Goldendoodle: tudo sobre essa raça

O goldendoodle é um cão híbrido entre o golden retriever e o poodle. Se você quiser saber o que essa raça tem de especial (muitas coisas), aqui poderá descobrir.
Goldendoodle: tudo sobre essa raça

Última atualização: 31 Dezembro, 2021

Embora não seja considerada uma raça oficial, o goldendoodle é um dos vira-latas que vem ganhando popularidade nos lares dos Estados Unidos e da Austrália, principalmente. Seu principal atrativo é a mistura entre inteligência e gentileza que possui, traços que vêm de suas raças de origem.

Você quer conhecer melhor esse híbrido entre poodle e golden retriever? Aqui poderá descobrir tudo sobre a origem dessa raça, bem como o seu temperamento geral e os cuidados que requer. Não perca.

Origem do goldendoodle

Os criadores começaram a comercializar esses animais na década de 1990. Eles procuravam uma raça semelhante ao labradoodle (mistura de labrador e poodle), mas com menos queda de pelo. O poodle é conhecido por perder muito pouco pelo, uma condição favorável para pessoas com alergia.

Dessa forma, o goldendoodle é um cão que reúne todas as habilidades intelectuais do golden retriever, além de seu caráter afável, com o acréscimo da reduzida queda de pelo do poodle. Além disso, seu aspecto é muito curioso e muitas pessoas o consideram adorável devido às características que apresentaremos na próxima seção.

Um goldendoodle em um fundo branco.

Características do goldendoodle

O peso e a altura de um goldendoodle dependem muito de sua ascendência, já que o poodle varia mais nessas medidas do que o golden retriever. O mesmo acontece com as cores de sua pelagem, já que o poodle pode ser de vários tons que irão determinar em maior medida a pelagem de seus descendentes, enquanto o golden tem uma cor dourada característica.

A expectativa de vida do goldendoodle é de 12 a 15 anos.

Uma curiosidade sobre esses cães é que, quando filhotes, eles têm pelo liso e reto, semelhante ao do golden retriever, mas que se enrola à medida que crescem, permanecendo ondulado ou diretamente com cachos. Eles possuem 2 camadas de pelo, sendo uma interna mais curta que os protege do frio.

As fêmeas são consideravelmente menores que os machos, com uma diferença média de 5 centímetros de altura entre os sexos. Quando adultos, os goldendoodles são cães esguios com membros longos, cauda curta e uma cabeça longa e fina.

Temperamento

Essa raça é conhecida pelo seu caráter equilibrado, sociável, afetuoso e muito doce. Pode conviver perfeitamente com outras espécies, incluindo humanos (visto que se dá bem com crianças). Por ser um cão que não rejeita quase ninguém e que mantém um vínculo muito forte com os seus tutores, não deve passar por longos períodos de solidão.

O goldendoodle é um cão ativo e inteligente. Ele gosta muito de longas caminhadas, esportes e jogos, tanto com brinquedos quanto com seus tutores. Além disso, ele aprende truques e novas atividades com uma facilidade incrível.

Cuidados especiais

Assim como recebe grandes vantagens do poodle e do golden retriever, o goldendoodle também herda certas necessidades especiais. As mais importantes são as que apresentamos a seguir:

  • Dieta: são cães gulosos que tendem à obesidade. Devem ingerir ração seca de qualidade em quantidade adequada para o seu peso ideal.
  • Exercício: o goldendoodle precisa de várias caminhadas por dia, bem como da inclusão de jogos e atividades intensas durante esses momentos. É um cão ideal para atletas e pessoas que gostam de passeios na natureza e longas caminhadas. O agility também é uma boa opção.
  • Cuidado com os pelos: seus pelos também precisam de atenção especial, pois a dupla camada e os cachos são sinônimos de emaranhados. A pelagem deve ser escovada pelo menos uma vez ao dia para evitar a formação de nós.
  • Banho: o goldendoodle pode tomar banho mais ou menos a cada mês, dependendo da sua atividade e da área por onde sai (se fizer exercícios no campo vai ficar mais sujo, por exemplo).
  • Necessidades psicológicas: Como mencionado acima, o goldendoodle é um cão sociável e apegado. Ele não pode ficar sozinho o dia todo, pois corre o risco de ansiedade de separação. Além disso, sua alta atividade e inteligência tornam o enriquecimento ambiental necessário para evitar o tédio.

Saúde do goldendoodle

Esses híbridos são suscetíveis aos mesmos problemas de saúde que seus ascendentes. As alterações mais típicas que você encontrará nesses cães são estas:

  • Displasia do quadril: afeta principalmente grandes espécimes de goldendoodle. Nessa patologia, a cabeça do fêmur sai do acetábulo, orifício que o acolhe para formar a articulação do quadril. Essa condição é comum em golden retrievers.
  • Doença de Von Willerbrand: essa é uma doença na qual o fator de coagulação VII falha, afetando assim a forma como as plaquetas se unem para curar uma ferida.
  • Problemas oculares: como na doença anterior, os problemas de visão são herdados diretamente dos poodles. Algumas das doenças mais comuns que podem ser encontradas no goldendoodle são catarata, atrofia progressiva da retina ou glaucoma.
  • Dermatite atópica: não é muito comum se o pelo do animal for mantido em boas condições.
  • Convulsões e epilepsia.
  • Luxação da patela.
  • Otite: a grande quantidade de pelo nas orelhas e o gosto pela natação podem causar infecções de ouvido em goldendoodles.
Um goldendoodle deitado no chão.

Se você deseja adotar um desses cães, lembre-se primeiro de se certificar de que reúne todas as condições necessárias para dar a ele uma existência digna. Não é preciso dizer que o goldendoodle vai ser um ótimo companheiro, pois você verá que seu caráter maravilhoso e sua energia infinita preencherão o seu dia com momentos memoráveis.

Pode interessar a você...
6 animais híbridos que você deve conhecer
Meus Animais
Leia em Meus Animais
6 animais híbridos que você deve conhecer

A combinação de diferentes espécies de animais relacionados dá origem ao aparecimento de animais híbridos, que são pouco curiosos. Veja!



  • Shouldice, V. L., Edwards, A. M., Serpell, J. A., Niel, L., & Robinson, J. A. B. (2019). Expression of behavioural traits in Goldendoodles and Labradoodles. Animals9(12), 1162.
  • Sadler, J. E. (1994). A revised classification of von Willebrand disease. Thrombosis and haemostasis71(04), 520-525.