As 11 raças de cães mais carinhosas

Se quer saber quais são as raças de cães mais carinhosas, aqui falamos sobre elas para que possa escolher a mais adequada ao seu estilo de vida.
As 11 raças de cães mais carinhosas

Última atualização: 02 Outubro, 2021

Muitas famílias levam em consideração a personalidade de um cão antes de recebê-lo em sua casa por vários motivos: experiência, filhos, hábitos de vida, etc. Portanto, você pode querer saber quais são as raças de cães mais carinhosas e afáveis por precaução.

Embora cada cão possua uma personalidade própria independente da raça, não se pode negar que esse aspecto exerce certa influência em seu comportamento devido ao cruzamento seletivo de exemplares. Se você quer conhecer os cães que se destacam por seu nível de apego e sua capacidade de demonstrar carinho, confira tudo aqui.

As 11 raças de cães mais carinhosas

Se você tiver a sorte de conhecer um cão amoroso e afável, certamente iniciará o processo com uma base muito boa para sua educação. Algumas das raças de cães mais carinhosas podem proporcionar grandes momentos em família. Por isso, se decidir por uma delas, aproveite ao máximo a sua companhia.

1. Labrador retriever

O labrador retriever é, sem dúvida, uma das raças mais populares por seu caráter. É um cão propenso a ser educado devido à grande facilidade que possui para compreender os humanos e mostra uma resposta muito boa ao reforço positivo. Tanto é que também é utilizado como cão de terapia e é um dos preferidos em lares com crianças.

Um dos cães mais amorosos do mundo.

2. Bulldog inglês

O bulldog inglês costuma conquistar pelo seu caráter calmo e carinhoso, já que raramente rejeita uma demonstração de afeto. Ele tende a se adaptar a pessoas com ritmo lento de caminhada, pois não gosta muito de exercícios. Uma boa socialização também é necessária para evitar comportamentos superprotetores nesse animal.

Um buldogue inglês.

3. Bobtail

A grande energia desse cão e os fortes laços que estabelece com a sua família fazem do bobtail uma das raças de cães mais carinhosas com os humanos, especialmente com as crianças. É um animal inicialmente selecionado para o pastoreio, por isso deve receber uma educação voltada para evitar a superproteção e a ansiedade de separação.

Um dos cães mais amorosos do mundo.

4. Golden retriever

O golden retriever é lindo e amigável em igual medida. É seguramente um dos cães mais carinhosos, pacientes e simpáticos em seu trato. Assim como o labrador, seu caráter o torna perfeito para terapias, casas com crianças e para quem deseja caminhadas enérgicas e muito amor em sua vida.

Você conhece as diferenças entre labrador e golden retriever?

5. Pastor-alemão

O pastor-alemão é uma das raças mais selecionadas para viver em lares, pois possui uma grande capacidade de aprendizagem e sua lealdade é indiscutível. Como outros cães pastores, precisará de educação especial para não deixar aflorar sua territorialidade e superproteção.

Os pastores-alemães costumam ser vistos trabalhando como cães policiais ou de resgate, precisamente por serem disciplinados e moderados.

Um pastor belga correndo.

6. Pug

O pug é um cão entusiasta, fiel, simpático e muito carinhoso. Embora geralmente seja escolhido por sua aparência, é um animal que cria um vínculo especial com seus tutores e os acompanha a todos os lugares. Infelizmente, sua saúde é delicada, por isso você deve traçar um plano de vida adaptado às suas necessidades.

O pug é um cão braquicefálico. Como seu rosto é achatado, está sujeito a problemas respiratórios de longo prazo.

Pugs são um exemplo de endogamia em animais de estimação.

7. Yorkshire terrier

A popularidade do yorkshire terrier vem da grande versatilidade de seu caráter, pois com a adequada socialização pode se enquadrar em qualquer tipo de família. Ele adora passar tempo com seus tutores e pode ser um pouco inconstante, mas é claramente uma das raças de cães mais carinhosas.

Um dos cães mais amorosos.

8. Dálmata

O dálmata carrega um simbolismo de alto status associado à sua aparência elegante. Além disso, é um cão que gosta muito de atenção e tem muita energia. É muito adequado para pessoas ativas ou praticantes de esportes.

Um dálmata olhando para a câmera.

9. Boxer

O boxer é conhecido como “o eterno filhote”, pois nunca perde a vontade de brincar, não importa a idade que tenha. Embora a sua aparência não reflita isso, é um cão inquieto, divertido e cheio de energia. Precisa de longas caminhadas e muito entretenimento para não acumular muita energia.

O cuidado do boxeador é muito específico.

10. Dachshund

Embora um tanto teimosos, os salsichas gostam de brincar e aprender novos truques. São cães muito carinhosos que exigem muito contato físico com seus responsáveis, por isso também são considerados adequados para famílias com crianças pequenas.

Um dos cães mais amorosos do mundo.

11. Dogue alemão

Também conhecido como “bulldog alemão”, o dogue alemão é um cão imponente devido ao seu grande tamanho, mas doce e afetuoso. Ele adora brincar e é muito tolerante com crianças, embora suas brincadeiras devam ser supervisionadas porque seu peso pode causar acidentes não intencionais. Ele geralmente não tem problemas com estranhos, mas às vezes é um pouco superprotetor.

Um dos cães mais amorosos.

As raças de cães verdadeiras mais carinhosas: todas

Embora a genética tenha influência no comportamento dos cães, é injusto determinar a priori qual espécime é mais simpático por causa de sua raça. Além disso, os abrigos estão cheios de cães que precisam de uma boa vida, e sua integridade individual é única geneticamente.

Por outro lado, algumas raças (como o pug ou o bulldog) sofreram modificações por meio de cruzamentos para responder a modas estéticas que comprometeram sua saúde. Embora não seja algo 100% garantido, um cão sem raça definida terá uma saúde mais sólida do que outro criado para ser mais bonito aos olhos do ser humano.

Em suma, você deve escolher um cão cujo caráter e necessidades se ajustem a você e ao seu estilo de vida, independentemente de sua aparência ou tendência genética. Essa será a melhor forma de garantir uma vida plena ao cão e muitos anos de grandes momentos para ambos.

Pode interessar a você...
Quais são as raças de cães mais enérgicas
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quais são as raças de cães mais enérgicas

As pessoas ativas, que querem até fazer exercícios com seu animal de estimação, terão que optar pelas raças de cães mais enérgicas.



  • Perros policía y de seguridad privada – Fundación El Hogar. (s. f.). Fundación el Hogar. Recuperado 25 de agosto de 2021, de https://fundacionelhogar.org/perros-policia-y-de-seguridad-privada/
  • Rodríguez Pérez, N. (2017). Cría para peor: La raza de perros PUG como caso paradigmático del conflicto entre bienestar animal y respuesta a la selección aplicada por los criadores.