Quatro tipos de poodle e suas características

Os poodles são cães amigáveis e inteligentes, altamente valorizados por causa de sua estética e inteligência. Existem diferentes variedades de acordo com a sua pelagem e morfologia.
Quatro tipos de poodle e suas características

Última atualização: 30 Dezembro, 2020

O poodle é uma raça de cães de companhia muito difundida pelo mundo todo. Seu pelo encaracolado é o traço mais característico da raça, mas também se diferencia dos demais cães pelo tamanho.

Oficialmente, são reconhecidos quatro tipos de poodle: grande, médio, anão e toy. Cada um desses tipos pode ter diferentes cores, mas o padrão é sempre sólido, sem manchas ou tonalidades.

Da caça para os concursos de beleza

Em suas origens, o poodle era um cão de caça de aves aquáticas como patos e gansos. É descendente do canídeo Barbet Francêsraça de cães de água da qual conserva muitas características.

Existem registros do Barbet desde o século XVI na França e consta que era um cachorro coletor das presas aquáticas que caíam abatidas na água. O poodle foi criado mais tarde, de fato, em 1743 e, para se referir a essa raça, a chamavam de “a poodle”, como se fosse a fêmea do cachorro Barbet.

Com o tempo e a criação seletiva, o Barbet e o poodle foram se separando em raças distintas. Os criadores procuravam cores uniformes nos poodles: de fato, a tonalidade, o formato e o corte da pelagem são requisitos muito importantes para os concursos de beleza.

A beleza e a inteligência desses cães fizeram com que se tornassem muito populares como animais de companhia, permitindo que chegassem à corte real de Luís XVI. Os poodles aparecem em diversas obras de arte de pintores renomados como Francisco de Goya.

No século XIX, popularizaram-se os estilistas caninos que criaram os diferentes cortes que conhecemos atualmente para essa raça, embora alguns desses estilos não respeitem o subpelocuja função é a termorregulação do animal.

Em geral, essa raça sempre foi associada a milionários ou aristocratas.

Até o século XX, predominava o poodle gigante, mas as outras variedades foram crescendo e passaram a ser oficialmente reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Sua personalidade amável, alegre e fiel, os seus quatro tamanhos e as diferentes cores ajudaram essa raça a chegar ao lar de todos os tipos de pessoas.

Requisitos para ser um poodle

A principal diferença entre as variedades é o tamanho, já que as características padrão podem ser mais ou menos marcadas, mas todas apresentam um aspecto muito semelhante.

Por exemplo, o pelo é encaracolado, crespo ou forma tufos e pode ser branco, marrom, preto, cinza ou vermelho. A constituição do poodle é harmoniosa e reflete elegância e nobreza. Seu comprimento é ligeiramente superior à altura. São cães musculosos, porém estilizados e bem proporcionais.

Uma característica procurada nessa raça é o comprimento do focinho, que é de aproximadamente nove décimos do comprimento total do crânio. Além disso, a cabeça é retilínea em proporção ao corpo e, visto de cima, o crânio tem formato oval e perfil ligeiramente convexo.

As orelhas são longas, planas e arredondadas e são cobertas por pelos ondulados bem longos. A cauda tem uma inserção bastante alta.

O estilo dos poodles: tipos de corte de pelo

Dominar os cortes de pelo para poodles não é fácil e alguns desses estilos são apresentados em concursos de beleza. O cuidado com o pelo dos poodles é muito importante.

Estes são alguns dos mais comuns para a raça:

  • Corte leão: nesse corte, a parte posterior é raspada até as costelas, bem como o focinho e as patas dianteiras e traseiras, exceto pelos punhos e pulseiras, e a cauda é deixada em forma de pompom.
  • Corte moderno: é um corte mais natural. Dificilmente se raspa e o volume é igualado acompanhando o formato do corpo, destacando as orelhas, a cauda e a cabeça.
  • Corte inglês: é muito parecido com o corte leão, porém acrescentando pulseiras de pelo e destacando o arco na cabeça.
  • Corte de filhote: é o corte mais popular nos pet shops. É utilizado também para outras raças e deixa o aspecto semelhante ao de um filhote. O poodle toy geralmente recebe esse corte redondo.

Após essa lição de história e estilo do mundo dos poodles, a seguir, vamos falar sobre as quatro variedades agrupadas nessa bela raça.

O poodle gigante

É a maior variedade de todas, pois a sua altura ultrapassa os 45 centímetros e pode chegar a 60 centímetros. É uma versão ampliada do poodle médio.

O poodle é uma das raças mais inteligentes do mundo, ocupando o pódio do ranking de inteligência canina.

tipos de poodle e suas características

Poodle médio

Sua altura na cernelha é de 35 a 45 centímetros. É a versão padrão da raça, já que as outras variedades são o resultado de cruzamentos entre exemplares grandes ou pequenos dessa variedade para atingir o tamanho gigante, anão ou toy.

tipos de poodle e suas características

Poodle anão

O poodle anão é uma versão reduzida do médio, mas, apesar do que o seu nome indica, ele não possui uma aparência característica do nanismo, pois mantém as mesmas proporções do poodle médio. Sua altura vai dos 28 centímetros até os 35 centímetros.

Essa variedade e o tipo toy são muito populares para viver em casas pequenas por causa do seu tamanho, mas, apesar disso, o poodle não deixa de ser uma raça ágil e ativa que precisa de exercícios diários para se manter saudável.

tipos de poodle e suas características

Poodle toy

Sua altura média na cernelha é de 25 centímetrosO poodle toy também possui todas as características da aparência de um poodle padrão. É a variedade que mais se popularizou nos últimos anos por causa do seu tamanho prático e comportamento amigável.

tipos de poodle e suas características

Conforme podemos ver, existem diversas variedades de poodle, mas todas compartilham duas características essenciais: uma personalidade amigável e uma beleza incomparável.

Pode interessar a você...
Até mesmo o menor dos poodles é um lobo de coração
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Até mesmo o menor dos poodles é um lobo de coração

Observando os cães, você já notou alguma semelhança com alguma outra raça animal? Claro que você está pensando no lobo! É isso mesmo, você acertou,...



  • Federación Cinológica Internacional