Com que idade os cães param de crescer?

Você pode descobrir em que idade os cães param de crescer ao observar sua maturidade sexual. Existem também outras maneiras de determinar esse fator que você poderá aprender aqui.
Com que idade os cães param de crescer?

Última atualização: 26 novembro, 2021

Receber um filhote em casa é sempre uma fonte de alegria, mas o tamanho que o animal vai atingir pode ser um fator relevante para garantir o seu bem-estar. Embora em alguns casos seja algo fácil de fazer, prever com que idade os cães param de crescer pode ser um verdadeiro desafio.

Porém, os dentes são uma indicação da idade do animal e através deles você pode ter uma certa noção do tamanho que ele atingirá. Abaixo você encontra todas as informações de que precisa para aprender a detectar essa característica única de cada exemplar.

Como saber se um cachorro vai crescer mais?

Você pode pensar o seguinte: “um filhote é fácil de identificar em termos de raça, como poderia não saber se ele vai crescer ou não?”. Porém, existem situações em que não é tão fácil determinar a idade do animal, como no caso de um resgate ou se o espécime pertencer a uma variedade mista.

Se você tiver informações sobre os pais, pode inferir uma escala aproximada de quanto o cão vai crescer quando ficar mais velho. No caso de serem cães de tamanhos muito diferentes, a altura e a corpulência dos filhotes ficará em um ponto médio.

Outro indicador é o tamanho das patas dos filhotes, pois se forem largas e grandes podem ser uma indicação de que o cão vai ficar grande. Porém, não é uma medida muito confiável e depende muito da genética e do desenvolvimento de cada indivíduo.

Geralmente, um cão atinge seu tamanho máximo por volta dos 6 meses de idade. Como você pode ver abaixo, a partir dessa faixa etária, o crescimento será muito menor, mas pode continuar por mais alguns meses se o cão for grande.

Uma cadela brincando com seus filhotes.

Padrões de crescimento em cães pequenos

Dependendo do tamanho que o animal vai atingir, seu padrão de crescimento será característico. No caso de raças pequenas, os cães apresentam crescimento rápido até os 3 meses e mais lento até os 6, quando geralmente atingem a maturidade sexual.

Padrões de crescimento em cães de médio porte

Os cães que pesam entre 8 e 25 quilos quando adultos são considerados de tamanho médio. Seu estágio de crescimento acelerado dura de 6 a 8 meses. Após a maturidade sexual, eles podem continuar a crescer até um ano, mas a taxa de desenvolvimento será muito mais lenta.

Cães esterilizados após o primeiro cio podem dar a impressão de ganhar peso após a operação, mas é possível que estejam apenas terminando de crescer.

Padrões de crescimento em cães grandes

Esses cães atingem metade do seu peso adulto aos 6 meses de idade. Nessas raças, no entanto, o crescimento lento pode durar até quase 2 anos. Sua maturação sexual é tardia, pois precisam de mais tempo para desenvolver plenamente seus órgãos sexuais.

Como determinar a idade de um cachorro?

No caso de cães cuja data de nascimento é desconhecida e não existem dados sobre sua origem genética, os dentes fornecem informações valiosas. Esse parâmetro também é útil para determinar a idade de cães sem raça definida que não possuem um padrão de desenvolvimento fixo.

A primeira coisa que você deve saber é que os dentes de leite dos filhotes surgem em torno de 2 a 3 semanas de idade. Sua aparência é nítida e são menores que os definitivos. Entre 3-7 meses eles caem e são substituídos pela dentição permanente.

A ausência de dentes, assim como a presença de dentes permanentes ou decíduos, fornece informações sobre a idade do animal e, portanto, de quanto ele irá crescer.

Por outro lado, os incisivos definitivos de cães crescem com pequenas pontas (chamadas cúspides) que se desgastam com a idade. Embora não seja um critério muito exato, um animal com cúspides intactas deve ter pelo menos 3 meses de idade.

Com que idade o cão deixa de ser filhote?

Costuma-se pensar que a idade em que os cães param de crescer coincide exatamente com o momento em que deixam de ser filhotes. No entanto, a mudança de estágio é determinada pela maturidade sexual, não por sua aparência física.

Raças pequenas amadurecem em aproximadamente 6 meses, enquanto raças de tamanho médio amadurecem aos 6-9 meses. Os cães de raças grandes, por sua vez, só deixam de ser filhotes aos 18-24 meses de idade. Isso deve ser levado em consideração ao tentar reproduzir uma cadela, pois uma gravidez precoce tem boas chances de dar errado.

Com que idade os cães param de crescer?

Em resumo, o início do cio é o indicador mais confiável de quando um cão vai parar de crescer. Embora o processo não pare nesse ponto, não será mais um crescimento súbito e perceptível como o de seu desenvolvimento inicial.

Portanto, pode-se dizer que a faixa para o encerramento do crescimento de toda a espécie é dos 6 aos 24 meses de idade. A genética dos pais determinará o ponto intermediário em que o espécime em questão se encontra.

Quantos anos os cães sem raça definida crescem?

E o que acontece quando o cachorro não tem raça? Isso deixa em aberto a questão de quanto o cão irá crescer, especialmente se as características dos pais ou a tendência de desenvolvimento do resto das ninhadas que eles produziram não forem conhecidas.

Nesses casos, é aconselhável pesar o animal de vez em quando para ver se o desenvolvimento segue um curso normal, o que só pode ser definido por um veterinário. As mesmas regras explicadas nas linhas anteriores são válidas para cães sem raça definida: observe quando foi seu primeiro cio e com que taxa ele cresce antes e depois disso.

Um cachorro que está crescendo.

Os abrigos estão cheios de cães de grande porte. Manter um cão grande requer certas condições que um cão pequeno não necessita, então um chamado para a guarda responsável é necessária: escolha seu companheiro com base no que você pode oferecer, e não o contrário.

Pode interessar a você...
Os cães podem comer espinafre?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os cães podem comer espinafre?

Embora seu sabor não seja muito agradável para eles, o espinafre oferece vários benefícios. Descubra se os cães podem comer espinafre!



  • Valadez, R., & Rodríguez, B. Ba ses osteológicas para el estudio arqueozoológico del perro Chihuahueño. Primera parte: cráneo y dentición.
  • Roccaro, M. (2020). New advances in estimating the age of dog puppies for medico-legal purposes.
  • Nap, R. C., & Hazewinkel, H. A. W. (1994). Growth and skeletal development in the dog in relation to nutrition; a review. Veterinary Quarterly16(1), 50-59.