Os hamsters hibernam?

Um hamster pode hibernar se as condições ambientais não forem favoráveis. Para evitar que isso aconteça, mantenha o seu animal de estimação em uma boa temperatura e com comida suficiente.
Os hamsters hibernam?

Última atualização: 21 Dezembro, 2020

Na natureza, os hamsters geralmente hibernam, mas, como animais de estimação, não. Isso pode ser explicado pela estabilidade da temperatura e a abundância de recursos existentes em seu ambiente artificial, pois, uma vez que o ambiente é ideal, eles não precisam reduzir sua atividade metabólica para economizar energia.

Esses animais são os roedores mais populares como animais domésticos. O hamster sírio, o hamster russo e o hamster roborowski são alguns dos primeiros animais que adentraram nesse ambiente. Portanto, é natural que o tutor se pergunte se o seu animal de estimação vai hibernar em algum momento ao longo de sua vida. Aqui, vamos mostrar como isso pode ser evitado.

Em que consiste a hibernação?

A hibernação é definida como um estado de letargia contínuo pelo qual alguns animais passam durante o inverno. Ao longo desse período, o metabolismo do animal cai para níveis mínimos. Da mesma forma, as frequências respiratória e cardíaca, bem como a temperatura, também diminuem.

Nessa fase, os animais não comem, bebem, urinam ou defecam, pois permanecem imóveis e alguns deles – como o urso pardo – permanecem assim durante longos períodos de tempo. Por mais surpreendente que possa parecer, essa espécie permanece letárgica por um período de 152-213 dias seguidos, ou seja, o animal passa mais tempo dormindo do que acordado.

A hibernação é induzida por hormônios. O relógio biológico interno participa desse fenômeno, preparando o animal para hibernar diante de certos sinais ambientais, tais como a queda das temperaturas ou a escassez de recursos alimentares.

Antes do inverno, quando o clima está favorável e a comida é abundante, os animais consomem grandes quantidades de alimentos ricos em calorias e armazenam o excesso em forma de gordura no tecido adiposo. Como você pode imaginar, eles estão se preparando para as condições adversas que estão por vir.

Isso permite que muitas espécies de mamíferos possam passar o inverno inteiro “dormindo” em suas tocas ou abrigos e, assim, não precisem sair em busca de comida durante as épocas de escassez e temperaturas muito baixas.

A energia necessária para manter os sinais vitais básicos é produzida graças ao reservatório de gordura que os animais acumularam anteriormente e que, além disso, também serve como isolante do frio.

Nem todos os animais hibernam, e nem todos os animais que hibernam fazem isso da mesma forma.

Os hamsters podem hibernar?

Assim como muitos pequenos mamíferos, os hamsters podem hibernar – de fato, eles hibernam em seu estado natural. No entanto, as condições em um ambiente selvagem são muito diferentes daquelas em uma gaiola doméstica.

A hibernação é um fenômeno fisiológico, porém condicionado pelas condições externas. Na natureza, os hamsters começam a se preparar para hibernar quando a temperatura cai para menos de 15 graus Celsius.

Outro fator importante para induzir a hibernação em hamsters é a quantidade de luz diária. Menos horas de luz e queda de temperatura são indicativos da mudança de estação e, portanto, marcam o momento de preparação do animal para a época de letargia.

Um hamster mantido em ambientes frios e escuros tem mais probabilidade de hibernar do que outro que permanece em um ambiente frio, mas com luz intensa durante mais de 12 horas por dia. Outros fatores que podem ser importantes para desencadear esse comportamento são o suprimento de alimentos, o isolamento e o estresse.

Como saber se um hamster está hibernando

É raro que um hamster doméstico hiberne, mas, se as condições não forem propícias, ele pode vir a hibernar. Nesse estado, é fácil acreditar que o animal está morto, mas os seus sinais vitais – embora mais lentos – serão mantidos.

Durante a hibernação profunda, a frequência cardíaca do animal cai para apenas quatro batimentos por minuto e a frequência respiratória pode cair para apenas uma respiração a cada dois minutos.

Além disso, o animal adota uma postura encolhida, com os membros um pouco mais rígidos do que o normal. Contudo, estes podem ser facilmente estendidos com um pouco de manipulação. Por outro lado, os bigodes podem se contrair de forma sutil se forem tocados pelo tutor.

Se o animal estivesse morto, o seu corpo apresentaria muita rigidez – correspondente ao rigor mortis – e ele não apresentaria sinais de vida depois de 24 horas à temperatura ambiente de 20 graus nem diante de qualquer manipulação feita pelo tutor.

Como evitar que o meu hamster hiberne?

Tudo indica que, quanto mais hostil for o ambiente, maior será a probabilidade de o animal hibernar. Para evitar que um hamster entre em hibernação, é necessário recriar as condições ambientais favoráveis. Isso pode ser realizado ao levar em consideração os seguintes parâmetros:

  • Temperatura superior a 15 graus.
  • Comida e água suficientes.
  • Iluminação durante pelo menos 12 horas por dia.
  • Através da interação com os animais e proporcionando enriquecimento ambiental.
Os hamsters hibernam

Conforme vimos, a hibernação de um hamster pode ser evitada obedecendo a uma série de parâmetros muito simples. Com uma temperatura ambiente adequada e comida abundante, você poderá apreciar a atividade cheia de energia desse pequeno roedor ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Pode interessar a você...
O hamster-europeu: um mamífero em grave perigo
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
O hamster-europeu: um mamífero em grave perigo

A IUCN anuncia o estado de conservação crítico do hamster-europeu. Mais uma espécie incluída em uma lista que não para de crescer.



    • Charles P. Lyman, and Paul O. Chatfield. Physiology of Hibernation in Mammals.
    • The Golden Hamster – its Biology and Use in Medical Research Chapter 3 Hibernation and Effects of Temperature Roger A. Hoffman.