical excelente para a saúde desses felinos. Seus benefícios são os seguintes:

  • O mamão contém uma enzima (papaína) que auxilia na digestão das proteínas no caso dos gatos. Como indicam os estudos, essa propriedade é conhecida como proteolítica.
  • É um alimento que pode ser facilmente cortado em pedaços, portanto, o gato com os seus dentes afiados poderá mastigar e saborear a fruta.
  • O mamão é uma fruta que possui boa quantidade de fibras dietéticas e poucas calorias, portanto obedece às orientações recomendadas para o bem-estar do organismo dos gatos.
  • O mamão é uma fruta que possui uma boa quantidade de açúcar. Portanto, deve ser administrado com moderação para que o gato não adoeça de diabetes.

É importante ressaltar que você deve retirar as sementes ao servir o mamão ao gato. Dessa forma, impedirá dores de estômago ou o desenvolvimento de outros tipos de doenças.

Quais outras frutas podemos dar aos gatos?

Além do mamão, existem outras frutas e vegetais ricos em vitaminas, fibras e com propriedades antioxidantes que podem ser oferecidas aos gatos. Por exemplo, podemos citar: manga, coco, abacaxi e banana. Esses alimentos podem ajudar no bom funcionamento da flora intestinal do gato e, ao mesmo tempo, fornecer nutrientes e água.

Temperatura e textura da comida

Como os felinos não têm a capacidade de mastigar bem, a umidade dos alimentos terá um papel importante na digestão. Consequentemente, o mamão ideal para os gatos deve ser fresco e, em geral, é necessário garantir que não esteja congelado. Do mesmo modo, a textura macia da fruta permite que o gato a domine bem com suas garras.

Em relação à temperatura, a maioria dos gatos prefere que sua comida esteja em torno de 35 graus Celsius. O motivo dessa preferência é porque essa é a temperatura de uma presa quando capturada pelo felino. Mesmo assim, com relação ao mamão, o que importa é que seja fresco para que o gato se hidrate e se adapte a um alimento que traz benefícios à saúde.

 

Um gato olha curioso para um prato de mamão.

Para concluir, os gatos podem comer mamão, mas sempre como um petisco esporádico ou prêmio. Como já dissemos, a proteína animal deve ser sempre sua principal fonte de energia.

Pode interessar a você...
Alimentos para gatos: conheça sete opções especiais
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Alimentos para gatos: conheça sete opções especiais

Seu gato deve ter uma alimentação equilibrada, composta quase que totalmente de proteína animal (carnes). Mas de vez em quando você pode oferecer-l...